LEIA O TEXTO ABAIXO PARA EM SEGUIDA RESPONDER AS
PERGUNTAS
Forró:
da origem “Pé-de-serra” ao novo estilo eletrônico
O
forró é um gênero musical nascido no Nordeste brasileiro. É comum atribuir a
existência de duas eventuais versões etimológicas da origem do termo “forró”. A
primeira, menos aceita, situa-o como uma derivação de for all (“para todos”) e
estaria associada a festas promovidas a ingleses ligados à construção de
estradas de ferro no Nordeste; a segunda atribui a origem a “forrobodó”, expressão
para determinadas festas populares na região. É o caso de Silva (2003), ao
sugerir uma abordagem para o forró que identifique tanto o aspecto etimológico
como o sociocultural. Para o autor, Quando esse termo surgiu, não se referia a
um gênero musical ou a uma dança: era o lugar onde as pessoas iam dançar. As
pessoas falavam “Vamos pro forró”, assim como falavam “Vamos pro samba” [...].
Sendo for all ou forrobodó a
origem do termo, ambas refletem um fundo sociológico comum, isto é, dizem
respeito ao universo do merecido lazer após a jornada de trabalho. A palavra e
o gênero musical remetem não apenas ao período das construções de ferrovias,
mas ainda hoje ao ambiente de lazer nos quais os nordestinos que habitam as
metrópoles encontram amigos e matam saudades da terra natal (SILVA, 2003,
p.72).
Como
afirma Silva (2003), a vinculação do forró a uma espacialidade e a uma
temporalidade referentes ao universo dos locais e das horas de lazer é anterior
à própria designação do forró como gênero musical. Já o forró tradicional, ou
seja, a primeira vertente desse gênero musical, é popularmente chamado forró
“pé-de-serra”. Tornou-se um dos gêneros musicais mais representativos da música
brasileira. Chegou ao mercado musical nas décadas de 40 e 50 do século passado,
através, principalmente, do rádio e do músico Luiz Gonzaga (1912-1989).
Sonoramente, o forró pé-de-serra é acompanhado por um trio composto de sanfona,
zabumba e triângulo.
O
Forró pode ainda ser compreendido como um grande gênero musical que abrange
ritmos como baião, xote, xaxado, rojão, coco e outros. A maioria das
composições destaca-se por apresentar uma construção ideológica do “Sertão” e
do “Sertanejo”, representando o cotidiano do povo nordestino. O repertório
gonzagueano alimentava-se principalmente de temáticas regionalistas. Os temas
evocavam o cotidiano do sertão nordestino; os temas folclóricos; os tipos
humanos do sertão; a saudade da terra natal tão peculiar ao exilado; a
natureza, incluindo flora e fauna; o nordeste árido da seca; a religiosidade
tradicional católica popular; as tristezas humanas; a sensualidade de forma
respeitosa, as alegrias; as festas.
A
popularização do ritmo se deu mesmo quando Luiz Gonzaga foi para o Rio de
Janeiro e ampliou o forró para a mídia, a qual fez com que o gênero alcançasse
a indústria fonográfica, sendo divulgado pelas rádios (SILVA, 2003, p. 114).
Como vem acontecendo hoje em todo o Brasil com o forró eletrônico, o tímido
pé-de-serra foi conquistando outros centros e grandes públicos, deixando de ser
apenas uma música para migrantes nordestinos ou pessoas de classe social
inferior.
Segundo
Silva (2003, p.113), após as mortes de líderes forrozeiros tradicionais como
Lindu, do Trio Nordestino (1982), e Luiz Gonzaga (1989), apressou-se o declínio
do forró pé-de-serra na mídia. Já o novo estilo de forró é chamado pela crítica
especializada de “forró eletrônico” ou “forró estilizado”, devido aos
instrumentos musicais eletrônicos adicionados. As bandas são compostas por
variados integrantes, entre músicos e bailarinos. O conteúdo das canções possui
forte apelo sexual e visual; narra amor, machismo, vulgarização do feminino e
valorização ao consumo exagerado do álcool.
O
forró eletrônico data de 1993, quando o empresário cearense Emanoel Gurgel
lançou a banda Mastruz com Leite, inaugurando a nova estética do forró. O rádio
e outros meios de comunicação fizeram a divulgação maciça da nova aposta
financeira. Para consolidar seu objetivo, o empresário Gurgel preparou um
sistema de rádio que dava sustentáculo à divulgação de seus produtos musicais,
a Somzoom Sat (cf. TROTTA, 2009, p.104). Também como gravadora, a Somzoom Sat
apresentou ao público inúmeras bandas consagradas hoje, como Limão com Mel,
Cavaleiros do Forró e as mais recentes Saia Rodada e Aviões do Forró. Conforme
diz Trotta (2009, p. 109), as letras são estreitamente casadas com o perfil
sonoro conhecido e padronizado, a sua temática principal gira em torno do
trinômio festa, amor e sexo.
Desta
forma, a música tem um endereçamento sócio-musical bastante claro: música
dançante feita para jovens em festa cantarem seus dilemas sexuais e amorosos.
No entanto, para complementar o pensamento de Trotta (2009), acrescentaríamos
outra importante temática espontaneamente cantada na música de forró
eletrônico: a bebida alcoólica. Deste modo, o eixo de identificação jovem da
música seria fundado no quadrinômio festa-álcool-amor-sexo. Dessa forma, as
músicas destas bandas têm um foco sócio-musical bem direcionado: as músicas são
para serem dançadas e cantadas pelos jovens em festas consumindo a bebida
alcoólica e pensando em seus amores e prazeres mundanos.
A
performance dos bailarinos e cantores é de grande importância numa banda de
forró eletrônico, pois serve para transmitir os sentimentos descritos nas
canções, presentes principalmente no forró eletrônico romântico. As temáticas
são as mais diversas, como a traição, o homem que tem várias mulheres, o homem
e a mulher que ingerem grande quantidade de álcool, desilusões amorosas,
abandono do parceiro e demais conflitos amorosos. Quando executadas, essas
músicas com conteúdo romântico são acompanhadas por falas, suspiros, gritos e
movimentos de conotação sexual. A melodia e o timbre registram o discurso, que
geralmente é acompanhado de um teor erótico (cf. TROTTA, 2009, p. 3).
No
forró eletrônico, há uma grande quantidade de vocalistas, entre homens e
mulheres, que se caracterizam, além da troca constante de figurinos, por
interagir com o público. É comum, durante esses shows, os cantores mandarem
mensagens para determinadas pessoas, chamá-las pelo nome, fazer algum tipo de
piada com quem está na plateia. Outra prática comum durante as apresentações é
a leitura dos patrocinadores e a veiculação de merchandising, durante o refrão
das músicas, ou passagem de uma música para a outra. É observada grande
quantidade de anunciantes, como emissoras de rádio, gravadoras de CD e marcas
de roupas e bebidas alcoólicas.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
OLIVEIRA, Jean
Rodrigues de. O DISCURSO DO ALCOOLISMO
NA MÚSICA DE FORRÓ ELETRÔNICO: um estudo à luz da análise do discurso.
Monografia (Graduação em Letras) – Departamento de Letras e Artes, UEPB, 2011.
Atividade
em classe
1. Responda
as questões que se pede:
a) Sobre
o que trata este texto, ou seja, qual a sua ideia principal?
b) Qual
a explicação mais aceita sobre a origem do termo forró?
c) O
que é o forró tradicional? Quem foi seu maior divulgador? E quais os
instrumentos mais utilizados?
d) Quais
as principais temáticas das músicas do forró pé-de-serra?
e) Segundo
o texto, qual o motivo fez o forró pé-de-serra enfraquecer, perder espaço na
mídia?
