PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM 2024 "O PODER DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS SOBRE OS PADRÕES DE CONSUMO DOS BRASILEIROS"

TEXTO 1:

 

Os influenciadores digitais são pessoas que têm uma grande presença nas redes sociais e que conseguem influenciar a opinião e o comportamento de seus seguidores. Eles podem ser blogueiros, youtubers, instagrammers, tiktokers, entre outros. O sucesso dos influenciadores digitais está diretamente relacionado à sua capacidade de criar conteúdo relevante e engajador para o seu público. Eles falam sobre diversos assuntos, desde moda e beleza até tecnologia e viagens, sempre compartilhando suas experiências pessoais e dando dicas valiosas para seus seguidores. Além disso, os influenciadores digitais têm uma grande vantagem em relação aos meios tradicionais de publicidade: eles são vistos como pessoas comuns, como amigos ou conhecidos, o que faz com que suas opiniões sejam mais confiáveis e autênticas.

Disponível em https://rabiscodahistoria.com. Acesso em 24 de julho de 2023

TEXTO 2:

         Curta, compartilhe, arrasta para cima. Quem nunca? Não é preciso ser nenhum expert em mídias sociais para já ter se deparado com essas palavras, ou frases de efeito, sendo publicadas por pessoas que, de alguma maneira, exercem influência por meio das redes sociais. Só para se ter uma ideia: o investimento no marketing digital feito por empresas de diferentes segmentos em 2019 teve um crescimento de cerca de 70%, com valores que chegam à cifra de R$ 1,5 milhão. Esse novo formato de comunicação surgiu no Brasil em meados de 2012 e teve um aumento exponencial no ano de 2018, com o protagonismo dos influenciadores digitais na divulgação de produtos recebidos/comprados. Mas em que momento o “meio digital” passou a ter influência na” vida real” das pessoas?

Disponível em https://jornal.usp.b. Acesso em 24 de julho de 2023.

 TEXTO 3:

         Investir em influenciadores digitais é uma estratégia que proporciona resultados reais. Um estudo de 2023 conduzido pela YouPix em parceria com o Mundo do Marketing sobre os "Desafios do Marketing de Influência", deparamo-nos com as seguintes constatações: 76% dos consumidores realizam compras com base nas recomendações de influenciadores; 69% das lembranças de anúncios provêm de divulgações feitas por influenciadores, em comparação com os 36% provenientes de anúncios tradicionais criados pelas próprias empresas.

https://www.terra.com.br/noticias/influenciadores-

TEXTO 4:

Fonte: Statista, 2023.

 PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e dos seus conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade formal da língua portuguesa sobre o tema “O PODER DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS SOBRE OS PADRÕES DE CONSUMO DOS BRASILEIROS”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize, relacione de forma coesa e coerente, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.



INSCREVA-SE NO SININHO PARA RECEBER AS NOTIFICAÇÕES DAS ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES DO NOSSO BLOG PROFESSORJEANRODRIGUES.COM.BR

ACESSE A ATIVIDADE EM PDF CLICANDO NO LINK ABAIXO👇

PROPOSTA DE REDAÇÃO EM PDF



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem