ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE PRONOMES


Leia o texto 1 a seguir:

Professora:

-Adélia, você que esteve na Inglaterra durante as férias, diga-nos: como se chamam os habitantes daquele país?

Adélia:

-Não posso, professora.

Professora:

-Ora, por que não?

Adélia:

-Por que não conheço todos eles.

(Piadas para rachar o bico. São Paulo, 2010.)

1.    Após a leitura do texto, responda:

a) Os textos de humor geralmente quebram a expectativa do leitor com um elemento surpresa, que gera o humor. O que quebra a expectativa nesse texto 1?

b)    Identifique os pronomes utilizados no texto?

c)    Na frase: “você que esteve na Inglaterra durante as férias”, substitua o pronome em destaque por “tu” e reescreva a frase fazendo as devidas modificações.

d)    O pronome “daquele” substitui qual palavra já citada no texto? E por que a professora se utiliza dele?

e)     Como se classifica o pronome “todos”? E a quem ele se refere no texto?

 


2.    Após a leitura do texto 2 ao lado de autoria do argentino Nik, criador do personagem Gaturro, explique:

a)    O humor da tira está no último quadrinho. O que causa o humor do texto?

b)    Quais pronomes são usados na tirinha para se referir ao Gaturro?

c)    Quais pronomes são usados na tirinha para se referir à professora?

d)    Por que a colega de Gaturro se refere à professora com o uso do pronome Sra. (senhora) Sra. Vinagreti? Como se classifica esse pronome?

e)    Como se classificam os pronomes “me” e “ti” presentes na tirinha?

 

3. A fim de evitar a repetição das palavras destacadas, substitua-as por pronomes, procurando manter o sentido das frases:

a)    Seus brinquedos, quero que guarde seus brinquedos na caixa.

b)    Kamala Harris escolhe Tim Walz para ser vice-presidente de Kamala Harris na chapa democrata das eleições presidenciais dos EUA.

c)    Stephan Barcha foi eliminado na volta final do hipismo. Stephan Barcha conquistava o bronze até a volta de Steve Guerdat, da Suíça.

d)    Rebeca Andrade, da ginástica, Raissa Leal, no skate, Bia Souza e Larissa Pimenta, no judô, e Bia Ferreira, boxe, foram outras atletas que levaram medalha em disputas individuais. Rebeca Andrade, Rayssa Leal Bia Souza, Larissa Pimenta e Bia Ferreira deram orgulho ao Brasil.

e)    Eu e você contra o mundo, pequena. Eu e você contra todos.

 


4.    Após a leitura do texto, responda:

a)    O que a carreira do Garfield, no último quadrinho, sugere para o seu dono Jon?

b)    Retire e classifique todos os pronomes presentes na tirinha.

c)    Reescreva a pergunta feita por Jon no primeiro quadrinho, usando outro pronome no lugar de “Quem”.

d)    Substitua o pronome "me" na fala de Garfield por outro pronome que não altere o sentido da frase.

e)    Explique o que Garfield quis dizer com sua resposta na segunda tirinha. Como os pronomes utilizados contribuem para a ironia da situação?

 

5.  Leia a frase abaixo e substitua as palavras ou expressões destacadas pelo pronome oblíquo átono correspondente. Siga o exemplo: 

Jon pediu a Garfield para considerar a proposta com atenção. 

Jon pediu-lhe para considerá-la com atenção.

 

a)    Garfield viu Jon no parque.

b)    Jon comprou um brinquedo novo para Odie.

c)    Garfield pediu a Jon para trazer comida.

d)    Jon encontrou a chave no chão.

e)    Vou buscar o Jon na escola.

 

6.   Os pronomes demonstrativos “este” e “esse” indicam a posição de um termo em relação à pessoa do discurso, podendo se tratar de proximidade ou distância no espaço, no tempo ou no texto. Então, faça a correspondência correta nos parênteses:

(1)  Algo próximo de quem está falando.

(2)  Algo um pouco longe do interlocutor.

(3)  Passado ou futuro pouco distante.


(   ) Tire este bicho do meu cabelo.

(   )  Pode me passar essa caneta?

(   )  Vi dois filmes nesse feriado.

(  ) Este vestido está muito apertado, eu mal consigo respirar.

(   ) Esse tênis fica lindo em você.

(   ) Essa semana eu terminarei os relatórios.

(   ) Meu avó me deu este relógio.

 

Observe o texto publicitário abaixo:


7.    Marque V para verdadeiro e F para falso sobre as afirmações a seguir:

(  ) O texto sugere que a educação não é dever apenas das famílias ou da escola, ou seja, a responsabilidade vai mais além.

(  ) Os pronomes “Eu” e “Você” são classificados como pessoais do caso reto.

( ) “Você” é um pronome de tratamento, porém em situações do dia a dia substitui o pronome “tu”.

( ) “Todos” é pronome indefinido, pois está generalizando.

( ) O pronome “Todos” expressa uma quantificação, mas não oferece uma informação exata.

 

8.    Leia as frases abaixo e identifique a quem ou ao que os pronomes relativos se referem. 

a)    O livro, que estava na estante, foi emprestado.

b)    A professora, cuja paciência é admirável, ajuda todos os alunos.

c)    O parque onde as crianças brincam está fechado para reforma.

d)    Os alunos que estudam bastante geralmente têm boas notas.

e)    O filme que vimos ontem foi muito emocionante.

f)     A carta, a qual ele escreveu, chegou hoje.

g)    A cidade, que fica no interior, é muito tranquila.

h)    O artista, cujo talento é reconhecido mundialmente, fará uma exposição.

i)     A biblioteca onde eu estudo tem um acervo excelente.

j)     Os amigos que vieram à festa trouxeram presentes.

k)    A revista, a qual você me emprestou, é muito interessante.

 



9.    O anúncio publicitário apresenta a frase "O aerosol que cabe no seu bolso." O pronome relativo "que" é utilizado para:

a)    Introduzir uma explicação adicional sobre o produto.

b)    Estabelecer uma relação de causa e efeito entre duas orações.

c)    Fazer uma comparação entre o produto e outros tipos de aerosol.

d)    Substituir o substantivo "aerosol" e relacioná-lo à característica de ser compacto.

e)    Indicar uma consequência do uso do produto mencionado no anúncio.

 

10. Leia atentamente as frases abaixo e identifique o tipo de pronome destacado em cada uma delas.

a)    "Aquela menina é muito estudiosa."

b)    "Eles trouxeram seus livros para a aula."

c)    "Alguém esqueceu a porta aberta."

d)    "Quem deixou isso aqui?"

e)    "Gostaria de saber qual livro você recomenda."

f)     "Os alunos que estudam bastante têm boas notas."

g)    "Esta é a minha escolha final."

h)    "Ele sempre traz meu caderno de volta."

i)     "Faremos isso nós mesmos."

j)     "A professora nos explicou a matéria."

 

(ENEM 2021)

Os linguistas têm notado a expansão do tratamento informal. “Tenho 78 anos e devia ser tratado por senhor, mas meus alunos mais jovens me tratam por você”, diz o professor Ataliba Castilho, aparentemente sem se incomodar com a informalidade, inconcebível em seus tempos de estudante. O você, porém, não reinará sozinho. O tu predomina em Porto Alegre e convive com o você no Rio de Janeiro e em Recife, enquanto você é o tratamento predominante em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador. O tu já era mais próximo e menos formal que você nas quase 500 cartas do acervo on-line de uma instituição universitária, quase todas de poetas, políticos e outras personalidades do final do século XIX e início do XX. 

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 21 abr. 2015 (adaptado).

 

11. No texto, constata-se que os usos de pronomes variaram ao longo do tempo e que atualmente têm empregos diversos pelas regiões do Brasil. Esse processo revela que

a)    a escolha de “você” ou de “tu” está condicionada à idade da pessoa que usa o pronome.

b)    a possibilidade de se usar tanto “tu” quanto “você” caracteriza a diversidade da língua.

c)    o pronome “tu” tem sido empregado em situações informais por todo o país.

d)    a ocorrência simultânea de “tu” e de “você” evidencia a inexistência da distinção entre níveis de formalidade.

e)    o emprego de “você” em documentos escritos demonstra que a língua tende a se manter inalterada.

 

(ENEM 2021)

Seu nome define seu destino. Será?

“O nome próprio da pessoa marca a sua identidade e a sua experiência social e, por isso, é um dado essencial na sua vida”, diz Francisco Martins, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e autor do livro Nome próprio (Editora UnB). “Mas não dá para dizer que ele conduz a um destino específico. É você quem constrói a sua identidade. Existe um processo de elaboração, em que você toma posse do nome que lhe foi dado. Então, ele pesa, mas não é decisivo”. De acordo com Martins, essa apropriação do nome se dá em várias fases: na infância, quando se desenvolve a identidade sexual; na adolescência, quando a pessoa começa a assinar o nome; no casamento, quando ela adiciona (ou não) o sobrenome do marido ao seu. “O importante é a pessoa tomar posse do nome, e não ficar brigando com ele”.

CHAMARY, J. V.; GIL, M. A. Knowledge, jul. 2010.

12. Pronomes funcionam nos textos como elementos de coesão referencial, auxiliando a manutenção do tema abordado. No trecho da reportagem, o vocábulo “nome” é retomado pelo pronome destacado em:

a)    “Seu nome define seu destino”.

b)    “É você quem constrói a sua identidade”.

c)    “Existe um processo de elaboração, em que você toma posse do nome [...]”.

d)    “[...] você toma posse do nome que lhe foi dado”.

e)    “[...] não ficar brigando com ele”.


(ENEM 2012)

A colocação pronominal é a posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo a que se referem. São pronomes oblíquos átonos: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Esses pronomes podem assumir três posições na oração em relação ao verbo. Próclise, quando o pronome é colocado antes do verbo, devido a partículas atrativas, como o pronome relativo. Ênclise, quando o pronome é colocado depois do verbo, o que acontece quando este estiver no imperativo afirmativo ou no infinitivo impessoal regido da preposição “a” ou quando o verbo estiver no gerúndio. Mesóclise, usada quando o verbo estiver flexionado no futuro do presente ou no futuro do pretérito.A mesóclise é um tipo de colocação pronominal raro no uso coloquial da língua portuguesa.

13. No entanto, ainda é encontrada em contextos mais formais, como se observa em:

a)    Não lhe negou que era um improviso.

b)    Faz muito tempo que lhe falei essas coisas.

c)    Nunca um homem se achou em mais apertado lance.

d)    Referia-se à D. Evarista ou tê-la-ia encontrado em algum outro autor?

e)    Acabou de chegar dizendo-lhe que precisava retornar ao serviço imediatamente.

  

(ENEM 2017)

Fazer 70 anos

Fazer 70 anos não é simples.

A vida exige, para o conseguirmos,

perdas e perdas no íntimo do ser,

como, em volta do ser, mil outras perdas.

[...]

Ó José Carlos, irmão-em-Escorpião!

Nós o conseguimos...

E sorrimos

de uma vitória comprada por que preço?

Quem jamais o saberá?

ANDRADE, C. D. Amar se aprende amando. São Paulo: Círculo do Livro, 1992 (fragmento).


14. O pronome oblíquo "o", nos versos "A vida exige, para o conseguirmos” e “Nós o conseguimos”, garante a progressão temática e o encadeamento textual, recuperando o segmento

a)    “Ó José Carlos”.

b)    “perdas e perdas”.

c)    “A vida exige”.

d)    “Fazer 70 anos”.

e)    “irmão-em-Escorpião”.

 

(ENEM)

O uso do pronome átono no início das frases é destacado por um poeta e por um gramático nos textos abaixo.


Pronominais

Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco

Da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro.

(ANDRADE, Oswald de. Seleção de textos. São Paulo: Nova Cultural, 1988.)


“Iniciar a frase com pronome átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada, ou na língua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens (…)”.

(CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Nacional, 1980.)

 

15.Comparando a explicação dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos:

a) Condenam essa regra gramatical

b) Acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra.

c) Criticam a presença de regras na gramática.

d) Afirmam que não há regras para uso de pronomes.

e) Relativizam essa regra gramatical.

 

(ENEM)

A questão traz uma tira com o seguinte diálogo:

— VAMOS MASSACRÁ-LO!

— VAMOS!

— VAMOS ARRASAR ELES

— VAMOS! MAS ANTES, VAMOS ACERTAR O PRONOME

VERÍSSIMO, L. F. As cobras em: Se Deus existe que eu seja atingido por um raio. Porto Alegre: L&PM, 1997.

 

16. O humor da tira decorre da reação de uma das cobras com relação ao uso de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblíquo. De acordo com a norma padrão da língua, esse uso é inadequado, pois

a) contraria o uso previsto para o registro oral da língua.

b) contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto.

c) gera inadequação na concordância com o verbo.

d) gera ambiguidade na leitura do texto.

e) apresenta dupla marcação de sujeito.

 

(ENEM 2009)

Páris, filho do rei de Troia, raptou Helena, mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre os séculos XIII e XII A.C. Foi o primeiro choque entre o ocidente e o oriente. Mas os gregos conseguiram enganar os troianos. Deixaram à porta de seus muros fortificados um imenso cavalo de madeira. Os troianos, felizes com o presente, puseram-no para dentro. À noite, os soldados gregos, que estavam escondidos no cavalo, saíram e abriram as portas da fortaleza para a invasão. Daí surgiu a expressão "presente de grego".

 

17. Em "puseram-no", a forma pronominal "no" refere-se:

a) ao termo "rei grego".

b) ao antecedente "gregos".

c) ao antecedente distante "choque".

d) à expressão "muros fortificados".

e) aos termos "presente" e "cavalo de madeira".

 

(ENEM 2009)

Vera, Sílvia e Emília saíram para passear pela chácara com Irene.

– A senhora tem um jardim deslumbrante, dona Irene! – comenta Sílvia, maravilhada diante dos canteiros de rosas e hortênsias.

– Para começar, deixe o "senhora" de lado e esqueça o "dona" também – diz Irene, sorrindo. – Já é um custo aguentar a Vera me chamando de "tia" o tempo todo. Meu nome é Irene. Todas sorriem. Irene prossegue:

– Agradeço os elogios para o jardim, só que você vai ter de fazê-Ios para a Eulália, que é quem cuida das flores. Eu sou um fracasso na jardinagem.

BAGNO, M. A língua de Eulálla: Novela Sociolinguísllca. São Paulo: Contexto, 2003 (adaptado).

 

18. Na língua portuguesa, a escolha por "você" ou "senhor (a)" denota o grau de liberdade ou de respeito que deve haver entre os interlocutores. No diálogo apresentado acima, observa-se o emprego dessas formas. A personagem Sílvia emprega a forma "senhora" ao se referir à Irene. Na situação apresentada no texto, o emprego de "senhora" ao se referir à interlocutora ocorre porque Sílvia

a)    pensa que Irene é a jardineira da casa.

b)    acredita que Irene gosta de todos que a visitam.

c)    observa que Irene e Eulália são pessoas que vivem em área rural.

d)    deseja expressar por meio de sua fala o fato de sua família conhecer Irene.

e)    considera que Irene é uma pessoa mais velha, com a qual não tem intimidade.

 

19. O anúncio publicitário utiliza os pronomes demonstrativos "Esse" e "Esse" para:

a) Estabelecer uma comparação entre dois objetos diferentes, enfatizando suas características distintas.

b)    Indicar a preferência do consumidor por produtos não descartáveis.

c)    Demonstrar a importância da reciclagem de produtos descartáveis.

d)    Destacar a diferença entre dois tipos de "PET", utilizando uma brincadeira com o duplo sentido da palavra.

e)    Sugerir a substituição de produtos descartáveis por alternativas mais sustentáveis.

 

20. Assinale a alternativa em que uso dos pronomes está correto. 

a)    Entre mim e ela não há segredos!

b)    Entre eu e tu há várias dificuldades.

c)    A professora pediu um favor para eu.

d)    Para mim conseguir uma vaga, preciso gabaritar na prova.

e)    Fiquem quietos para mim telefonar para meu chefe.

 

Considere o excerto a seguir para responder à questão.

“O fragmento que contém seifertita e estishovita surpreendeu os pesquisadores, uma vez que esses minerais, teoricamente, só coexistiriam em pressões muito mais elevadas do que as da amostra.” 

21. O vocábulo “as”, em destaque no excerto apresentado, desempenha o papel gramatical de:

a)    artigo definido feminino.

b)    artigo indefinido feminino.

c)    pronome demonstrativo.

d)    pronome pessoal do caso oblíquo. 

e)    pronome relativo.

 

Na tirinha, o uso dos pronomes pessoais é essencial para a comunicação entre os personagens. Considerando o uso dos pronomes, analise a seguinte questão:

  


22. O uso do pronome "vocês" na fala da professora e do pronome "me" na fala de Eduardo revela:

a)  A tentativa da professora de criar um ambiente formal e a de Eduardo de manter-se distante.

b)    A informalidade presente na sala de aula e a ação reflexiva de Eduardo sobre sua própria apresentação.

c)  A inclusão dos alunos na interação e a forma como Eduardo deseja ser chamado, estabelecendo uma relação de proximidade.

d)  A necessidade de os alunos reconhecerem a autoridade da professora e a maneira educada de Eduardo se apresentar.

e)    A relação hierárquica entre professora e alunos, e a autocrítica de Eduardo em relação ao seu apelido.

 


23.Na tirinha, o uso dos pronomes de tratamento é feito de forma irônica pelo personagem filho. Sobre o uso dos pronomes de tratamento na tirinha, analise as seguintes afirmações:

 

I. O pronome "Vossa Excelência" é adequado para se referir a autoridades como ministros e embaixadores.

II. O pronome "Vossa Magnificência" é tradicionalmente utilizado para se dirigir a reitores de universidades.

III. O pronome "Vossa Majestade" é usado para se referir a pais de forma carinhosa.

 

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

 

a)    Apenas I.

b)    Apenas II.

c)    Apenas I e II.

d)    Apenas II e III.

e)    Apenas I, II e III.

 

 

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 GABARITO OFICIAL 

1.

 

a) Elemento surpresa: A resposta de Adélia quebra a expectativa do leitor, pois ela interpreta a pergunta da professora literalmente, achando que precisava conhecer pessoalmente todos os habitantes da Inglaterra para poder dizer como eles se chamam.

 

b) Pronomes utilizados no texto: você, nos, ele, eu.

 

c) Substituição do pronome:

"Tu que estiveste na Inglaterra durante as férias..."

 

d) Substituição de "daquele": Substitui "Inglaterra". A professora usa "daquele" para indicar especificamente o país mencionado anteriormente.

 

e) Classificação e referência de "todos": Pronome indefinido, referindo-se a todos os habitantes da Inglaterra.

 

2.

 

a) Causa do humor: O humor está no último quadrinho, onde a personagem faz uma observação inesperada e engraçada sobre a professora.

 

b) Pronomes referindo-se ao Gaturro: ele, seu.

 

c) Pronomes referindo-se à professora: Sra. (senhora).

 

d) Uso de "Sra.": A colega usa "Sra." por respeito e formalidade. Esse pronome é de tratamento.

 

e) Classificação de "me" e "ti": Pronomes pessoais oblíquos átonos.

 

3.

 

a) Seus brinquedos, quero que os guarde na caixa.

 

b) Kamala Harris escolhe Tim Walz para ser seu vice-presidente na chapa democrata das eleições presidenciais dos EUA.

 

c) Stephan Barcha foi eliminado na volta final do hipismo. Ele conquistava o bronze até a volta de Steve Guerdat, da Suíça.

 

d) Elas deram orgulho ao Brasil.

 

e) Eu e você contra o mundo, pequena. Nós dois contra todos.

 

4.

 

a) Sugestão da carreira: A carreira de Garfield, no último quadrinho, sugere que Jon deve esperar preguiça e falta de produtividade.

 

b) Pronomes presentes: eu (pronome pessoal do caso reto), me (pronome oblíquo átono), seu (pronome possessivo).

 

c) Substituição de "Quem": "Qual de vocês vai cuidar disso?"

 

d) Substituição de "me": "Para mim" (não altera o sentido, mas a frase soaria estranha: "É para mim descansar").

 

e) Ironia de Garfield: Garfield está ironizando a situação ao sugerir que sua resposta preguiçosa é um trabalho. Os pronomes contribuem para a ironia ao destacar sua auto-referência.

 

5.

 

a) Garfield o viu no parque.

 

b) Jon comprou-lhe um brinquedo novo.

 

c) Garfield pediu-lhe para trazer comida.

 

d) Jon encontrou-a no chão.

 

e) Vou buscá-lo na escola.

 


6.

(1) Tire este bicho do meu cabelo.

(2) Pode me passar essa caneta?

(3) Vi dois filmes nesse feriado.

(1) Este vestido está muito apertado, eu mal consigo respirar.

(2) Esse tênis fica lindo em você.

(3) Essa semana eu terminarei os relatórios.

(1) Meu avô me deu este relógio.

 

7.

 

(V) O texto sugere que a educação não é dever apenas das famílias ou da escola, ou seja, a responsabilidade vai mais além.

(V) Os pronomes “Eu” e “Você” são classificados como pessoais do caso reto.

(V) “Você” é um pronome de tratamento, porém em situações do dia a dia substitui o pronome “tu”.

(V) “Todos” é pronome indefinido, pois está generalizando.

(V) O pronome “Todos” expressa uma quantificação, mas não oferece uma informação exata.

 

8.

a) O livro, que estava na estante, foi emprestado. (Refere-se ao livro)

b) A professora, cuja paciência é admirável, ajuda todos os alunos. (Refere-se à professora)

c) O parque onde as crianças brincam está fechado para reforma. (Refere-se ao parque)

d) Os alunos que estudam bastante geralmente têm boas notas. (Refere-se aos alunos)

e) O filme que vimos ontem foi muito emocionante. (Refere-se ao filme)

f) A carta, a qual ele escreveu, chegou hoje. (Refere-se à carta)

g) A cidade, que fica no interior, é muito tranquila. (Refere-se à cidade)

h) O artista, cujo talento é reconhecido mundialmente, fará uma exposição. (Refere-se ao artista)

i) A biblioteca onde eu estudo tem um acervo excelente. (Refere-se à biblioteca)

j) Os amigos que vieram à festa trouxeram presentes. (Refere-se aos amigos)

k) A revista, a qual você me emprestou, é muito interessante. (Refere-se à revista)


9.D

10.

a) Pronome demonstrativo.

b) Pronome pessoal do caso reto.

c) Pronome indefinido.

d) Pronome interrogativo.

e) Pronome interrogativo.

f) Pronome relativo.

g) Pronome demonstrativo.

h) Pronome pessoal do caso reto.

i) Pronome reflexivo.

j) Pronome pessoal do caso oblíquo.

11.B

12.E

13.D

14.D

15.E

16.E

17.E

18.D

19.A

20.A

21.C

22. C

 


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