ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE APOSTO E VOCATIVO

Leia o texto abaixo:


1.      Sobre o texto abaixo, explique:

a)      O que causa o humor do texto?

b)      O que a esposa deixou subentendido para o marido?

c)      Que expressão da charge indica um chamamento, isto é uma invocação? 

d)      Como se classifica sintaticamente essa expressão?

e)      Reescreva a fala do marido transferindo a expressão de inovação para o meio da frase. Faça a devida adaptação com a pontuação.

 

2.  Leia as frases a seguir e observe que os vocativos não estão isolados das orações por meio de vírgula(s). Desse modo, identifique os vocativos e os separe nas orações:

a)      Bom dia professora! Não poderei ir à escola hoje.

b)      Aonde meu pai foi mãe?

c)      João Paulo chegou. 

d)      Traga minha carteira filha por favor!

e)      Maria bom dia! 

f)       Professora queremos saber as notas.

g)      Não diga dessa forma Manuela! 

h)      Ó meu amor isso não se faz.

i)       Veja meu querido que lindo lugar.

j)       Quando sair Luís Paulo deixe a luz acesa.

k)      Tivemos azar amiga de ninguém nos encontrar.

l)       Amanhã será Dona Elisa dia da festa. 

m)   Ó Maria abre a porta.

n)      Correi ó lágrimas!

o)      Meu servo fiel não me decepcione.

p)      Acalmai tempestade impetuosa.

q)      Volta ó sol ó néctar da minha alma.

r)       Ó meu amado onde você está?

s)      Nossa Senhora do Socorro me ajude!

t)       Ó sinos de bronze ecoai vossa melodia.

 

Fonte: (https://www.mundodasmensagens.com)

 

3.      A partir de uma análise sintática da mensagem acima, é CORRETO o que se afirma em:

a)      Há dois períodos ligados por subordinação.

b)      “A maior benção da vida” é sujeito composto.

c)      “Meu Deus” é um vocativo.

d)      “que eu amo” é oração subordinada substantiva.

e)      “de todo meu coração” é agente da passiva.

 

TEXTO 1:

"Os teus olhos espalham luz divina,

A quem a luz do Sol em vão se atreve;

Papoula ou rosa delicada e fina

Te cobre as faces, que são cor de neve.

Os teus cabelos são uns fios d’ouro;

Teu lindo corpo bálsamo vapora.

Ah! não, não fez o Céu, gentil Pastora,

Para glória de Amor igual tesouro."

 

TEXTO 2:

"Nesta triste masmorra,

De um semivivo corpo sepultura,

Inda, Marília, adoro

A tua formosura."

 

4.  Os fragmentos de poema acima são da obra “Marília de Dirceu” que é um livro do poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga. A obra fala do amor entre Dirceu e Marília e está ambientada em Vila Rica, no final do século XVIII. Assinale a única alternativa correta sobre a função de vocativo nos textos I e II:

a)      “cor de neve” (texto I) e “triste masmorra” (texto II) funcionam como vocativo.

b)      “o Céu” (texto I) e “corpo sepultura” (texto II) funcionam como vocativo.

c)      “gentil Pastora” (texto I) e “Marília” (texto II) funcionam como vocativo.

d)      “gentil Pastora” (texto I) funciona como aposto e “Marília” (texto II) indica um vocativo.

e)    “gentil Pastora” (texto I) indica que o eu-lírico está invocando-a, e “Marília” (texto II) funcionam como aposto.

 

5.      Assinale um “X” apenas nos parênteses em que as orações contêm vocativo.

(    ) Amiga, você sabe que horas são?

(    ) A amiga não sabe que horas são.

(    ) Pessoal, venha ver isso!

(    ) Foi pedido a Carlos e Letícia que encerrassem a conversa.

(     ) Carlos e Letícia, já mandei pararem de conversar durante a aula!

(    ) Por favor, Elis, ensine-me a cantar como você!

(    ) Elis Regina, cantora brasileira, é um grande ícone da música popular brasileira.

(     ) O gerente que pediu o relatório, Márcio, é muito bravo.


