ATIVIDADE DE LITERATURA SOBRE O PARNASIANISMO NO BRASIL

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1.  Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo:

a) A inspiração é mais importante que a técnica.
b) Culto da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou raras.
c) O nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia.
d) Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo.
e) No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco.
 
2. Com relação ao Parnasianismo, são feitas as seguintes afirmações:
 
I – Pode ser considerado um movimento antirromântico pelo fato de retomar muitos aspectos do racionalismo clássico. 

II – Apresenta características que contrastam com o esteticismo e o culto da forma.

III – Definiu-se, no Brasil, com o livro “Poesias”, de Olavo Bilac, publicado em 1888.
 
Quais estão corretas? 

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
  

Mal secreto

Se a cólera que espuma, a dor que mora
N’aIma, e destrói cada ilusão que nasce,
Tudo o que punge, tudo o que devora
O coração, no rosto se estampasse;
 
Se se pudesse, o espirito que chora,
Ver através da máscara da face,
Quanta gente, talvez, que inveja agora
Nos causa, então piedade nos causasse!
 
Quanta gente que ri, talvez, consigo
Guarda um atroz, recôndito inimigo,
Como invisível chaga cancerosa!
 
Quanta gente que ri, talvez existe,
Cuja ventura única consiste
Em parecer aos outros venturosa!

(CORREIA, R. In: PATRIOTA, M. Para compreender Raimundo Correia. Brasilia: Alhambra, 1995.)
 
3. Coerente com a proposta parnasiana de cuidado formal e racionalidade na condução temática, o soneto de Raimundo Correia reflete sobre a forma como as emoções do indivíduo são julgadas em sociedade. Na concepção do eu lírico, esse julgamento revela que:

a) a necessidade de ser socialmente aceito leva o indivíduo a agir de forma dissimulada.
b) o sofrimento intimo torna-se mais ameno quando compartilhado por um grupo social.
c) a capacidade de perdoar e aceitar as diferenças neutraliza o sentimento de inveja.
d) o instinto de solidariedade conduz o indivíduo a apiedar-se do próximo.
e) a transfiguração da angústia em alegria é um artificio nocivo ao convívio social.
 

"Abrimos o Brasil a todo o mundo: mas queremos que o Brasil seja Brasil! Queremos conservar a nossa raça, a nossa história, e, principalmente, a nossa língua, que é toda a nossa vida, o nosso sangue, a nossa alma, a nossa religião."

BILAC, O. Últimas conferências e discursos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1927

 
4. Nesse trecho, Olavo Bilac manifesta seu engajamento na constituição da identidade nacional e linguística, ressaltando a

a)    transformação da cultura brasileira.
b)    religiosidade do povo brasileiro.
c)    abertura do Brasil para a democracia.
d)    importância comercial do Brasil.
e)    autorreferência do povo como brasileiro.
 
A
Esbraseia o Ocidente na agonia
O sol... Aves em bandos destacados,
Por céus de ouro e púrpura raiados,
Fogem... Fecha-se a pálpebra do dia...
 
Delineiam-se além da serrania
Os vértices de chamas aureolados,
E em tudo, em torno, esbatem derramados
Uns tons suaves de melancolia.
 
Um mundo de vapores no ar flutua...
Como uma informe nódoa avulta e cresce
A sombra à proporção que a luz recua.
 
A natureza apática esmaece...
Pouco a pouco, entre as árvores, a lua
Surge trêmula, trêmula... Anoitece.

CORRÊA, R. Disponível em: www.brasiliana.usp.br. Acesso em: 13 ago. 2017.

5. Composição de formato fixo, o soneto tornou-se um modelo particularmente ajustado à poesia parnasiana. No poema de Raimundo Corrêa, remete(m) a essa estética

a)    as metáforas inspiradas na visão da natureza.
b)    a ausência de emotividade pelo eu lírico.
c)    a retórica ornamental desvinculada da realidade.
d)    o uso da descrição como meio de expressividade
e)    o vínculo a temas comuns à Antiguidade Clássica.

Leia os versos:
 
Esta, de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhantes copa, um dia, 
Já de aos deuses servir como cansada, 
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.
Era o poeta de Teos que a suspendia. 
Então e, ora repleta ora esvaziada,
A taça amiga aos dedos seus tinia 
Todas de roxas pétalas colmada.

(Alberto de Oliveira)
 
6. Assinale a alternativa que contém características parnasianas presentes no poema:

a)    busca de inspiração na Grécia Clássica, com nostalgia e subjetivismo;
b)    versos      impecáveis,   misturando   mitologia clássica com sentimentalismo amoroso;
c)    revalorização das ideias iluministas e descrição do passado.
d)    descrição minuciosa de um objeto e busca de um tema ligado à Grécia antiga.
e)    vocabulário preciosista, de forte ardor sensual.
 
Leia o texto a seguir. 
E sobre mim, silenciosa e triste,
A Via-Láctea se desenrola
Como um jarro de lágrimas ardentes. 

(Olavo Bilac)

7. Sobre o fragmento poético não é correto afirmar:

a) A “Via-Láctea” sofre um processo de personificação.
b) A cena é descrita de modo objetivo, sem interferência da subjetividade do eu-poético.
c) A opção pelos sintagmas “desenrola” e “jarro de lágrimas ardentes” visa a presentificar o movimento dos astros.
d) Há predomínio da linguagem figurada e descritiva.
e) A visão de mundo melancólica do emissor da mensagem se projeta sobre o objeto poetizado.

8. Não caracteriza a estética parnasiana:

a) A oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas.
b) A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma.
c)A obsessão pelo adorno e contenção lírica.
d) A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos.
e) A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente.

Leia o texto a seguir.
 
“Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,
Casualmente, uma vez, de um perfumado
Contador sobre o mármor luzidio,
Entre um leque e o começo de um bordado.
 
9. O trecho do poema em destaque é parnasiano. Ele revela um poeta

a)    distanciado da realidade.
b)    engajado.
c)    crítico.
d)    irônico.
e)    informal.
 
10.  Com relação ao Parnasianismo, é correto afirmar:

a) É sentimentalista;
b) Assume uma visão crítica da sociedade;
c) Seus autores estiveram sempre atentos às transformações do final do século XIX e início do seguinte;
d) O seu traço mais característico é o endeusamento da forma;
e) Seu poeta mais expressivo, Olavo Bilac, defendeu um retorno à arte barroca.





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