2. Responda
novamente com atenção:
a) Quando
surgiu o forró eletrônico? E por quê?
b) Por
que os estudiosos do assunto chamam “forró
eletrônico”?
c) Quais
temas são cantados nas músicas de forró eletrônico?
d) Quais
bandas de forró eletrônico conhecidas o autor cita como exemplo?
e) Segundo
o autor, a quem se direciona as músicas de forró eletrônico? Para quê?
3. Faça
um resumo deste texto. Lembre-se que o resumo é uma paráfrase do texto
original, isto é, nos reconta a ideia principal de algum texto, livro ou fato
real de forma sucinta e objetiva, sem se prender a detalhes, mas sim naquilo
que é fundamental sobre o objeto que se está resumindo. Resumo não é recorte de
trechos dos textos que você achar mais “bonito”, e sim contar aquilo que você
entendeu com suas próprias palavras. O resumo é bastante cobrado em atividades
escolares, acadêmicas e pode também ser cobrado no vestibular. A pessoa que faz
o resumo não pode atribuir nenhuma opinião sobre o assunto, pois senão deixar
de ser resumo e passa a ser resenha crítica.
a) Referência bibliográfica: é a fonte de
onde pertence o texto. No resumo não tem título, então a fonte suprime esta
falta. A referência bibliográfica deve indicar o nome do autor do texto, livro,
música, etc; a edição, cidade onde foi publicada e o ano. Se objeto que foi
resumido foi retirado da internet, o aluno deve colocar o site como referência
bibliográfica Ex: (www.saiarodada.com.br). Qualquer dúvida peça ajuda a um
professor de português.
b) O resumo não tem parágrafo. Inicie o
texto falando logo sobre os principais fatos daquela obra tudo de uma vez nas
primeiras linhas, depois você retoma cada assunto com um pouco mais de
explicação.
c) Após terminar o resumo deve-se colocar
três ou quatro palavras ou expressões-chave sobre o assunto que foi resumido.
Essas palavras não podem ser quaisquer uma, e sim palavras que estejam ligadas
diretamente com o assunto principal do objeto resumido.
Exemplo de um resumo:
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. - Ed. 47ª – São Paulo: Ática, 2008.
Construído em
flashback, o protagonista masculino, Bentinho, já cinquentão e solitário, tenta
"atar as duas pontas da vida" (infância e velhice), contando a
história de sua vida ao lado de Capitu, a qual acaba tomando conta do romance,
dada a sua força e o seu mistério. Dom Casmurro foi publicado em 1900 e é um
dos romances mais conhecidos de Machado. Narra em primeira pessoa a estória de
Bentinho que, por circunstância várias, vai se fechando em si mesmo e passa a
ser conhecido como Dom Casmurro. Sua estória é a seguinte: Órfão de pai, criado
com desvelo pela mãe (D. Glória), protegido do mundo pelo círculo doméstico e
familiar (tia Justina, tio Cosme, José Dias), Bentinho é destinado à vida
sacerdotal, em cumprimento a uma antiga promessa de sua mãe. A vida do
seminário, no entanto, não o atrai, já o namoro com Capitu, filha dos vizinhos
sim. Apesar de comprometido pela promessa, também D. Glória sofre com a ideia
de separar-se do filho único, interno no seminário. Por expediente de José
Dias, o agregado da família, Bentinho abandona o seminário e, em seu lugar,
ordena-se um escravo. Correm os anos e com eles o amor de Bentinho e Capitu.
Entre o namoro e o casamento, Bentinho se forma em Direito e estreita a sua
amizade com um ex-colega de seminário, Escobar, que acaba se casando com
Sancha, amiga de Capitu. Do casamento de Bentinho e Capitu nasce Ezequiel.
Escobar morre e, durante seu enterro, Bentinho julga estranha a forma pela qual
Capitu contempla o cadáver. A partir daí, os ciúmes vão aumentando e precipita-se
a crise. Á medida que cresce, Ezequiel se torna cada vez mais parecido com
Escobar. Bentinho, muito ciumento, chega a planejar o assassinato da esposa e
do filho, seguido pelo seu suicídio, mas não tem coragem. A tragédia dilui-se
na separação do casal. Capitu viaja com o filho para a Europa, onde morre anos
depois. Ezequiel, já moço, volta ao Brasil para visitar o pai, que apenas
constata a semelhança entre e antigo colega de seminário. Ezequiel volta a
viajar e morre no estrangeiro. Bentinho, cada vez mais fechado em usas dúvidas,
passa a ser chamado de casmurro pelos amigos e vizinhos e põe-se a escrever
sobre sua vida (o romance).
Palavras-chave: Bentinho, ciúme,
Capitu, traição.
Rio
de Janeiro, 13 de junho de 2011
BONS ESTUDOS!
e as resposta mano??
ResponderExcluirKD AS REPS POHA SEU NOB
ResponderExcluirneeee kkkkkkk
ExcluirProfessor Jean Rodrigues, seu blog tem um diferencial que é o de não dar o gabarito. Isso propiciou o registro de inúmeros comentários que denotam desrespeito pelos blogueiros acadêmicos e pela figura dos professores (sou sua colega!). Os comentários podem servir para estudarmos o comportamento das pessoas perante a aprendizagem da língua materna e ainda a análise das representações sobre o uso da Internet. Seu acervo passa a ser rico, também pelos comentários. Desejo que consiga prosseguir em seus estudos (pós graduação, pós doc.). Insista!
ResponderExcluirConcordo com você. Admiro muito essas pessoas que ficam pedindo respostas, um absurdo, vamos ler e achamos.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom, vou usar em sala de aula. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirMuito bom, vou usar em sala de aula. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirÓtimo! Utilizarei nas minhas aulas. Obrigada!
ResponderExcluirSe puder, dá uma olhadinha no meu blog http://professorarayssaevang.blogspot.com.br/
Beijos
Muito obrigado, Professora Rayssa Êvang!
ExcluirCom certeza olharei o seu blog sim!
Espero ter ajudado!
Reflexo do perfil do estudante brasileiro, sem hábito de pesquisar.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEu como aluno do 7º ano B do Colégio Estadual Otaviano de Moraes achou isso ridículo porque tnc toma no cu isso e uma vergonha
ResponderExcluirCadê as rspst ? Que merda
ResponderExcluirÉ impressionante como as pessoas gostam de receber as coisas prontas. Quantos comentários absurdos! Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirExatamente assim, Ozivandia!!!!
ExcluirAs pessoas estão muito acostumadas com o "automatismo" e não querem mais parar "pra" pensar um pouco! Lamentável! Obrigado pela visita!!! Abraços!!!!
Boa tarde, poderia enviar-me o gabarito para eu ver se acertei as respostas?
ExcluirObrigada.
pjane.rossini@gmail.com
Boa tarde! Gostei muito da atividade.
ResponderExcluirPoderia me enviar o gabarito para eu conferir as minhas respostas?
Obrigada! reginamariaoliveiraaraujo@gmail.com
Voce recebeu o gabarito?
ExcluirPode me mandar ?
Ataidecloves@outlook.com
Tbm gostaria de receber o gabarito pra saber se fui bem na atividade avaliativa . Espero ansiosa 😘
ExcluirVc poderia enviar o gabarito para saber se fui bem na atividade?
ResponderExcluirPoderia me mandar o gabarito para conferir minhas responstas por favor ?? E-mail; Valdinei.vargas@gmail.com
ResponderExcluirPoderia me mandar o gabarito para conferir minhas responstas por favor ?? E-mail; Valdinei.vargas@gmail.com
ResponderExcluirPoderia me mandar o gabarito para conferir minhas responstas ?? Email
ResponderExcluirKalielanesanttos@gmail.com
Tá, mas e as resposta?
ResponderExcluirMe mande as respostas pra vê se eu acertei alguma
ResponderExcluirPoderia me mandar o gabarito para conferir minhas responstas ?? Email
ResponderExcluirkarlamedeiros331@gmail.com
senti saudade apenas do gabarito, mas é sobre isso e ta tudo bem
ResponderExcluirPostar um comentário