6. Sobre o texto abaixo, explique:


a) Dentro do texto, a quem se referem as expressões “Um dos principais jogadores do Palmeiras na temporada” e “de 17 anos”?

b) Por que o autor do texto achou necessário trazer essas informações antes de falar na convocação do jogador? 

c)  O que fica pressuposto para o leitor com a expressão: “Um dos principais jogadores do Palmeiras na temporada”?

d)  Como se classificam sintaticamente essas duas expressões?

e)  Por quais outros sinais de pontuação essas expressões poderiam ter sido separadas sem alterar o sentido da oração?

 

7.  Leia as frases a seguir e observe que os apostos não estão isolados das orações por meio de vírgula(s). Desse modo, identifique os apostos e os separe nas orações:

 

a)      A geografia estudo da terra é uma disciplina fundamental do currículo escolar.

b)      Júlia dos Recursos Humanos pediu para você preencher essas fichas.

c)      Maria professora de inglês não pode dar aula hoje.

d)      Aquela mãe uma guerreira na selva conseguiu criar os filhos sozinha.

e)      Do doce manjar dos deuses não tinha sobrado nada.

f)       Meu patrão um general só sabia mandar.

g)      A água recurso indispensável para a sobrevivência está cada vez mais escassa.

 

8.  Segundo a intenção do discurso, o aposto pode ser classificado em sete tipos. A partir disso, faça a correspondência correta entre a expressão destaca e o tipo de aposto que ela exerce:

1.   Explicativo: oferece uma explicação sobre o termo anterior.

2.  Distributivo: retoma as explicações sobre os termos, contudo, de maneira separada na oração.

3.   Enumerativo: enumera as explicações sobre o termo

4.   Comparativo: compara termos da oração.

5.   Resumidor ou recapitulativo: resume os termos anteriores do enunciado.

6.   Especificativo: especifica um termo da oração.

7.  Aposto de oração: é uma oração que tem valor de aposto e depende da outra em termos sintáticos.

 

(   ) O casal se dá muito bem, fato que me deixa tranquila.

(    ) A avenida Paulista é lindíssima. 

(    ) Saúde, educação e acesso à cultura, tudo isso são prioridades para a melhoria de um país.

(     ) Seu cérebro, uma máquina potente, encontrava soluções para todos os problemas.

(    ) Quero apenas isto: descanso, sossego e silêncio.

(    ) Preciso de 50 reais: 30 para o sorvete e 20 para os biscoitos.

(     ) Lampião e Maria Bonita, famosos cangaceiros, tiveram uma morte trágica.

 

Observe a imagem abaixo para responder a próxima questão:

 

9. Sobre a função sintática do aposto e a tirinha acima, assinale a única alternativa CORRETA:

a) No primeiro quadrinho a expressão “Franklin,” indica um aposto especificativo.

b) Ainda no primeiro quadrinho a expressão “no estilo de Paulo Leminski.” exerce a função de aposto.

c) No terceiro quadrinho a expressão “Franklin,” indica um vocativo.

d)  Ainda sobre o terceiro quadrinho a expressão “o robô dotado de burrice artificial” traz uma explicação sobre quem é “Franklin”.

e) A vírgula depois da palavra “Franklin” na expressão do terceiro quadrinho pode ser substituída por uma exclamação e não alteraria o sentido original do texto.

 

10. Analise os três excertos abaixo e analise as assertivas que seguem.

 

I-  Desejo-lhe duas coisas: saúde e paz.

II- Trocar fraldas, dormir pouco, amamentar, tudo isso exige muita paciência e amor.

III- A floresta Amazônica, o pulmão do planeta, precisa de ajuda.  

 

Os apostos em destaque classificam-se respectivamente em:

a) comparativo, recapitulativo, enumerativo.

b) enumerativo, comparativo, distributivo.

c) explicativo, especificativo, comparativo.

d) recapitulativo, oracional, explicativo.

e) enumerativo, recapitulativo, comparativo.

 

INSCREVA-SE NO SININHO PARA RECEBER AS NOTIFICAÇÕES DAS ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES DO NOSSO BLOG PROFESSORJEANRODRIGUES.COM.BR

ACESSE A ATIVIDADE EM PDF CLICANDO NO LINK ABAIXO👇

ATIVIDADE EM PDF

 

GABARITO OFICIAL:


1. Sobre o texto:

a) O humor é causado pela interação entre a fala do marido e a resposta não verbal da esposa, onde há um mal-entendido ou uma interpretação literal de algo que tem um duplo sentido.

b) A esposa deixa subentendido que ela quer algo específico sem precisar dizê-lo diretamente, talvez esperando que ele entenda seu desejo ou necessidade sem que ela o expresse de forma explícita.

c) A expressão que indica chamamento pode ser algo como "Ei", "Oh", ou o nome de alguém, dependendo do contexto da charge.

d) Essa expressão classifica-se como vocativo, já que é usada para chamar ou invocar alguém.

e) "Eu estava, amor, apenas tentando ajudar com isso." (Caso o vocativo seja "amor", por exemplo).

 

2. Separe os vocativos nas frases:

a) Bom dia, professora! Não poderei ir à escola hoje.

b) Aonde meu pai foi, mãe?

c) João, Paulo chegou.

d) Traga minha carteira, filha, por favor!

e) Maria, bom dia!

f) Professora, queremos saber as notas.

g) Não diga dessa forma, Manuela!

h) Ó, meu amor, isso não se faz.

i) Veja, meu querido, que lindo lugar.

j) Quando sair, Luís Paulo, deixe a luz acesa.

k) Tivemos azar, amiga, de ninguém nos encontrar.

l) Amanhã será, Dona Elisa, dia da festa.

m) Ó, Maria, abre a porta.

n) Correi, ó lágrimas!

o) Meu servo fiel, não me decepcione.

p) Acalmai, tempestade impetuosa.

q) Volta, ó sol, ó néctar da minha alma.

r) Ó, meu amado, onde você está?

s) Nossa Senhora do Socorro, me ajude!

t) Ó, sinos de bronze, ecoai vossa melodia.

3. C

4. C

5. Identifique as orações com vocativo:

( X ) Amiga, você sabe que horas são?

(    ) A amiga não sabe que horas são.

( X ) Pessoal, venha ver isso!

(    ) Foi pedido a Carlos e Letícia que encerrassem a conversa.

( X ) Carlos e Letícia, já mandei pararem de conversar durante a aula!

( X ) Por favor, Elis, ensine-me a cantar como você!

(    ) Elis Regina, cantora brasileira, é um grande ícone da música popular brasileira.

(    ) O gerente que pediu o relatório, Márcio, é muito bravo.

 

6.

a) As expressões “Um dos principais jogadores do Palmeiras na temporada” e “de 17 anos” referem-se ao jogador Estevam.

b) O autor trouxe essas informações para situar o leitor de quem é o jogador , explicando a relevância da convocação.

c) A expressão pressupõe que há outros jogadores muito importantes para o time no momento.

d) As duas expressões são aposto explicativo.

e) Elas poderiam ser separadas por travessões ou parênteses sem alterar o sentido.

 

7. Separe os apostos nas orações:

a) A geografia, estudo da terra, é uma disciplina fundamental do currículo escolar.

b) Júlia, dos Recursos Humanos, pediu para você preencher essas fichas.

c) Maria, professora de inglês, não pode dar aula hoje.

d) Aquela mãe, uma guerreira na selva, conseguiu criar os filhos sozinha.

e) Do doce, manjar dos deuses, não tinha sobrado nada.

f) Meu patrão, um general, só sabia mandar.

g) A água, recurso indispensável para a sobrevivência, está cada vez mais escassa.

 

8.

( 7 ) O casal se dá muito bem, fato que me deixa tranquila.

( 6 ) A avenida Paulista é lindíssima.

( 5 ) Saúde, educação e acesso à cultura, tudo isso são prioridades para a melhoria de um país.

( 1 ) Seu cérebro, uma máquina potente, encontrava soluções para todos os problemas.

( 3 ) Quero apenas isto: descanso, sossego e silêncio.

( 2 ) Preciso de 50 reais: 30 para o sorvete e 20 para os biscoitos.

( 1 ) Lampião e Maria Bonita, famosos cangaceiros, tiveram uma morte trágica.

 

9. D

10. E


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem