Observe as interjeições presentes nas placas de carro no anúncio da promoção "Brasil Afora" da Localiza e responda às questões 1 e 2:
1. Observe o anúncio da promoção "Brasil Afora" da empresa Localiza e responda às questões a seguir.
a) Qual é o objetivo principal deste anúncio
publicitário?
b) Quais elementos visuais e textuais foram utilizados
no anúncio para atrair a atenção do público e destacar a promoção?
c) A que público-alvo este anúncio parece ser
direcionado? Justifique sua resposta com base nos elementos presentes na
imagem.
d) Como a utilização de placas de carro com
expressões regionais contribui para a estratégia de marketing da Localiza?
e) Considerando que o anúncio busca promover o
aluguel de carros, como uma empresa relacionada essa prática com a diversidade
cultural do Brasil?
2. Observe as expressões nas placas de carro apresentadas no anúncio "Brasil Afora" da Localiza e responda às questões a seguir.
a) Identifique as interjeições presentes nas
placas de carro exibidas no anúncio. Quais são suas funções comunicativas?
b) Explique como as interjeições positivas para
o caráter regional e cultural das mensagens no anúncio.
c) Qual é o impacto emocional que as
interjeições podem causar no público-alvo do anúncio?
d) Como a variedade de interjeições regionais
pode estimular a mensagem de diversidade cultural promovida pela Localiza?
e) Se substituirmos as interjeições por outras
palavras, como verbos ou substantivos, o efeito comunicativo do anúncio seria o
mesmo? Justifique sua resposta.
3. Há diversos tipos de interjeição, usualmente associados ao tipo de reação que expressam. Faça a correspondência entre o sentido e a interjeição:
(1) Admiração
(2) Alívio
(3) Animação
(1) Apelo
(2) Aplauso
(3) Desejo
(4) Dor
(5) Dúvida
(6) Espanto:
(7) Frustração/impaciência
(8) Imposição de silêncio
(9) Satisfação
(10)Saudação/despedida
(11) Suspensão
( ) “Xiu!”,
“Psiu!”, “Silêncio!”.
( )“Ufa!”,
“Ah!”, “Uh!”.
( )“Oh!”,
“Tomara!”, “Oxalá!”.
( ) “Oba!”,
“Eba!”, “Irra!”.
( ) “Hum?!”,
“Hein?!”, “Hã?!”.
( ) “Eita!”,
“Ué!”, “Oxente!”, “Uai!”.
( ) “Ei!”,
“Oh!”, “Psiu!”.
( ) “Coragem!”,
“Vamos!”, “Força!”.
( ) “Chega!”,
“Basta!”, “Alto lá!”.
( ) “Bravo!”,
“Bis!”, “Eh!”.
( ) “Arre!”,
“Puxa!”, “Ave!”.
( ) “Alô!”,
“Ei!”, “Salve!”, “Olá!”, “Oi!”, “Tchau!”.
( ) “Ai!”,
“Ui!”, “Oh!”.
( ) “Ah!”,
“Oh!”, “Uau!”.
4.
Leia o TEXTO
e marque um (X) apenas nas alternativas
corretas. Há mais de uma:
( )
Esse texto mostra duas realidades diferentes sobre o Natal.
( )
As expressões “Ebaaa!” e “Oh meu Deus!!!!” indicam emoções diferentes: a
primeira alegria e a segunda medo, tristeza.
( )
Essas expressões da questão b são chamadas de interjeições.
( )
Essas expressões da questão b são chamadas de conjunções.
( )
Usamos essas palavras para representar nossas emoções: alegria, tristeza,
susto, admiração, surpresa, etc.
5. Identifique e classifique a interjeição presente na seguinte frase: "Fogo! Os bombeiros correram para o local do incêndio."
a)
"Fogo!"
- A interjeição "Fogo!" expressa um apelo ou alerta, chamando a
atenção para o perigo iminente do incêndio.
b)
"Fogo!"
- A interjeição "Fogo!" expressa uma emoção de surpresa ou choque
diante da situação do incêndio.
c)
"Fogo!"
- A interjeição "Fogo!" funciona como um vocativo, dirigindo-se
diretamente aos bombeiros para chamá-los à ação.
d)
"Fogo!"
- A interjeição "Fogo!" desempenha o papel de um advérbio de
intensidade, enfatizando a gravidade da situação do incêndio.
e)
"Fogo!"
- A interjeição "Fogo!" não desempenha um papel sintático específico
na frase, servindo apenas para transmitir uma sensação de urgência e perigo.
Leia o texto abaixo para responder à questão.
Fonte:
https://www.instagram.com/brasildefato
6. Ainda sobre os termos "Uff" e "Arf”, eles são classificados, nesse contexto como:
a)
substantivos.
b)
onomatopeias.
c)
artigos.
d)
pronomes.
e) interjeições.
7. Com base no segundo quadrinho, observa-se a fala “hum, hum!” Que
pode ser considerada uma:
a)
oração.
b)
interjeição.
c)
cacofonia.
d)
Conjunção.
e)
Onomatopeia.
8. Em “Xô! Aqui não é lugar de cachorro”, a interjeição destacada possui sentido de afugentamento, podendo ser substituída, sem perda de sentido, por:
a)
Oh!
b)
Ai!
c) Ufa!
d) Fora!
e) Ui!
Leia o Texto e responda à questão:
Disponível em: <https://i.pinimg.com >.
Acesso em: 9 fev. 2024.
9. Na charge, as palavras exclamativas, no início da fala de cada personagem jovem, são interjeições cujos significados estão associados às seguintes reações:
a)
admiração e espanto.
b)
dúvida e apelo.
c)
animação e satisfação.
d)
frustração e impaciência.
e)
Admiração e dúvida.
10. Sabemos que cada classe de palavras exerce alguma função morfológica no interior dos enunciados. Assim, podemos dizer que as interjeições têm a função de:
a) imitar os sons da
realidade, como o latido de um cão, o barulho de uma porta sendo fechada, um
vidro quebrado, um telefone tocando.
b) exprimir, de
forma instantânea e enfática, sentimentos, emoções e reações psicológicas por
meio dos sinais de pontuação, de gestos, bloqueios e efeitos sonoros. Exemplos:
Psiu! Oh! Uau!
c) repetir os
fonemas tônicos para que as palavras possam ser rimadas e dar sonoridade ao
texto.
d) enfatizar
palavras e expressões a partir do uso exagerado de sinais de pontuação.
e) realçar a
combinação fonética intencional por parte do autor para causar efeitos
sensoriais durante a leitura/declamação dos textos.
Leia o poema “Canção do Exílio Facilitada”, de José Paulo Paes, que é uma paródia do poema “Canção do Exílio”, do poeta romântico Gonçalves Dias, para responder às questões 7 e 8:
Canção do
Exílio Facilitada
LÁ?
AH!
SABIÁ...
PAPÁ...
MANÁ...
SOFÁ...
SINHÁ...
CÁ
BAH!
11. Tendo em vista a linguagem empregada e seus efeitos de sentido, podemos dizer que no poema há:
a) Onomatopeias: emprego
de uma palavra ou de um grupo de palavras no intuito de imitar os sons da
realidade.
b) Linguagem Fática:
os sons produzidos pela linguagem fática não são dicionarizados, ou seja, não
têm sentido próprio.
c) Palavras com
sentido próprio e duas interjeições (ah! e bah!) que sintetizam o estado de
espírito do eu lírico em relação à pátria e ao lugar em que se encontra.
d) Palavras com
sentido próprio e três interjeições (sabiá!, papá!, cá!), as quais tentam
imitar os sons da realidade.
e) Aliteração:
repetição de consoantes para produzir um efeito sonoro significativo.
12. Analisando o poema de José Paulo Paes, é possível afirmar que as interjeições que compõem o poema são:
a) Lá e Maná (embora
exerçam funções morfológicas distintas, são sinônimas e podem ser substituídas
uma pela outra sem que haja prejuízo semântico);
b) Maná e Papá (já
que não geram efeitos de sentido porque não têm significado próprios);
c) Sinhá e cá
(imitam a fala coloquial de pessoas mais simples em diálogos informais);
d) Ah e bah
(expressões que exprimem sentimentos, emoções e reações psicológicas);
e) Sabiá, sofá e
sinhá (substantivos comuns que terminam com a sílaba tônica “á”.
13.Marque a única alternativa que não é composta apenas por Interjeições ou Locuções Interjetivas:
a) Uau! Psiu! Que
horror!
b) Ai de mim! Ora
bolas! Psiu!
c) Oh, céus! Alto
lá! Quem me dera!
d) Au, au, au! Puxa
vida! Alô!
e) Oba! Viva! Ufa!
14. Sobre a classe das interjeições, julgue as afirmações abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:
I. As interjeições são unidades autônomas (isto é, independentes de qualquer elemento no discurso) que exprimem a emoção de quem emite o enunciado.
II. Algumas interjeições também são usadas para chamar a atenção ou exigir alguma reação do interlocutor.
III. São caracterizadas por serem normalmente exclamativas, mas também podem ser interrogativas e exclamativas ao mesmo tempo, dependendo da emoção que se expressa.
IV. Quando
um grupo de palavras assume, juntas, o valor de interjeição, temos uma locução
interjetiva.
Está(ão) correta(s):
a)
I
apenas
b)
II
apenas
c)
I,
II e IV
d)
III
e IV
e)
Todas
estão corretas
Ah, como eu queria voltar
a ser criança!
Hum! Esse pudim estava
maravilhoso!
Puxa! Hoje não foi meu dia de sorte!
15. As frases apresentadas indicam:
a)
Preposição
b)
Interjeição
c)
Conjunção
d)
Artigo
e)
Adjetivo
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