SIMULADO DE PORTUGUÊS - OPERADORES ARGUMENTATIVOS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Leia o texto 1 abaixo para responder as questões 1 e 2:

 

1.  As funções da linguagem são categorias dos estudos da comunicação. Toda linguagem é utilizada para comunicar algo a alguém. No texto publicitário acima predomina a função apelativa ou conativa da linguagem, pois

 

a)     prioriza o sujeito que emite a mensagem, por isso evidencia os aspectos subjetivos e sentimentais do indivíduo que fala.

b)    utiliza o trabalho com a língua como ferramenta estilística e estética, para garantir maior impacto e força no conteúdo.

c)     fornece apenas características e informações com valor de verdade material e científica.

d)     concentra-se no código e utiliza-o para falar sobre ele mesmo.

e)   seu objetivo é induzir ou convencer o leitor a respeito do tema. Sua linguagem é marcada pelo aspecto persuasivo.

 

2.  Os operadores argumentativos são elementos linguísticos que servem para evidenciar o caráter argumentativo do texto. Eles costumam ser representados por conectivos (como preposição e conjunção) e atuam na inteligibilidade (coerência e coesão) do texto. No texto publicitário da questão anterior, o operador “MAS” em “Pode não ser seu filho, mas é sua responsabilidade” tem por finalidade

 

a)      Marcar uma conclusão do argumento anterior.

b)      Indicar uma comparação entre fatos, direcionando a uma conclusão.

c)      marcar uma contraposição de argumento, direcionando uma conclusão oposta.

d)      Estabelecer uma relação espacial por meio de uma sequência de ideias.

e)      Unir o enunciado anterior ao argumento final, direcionando a uma conclusão esperada.

 

Leia os textos abaixo para responder as questões 3 e 4:

 

Texto 01:

 


Texto 02:

O CENÁRIO DA ACESSIBILIDADE PARA CADEIRANTES NO BRASIL

A acessibilidade para cadeirantes no Brasil ainda é um grande desafio. Apesar dos avanços nos últimos anos, muitas cidades ainda não oferecem condições adequadas para que pessoas com deficiência possam se locomover com segurança e autonomia.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,7% da população brasileira têm algum tipo de deficiência. Desse total, aproximadamente 1,3 milhão de pessoas dependem de cadeiras de rodas para se locomover. No entanto, a maioria das cidades brasileiras não está

preparada para receber esses indivíduos.

Os cadeirantes enfrentam diversos obstáculos em seu dia a dia. Calçadas estreitas e esburacadas, falta de rampas de acesso em prédios públicos e privados, transporte público inacessível e falta de sinalização adequada são apenas alguns exemplos.

Além disso, muitas vezes os cadeirantes são vítimas de preconceito e discriminação. Infelizmente, ainda há pessoas que não compreendem as dificuldades enfrentadas por quem tem alguma deficiência física e acabam tornando a vida dessas pessoas ainda mais difícil.

[...]

Disponível em: (https://www.vlibras.com.br)

 

3.      Considerando-se o tema acessibilidade, os textos I e II aproximam-se porque


a)      estimula os cadeirantes na superação de barreiras.

b)      elimina os obstáculos para o trânsito de cadeirantes.

c)      facilita a locomoção de cadeirantes em estacionamentos.

d)      identifica as vagas reservadas aos cadeirantes.

e)      criticam a falta de acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais.

 

4.      Sobre os operadores argumentativos destacados no texto II, assinale a única alternativa correta:

 

a) apesar dos” é conectivo de causa, já que indica algo que não deveria acontecer, mas está acontecendo.

b) ainda” tem um significado alternativo, porque conecta duas opções possíveis para resolver a questão da acessibilidade.   

c)  segundo” tem o significado de ordem de posição, porque ordena os fatos observados em ordem cronológica de ocorrência. 

d)  além disso  traz ideia de concessão, já que são vítimas de inoperância governamental, mas não deveriam ser.    

e)   infelizmente” é um advérbio de modo e  revela a insatisfação e o pesar do emissor, destacando o caráter indesejado dessa limitação.

 

Artistas protestam Contra Neymar e PEC da Privatização das Praias. Atores e personalidades se manifestam contra proposta que pode alterar acesso público às praias brasileiras. A discussão ganhou destaque após Luana Piovani criticar Neymar por apoiar uma incorporadora que pretende erguer imóveis de alto padrão no litoral de Pernambuco e Alagoas. Piovani questionou a idolatria ao jogador e sua influência sobre seus filhos. O post a seguir surgiu dessa polêmica e foi uma crítica velada ao jogador Neymar.



5.      Considerando o estudo de todos os elementos visuais que compõem o texto, sobre essa postagem é INCORRETO afirmar:

 

a)    A escolha pelo fundo preto da imagem é um elemento irônico e revela o tom de luto e tristeza por esse tema da privatização das praias está em pauta.

b)    A cor azul na expressão “+ mar” representa a pureza das águas e a necessidade de proteger as praias da ganância capitalista.

c)    A cor branca na expressão “- Ney” denota desprezo e pequenez ao comparar o jogador Neymar com a imensidão dos mares.

d)    A expressão “-Ney” é uma crítica a veneração excessiva que as pessoas e a mídia fazem do jogador Neymar.

e)    Não se constitui como um texto, pois o jogo arbitrário de sinais, abreviação e palavra, transformam a postagem num código sem acesso interpretativo.






INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTIFICAÇÕES DAS ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES DO NOSSO BLOG PROFESSORJEANRODRIGUES.COM.BR




GABARITO OFICIAL


1.

E

2.

C

3.

E

4.

E

5.

E

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem