ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE INTERJEIÇÃO

Observe as interjeições presentes nas placas de carro no anúncio da promoção "Brasil Afora" da Localiza e responda às questões 1 e 2:

1. Observe o anúncio da promoção "Brasil Afora" da empresa Localiza e responda às questões a seguir.

a) Qual é o objetivo principal deste anúncio publicitário?

b) Quais elementos visuais e textuais foram utilizados no anúncio para atrair a atenção do público e destacar a promoção?

c) A que público-alvo este anúncio parece ser direcionado? Justifique sua resposta com base nos elementos presentes na imagem.

d) Como a utilização de placas de carro com expressões regionais contribui para a estratégia de marketing da Localiza?

e) Considerando que o anúncio busca promover o aluguel de carros, como uma empresa relacionada essa prática com a diversidade cultural do Brasil?

 

2.  Observe as expressões nas placas de carro apresentadas no anúncio "Brasil Afora" da Localiza e responda às questões a seguir.

a) Identifique as interjeições presentes nas placas de carro exibidas no anúncio. Quais são suas funções comunicativas?

b) Explique como as interjeições positivas para o caráter regional e cultural das mensagens no anúncio.

c) Qual é o impacto emocional que as interjeições podem causar no público-alvo do anúncio?

d) Como a variedade de interjeições regionais pode estimular a mensagem de diversidade cultural promovida pela Localiza?

e) Se substituirmos as interjeições por outras palavras, como verbos ou substantivos, o efeito comunicativo do anúncio seria o mesmo? Justifique sua resposta.

 

3.   Há diversos tipos de interjeição, usualmente associados ao tipo de reação que expressam. Faça a correspondência entre o sentido e a interjeição:

(1)  Admiração

(2)  Alívio

(3)  Animação

(1)  Apelo

(2)  Aplauso

(3)  Desejo

(4)  Dor

(5)  Dúvida

(6)  Espanto:

(7)  Frustração/impaciência

(8)  Imposição de silêncio

(9)  Satisfação

(10)Saudação/despedida

(11) Suspensão

 

(    ) “Xiu!”, “Psiu!”, “Silêncio!”.

(    )“Ufa!”, “Ah!”, “Uh!”.

(    )“Oh!”, “Tomara!”, “Oxalá!”.

(    ) “Oba!”, “Eba!”, “Irra!”.

(    ) “Hum?!”, “Hein?!”, “Hã?!”.

(    ) “Eita!”, “Ué!”, “Oxente!”, “Uai!”.

(    ) “Ei!”, “Oh!”, “Psiu!”.

(    ) “Coragem!”, “Vamos!”, “Força!”.

(    ) “Chega!”, “Basta!”, “Alto lá!”.

(    ) “Bravo!”, “Bis!”, “Eh!”.

(    ) “Arre!”, “Puxa!”, “Ave!”.

(    ) “Alô!”, “Ei!”, “Salve!”, “Olá!”, “Oi!”, “Tchau!”.

(    ) “Ai!”, “Ui!”, “Oh!”.

(    ) “Ah!”, “Oh!”, “Uau!”.

 

4.     Leia o TEXTO  e marque um (X) apenas nas alternativas corretas. Há mais de uma:

 

(   ) Esse texto mostra duas realidades diferentes sobre o Natal.

(  ) As expressões “Ebaaa!” e “Oh meu Deus!!!!” indicam emoções diferentes: a primeira alegria e a segunda medo, tristeza.

(    ) Essas expressões da questão b são chamadas de interjeições.

(    ) Essas expressões da questão b são chamadas de conjunções.

(  ) Usamos essas palavras para representar nossas emoções: alegria, tristeza, susto, admiração, surpresa, etc.

 

5.  Identifique e classifique a interjeição presente na seguinte frase: "Fogo! Os bombeiros correram para o local do incêndio."

a)    "Fogo!" - A interjeição "Fogo!" expressa um apelo ou alerta, chamando a atenção para o perigo iminente do incêndio.

b)    "Fogo!" - A interjeição "Fogo!" expressa uma emoção de surpresa ou choque diante da situação do incêndio.

c)    "Fogo!" - A interjeição "Fogo!" funciona como um vocativo, dirigindo-se diretamente aos bombeiros para chamá-los à ação.

d)    "Fogo!" - A interjeição "Fogo!" desempenha o papel de um advérbio de intensidade, enfatizando a gravidade da situação do incêndio.

e)    "Fogo!" - A interjeição "Fogo!" não desempenha um papel sintático específico na frase, servindo apenas para transmitir uma sensação de urgência e perigo.

 

Leia o texto abaixo para responder à questão.

 Fonte: https://www.instagram.com/brasildefato

6.    Ainda sobre os termos "Uff" e "Arf”, eles são classificados, nesse contexto como: 

a)    substantivos.

b)    onomatopeias.

c)    artigos.

d)    pronomes.

e)    interjeições.

Fonte:https://www.institutoclaro.org.br/educacao/nossas-novidades/reportagens/tirinhas-de-mafalda-podem-ser-usadas-em-aulas-de-historia-geografia-e-sociologia/

  

7. Com base no segundo quadrinho, observa-se a fala “hum, hum!” Que pode ser considerada uma:

a)    oração.

b)    interjeição.

c)    cacofonia.

d)    Conjunção.

e)    Onomatopeia.

 

8.  Em “Xô! Aqui não é lugar de cachorro”, a interjeição destacada possui sentido de afugentamento, podendo ser substituída, sem perda de sentido, por:

 

a)    Oh!

b)    Ai!

c)    Ufa!

d)  Fora!

e)  Ui!

 

Leia o Texto e responda à questão:

Disponível em: <https://i.pinimg.com >. Acesso em: 9 fev. 2024.

 

9.  Na charge, as palavras exclamativas, no início da fala de cada personagem jovem, são interjeições cujos significados estão associados às seguintes reações: 

a)    admiração e espanto.

b)    dúvida e apelo.

c)    animação e satisfação.

d)    frustração e impaciência.

e)    Admiração e dúvida.

 

10. Sabemos que cada classe de palavras exerce alguma função morfológica no interior dos enunciados. Assim, podemos dizer que as interjeições têm a função de:

a) imitar os sons da realidade, como o latido de um cão, o barulho de uma porta sendo fechada, um vidro quebrado, um telefone tocando.

b) exprimir, de forma instantânea e enfática, sentimentos, emoções e reações psicológicas por meio dos sinais de pontuação, de gestos, bloqueios e efeitos sonoros. Exemplos: Psiu! Oh! Uau!

c) repetir os fonemas tônicos para que as palavras possam ser rimadas e dar sonoridade ao texto.

d) enfatizar palavras e expressões a partir do uso exagerado de sinais de pontuação.

e) realçar a combinação fonética intencional por parte do autor para causar efeitos sensoriais durante a leitura/declamação dos textos.


Leia o poema “Canção do Exílio Facilitada”, de José Paulo Paes, que é uma paródia do poema “Canção do Exílio”, do poeta romântico Gonçalves Dias, para responder às questões 7 e 8:

Canção do Exílio Facilitada

 

LÁ?

AH!

 

SABIÁ...

PAPÁ...

MANÁ...

 

SOFÁ...

SINHÁ...

 

BAH!

 

11. Tendo em vista a linguagem empregada e seus efeitos de sentido, podemos dizer que no poema há:

a) Onomatopeias: emprego de uma palavra ou de um grupo de palavras no intuito de imitar os sons da realidade.

b) Linguagem Fática: os sons produzidos pela linguagem fática não são dicionarizados, ou seja, não têm sentido próprio.

c) Palavras com sentido próprio e duas interjeições (ah! e bah!) que sintetizam o estado de espírito do eu lírico em relação à pátria e ao lugar em que se encontra.

d) Palavras com sentido próprio e três interjeições (sabiá!, papá!, cá!), as quais tentam imitar os sons da realidade.

e) Aliteração: repetição de consoantes para produzir um efeito sonoro significativo.

 

12. Analisando o poema de José Paulo Paes, é possível afirmar que as interjeições que compõem o poema são: 

a) Lá e Maná (embora exerçam funções morfológicas distintas, são sinônimas e podem ser substituídas uma pela outra sem que haja prejuízo semântico);

b) Maná e Papá (já que não geram efeitos de sentido porque não têm significado próprios);

c) Sinhá e cá (imitam a fala coloquial de pessoas mais simples em diálogos informais);

d) Ah e bah (expressões que exprimem sentimentos, emoções e reações psicológicas);

e) Sabiá, sofá e sinhá (substantivos comuns que terminam com a sílaba tônica “á”.

 

13.Marque a única alternativa que não é composta apenas por Interjeições ou Locuções Interjetivas:

a) Uau! Psiu! Que horror!

b) Ai de mim! Ora bolas! Psiu!

c) Oh, céus! Alto lá! Quem me dera!

d) Au, au, au! Puxa vida! Alô!

e) Oba! Viva! Ufa!

  

14. Sobre a classe das interjeições, julgue as afirmações abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:

  I.         As interjeições são unidades autônomas (isto é, independentes de qualquer elemento no discurso) que exprimem a emoção de quem emite o enunciado.

  II.     Algumas interjeições também são usadas para chamar a atenção ou exigir alguma reação do interlocutor.

 III.     São caracterizadas por serem normalmente exclamativas, mas também podem ser interrogativas e exclamativas ao mesmo tempo, dependendo da emoção que se expressa.

 IV.     Quando um grupo de palavras assume, juntas, o valor de interjeição, temos uma locução interjetiva.

 

Está(ão) correta(s):

a)    I apenas

b)    II apenas

c)    I, II e IV

d)    III e IV

e)    Todas estão corretas

 

Ah, como eu queria voltar a ser criança! 

Hum! Esse pudim estava maravilhoso! 

Puxa! Hoje não foi meu dia de sorte!


15.  As frases apresentadas indicam: 

a)    Preposição

b)    Interjeição

c)    Conjunção

d)    Artigo

e)    Adjetivo


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