Leia a informação abaixo:
1. Sobre o enunciado principal: “NOVO HYUNDAI CRETA É FLAGRADO SEM CAMUFLAGEM”, responda:
a) O que o adjetivo “novo” deixa
pressuposto para o leitor?
b) A respeito de quem se fala alguma
coisa?
c) Qual é o núcleo do sujeito “Novo
Hyundai Creta”?
d) Que parte da oração informa algo
sobre o sujeito?
e) Que tipo de sujeito há nesta
oração?
2. Sobre a manchete acima, explique:
a)
Quem
é o sujeito da forma verbal “frustam”?
b)
Quem
é o núcleo desse sujeito?
c)
Como
se classifica esse sujeito?
d)
O
verbo concorda com o sujeito em que?
e)
Escreva
um sinônimo para a palavra “ambição”.
Observe
a publicação de Instagram abaixo:
3. Sobre o enunciado principal: “CONTINUAREI POSTANDO MEMES DA CADEIRADA, PQ PRA MIM ISSO FOI SENSACIONAL”:
a)
Identifique
marcas de variação linguística típicas da oralidade e do mundo das redes
sociais.
b)
Quantas
orações há no texto?
c)
Como
é possível identificar o sujeito da primeira oração e como ele se classifica?
d)
Quem
é o sujeito da segunda oração e como ele se classifica?
e)
Que
tipo de predicado há em cada oração respectivamente?
Leia
o texto a seguir:
Sofia
Vergara foi indicada ao Emmy 2024, premiação conhecida como o Oscar da TV, e
marcou presença na entrega dos troféus, que aconteceu na noite do último
domingo (15), mas não levou o prêmio para casa. Em um vídeo que circula nas
redes sociais, a artista aparece brincando que foi "roubada"
novamente. "Me roubaram, me roubaram o Emmy outra vez, pela quinta
vez", diz a artista em um vídeo gravado nos bastidores da premiação.
4. A partir da fala da cantora “Me roubaram, me roubaram o Emmy outra vez, pela quinta vez”, explique:
a)
Por
que ela fala “me roubaram” duas vezes?
b)
Qual
o sentimento a cantora transmite com essa sua fala?
c)
Apenas
pelas palavras da fala dela, quem cometeu a ação de roubar?
d)
Como
se classifica o sujeito do verbo “roubar” nessa fala?
e)
Levante
hipóteses: por que em sua fala, ela não deixou claro para o público quem ela
acha que a roubou?
Um
caça supersônico caiu durante um treinamento militar na Rússia nesta
terça-feira (11), segundo informações da mídia local. De acordo com as
autoridades, toda a tripulação que estava a bordo da aeronave morreu. Ainda não se sabe ao certo o número
exato de militares que estavam no local e foram vítimas do acidente, no
entanto, segundo agências locais, a informação é de que dois pilotos morreram.
Fonte: https://cultura.uol.com.br, 11/06/2024.
5.
Sobre
o enunciado do texto acima: “Ainda não se sabe ao
certo o número exato de militares que estavam no local e foram vítimas do
acidente.”, assinale V para verdadeiro e F para falso nas
afirmações:
( ) O sujeito do verbo “saber” (sabe) é “o número exato de militares”.
(
) O sujeito do verbo “saber” (sabe) é
classificado como composto, já que possui mais de um núcleo.
( ) Na expressão verbal “não se sabe”
o sujeito é indeterminado.
( ) Na expressão verbal “não se sabe”
o termo “se” classifica-se como índice de indeterminação do sujeito.
( ) O sujeito do verbo “ser” (foram) é
“o número exato de militares que estavam no local”.
No texto:
6.
Sobre
o enunciado, responda:
a) O que significa “ter tudo”, segundo o texto?
b) Na
oração: “Há pessoas que têm tudo”,
como se classifica o sujeito do verbo em destaque?
c) Na
oração: “Há pessoas que têm tudo”,
como se classifica o verbo em destaque?
d) Na
oração: “Há pessoas que têm tudo”,
se trocássemos o verbo “haver” por “existir” mudaria o sentido do
texto?
e) Na
oração: “Há pessoas que têm tudo”,
se trocássemos “haver” por “existir” a classificação do sujeito
continuaria a mesma?
7. Identifique o sujeito de cada verbo da tirinha e a sua classificação. Em seguida, faça a correspondência entre o verbo e o tipo de sujeito a quem se refere:
( 1 )FAZ |
( ) SUJ.
SIMPLES |
( 2 ) SEI |
( ) SUJ.
SIMPLES |
( 3 ) PRECISA
LEVAR |
( ) SUJ.
INEXISTENTE |
( 4 )PASSA |
( ) SUJ. ELÍPTICO |
8. O sujeito e o predicado são os termos essenciais da oração. No primeiro quadro da tirinha, Manuelito fala da dificuldade para entender esse conceito. O que leva, portanto, à resposta do garoto, no último quadrinho?
a)
A realidade das salas de aula onde se tornaram comuns as dificuldades de
aprendizagem dos termos essenciais da oração.
b)
A subjetividade dos conceitos de sujeito e predicado confrontado com a
proximidade de uma ação concreta, na ocasião do questionamento: o lixo jogado
na rua.
c)
A degradação do espaço e a ineficiência do poder público.
d)
A dificuldade de se compreender tais conceitos, nessa faixa etária.
e)
Apercepção de que a população, ao jogar lixo na rua, enfeia a cidade.
9.
De
acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa “Aurélio" – em sua 9ª edição,
“sujeito" significa “...Termo da oração a respeito do qual se anuncia
alguma coisa e com o qual o verbo concorda". Baseando-se nessa afirmação e
em seus conhecimentos sobre os variados tipos de sujeito, indique, dentre os
enunciados abaixo, apenas aquele que apresenta um caso de oração sem sujeito:
a) A professora e os alunos ensaiaram para a festa da escola.
b)
Estamos
muito orgulhosos de você.
c)
Esqueceram
de trancar a porta.
d)
Faz
três anos que estudo nesta escola.
e)
Precisa-se
de vendedores.
10. Sobre a manchete em destaque acima, julgue as afirmações:
I- A expressão “até dois salários mínimos” é o sujeito do verbo “estar” (está).
II- A expressão “até dois salários mínimos” classifica-se como sujeito composto por causa dos núcleos “salário” e “mínimo”.
III- A expressão “Quem ganha até dois salários mínimos” é classificada como sujeito oracional.
Está(ão)
correta(s):
a)
I
apenas
b)
II
apenas
c)
III
apenas
d)
I
e III
e)
II
e III
Leia
esta tira.
11. Sobre as duas orações da tirinha,
assinale a única alternativa CORRETA:
a) A primeira oração “Escureceu!” é constituída por um verbo impessoal, logo sua ação não é atribuída a nenhum ser.
b) Na
segunda oração “Vamos pegar uns pescocinhos!” “uns pescocinhos” exerce
a função sintática de sujeito simples.
c) Na
primeira oração “Escureceu!” não é possível identificar o sujeito, porém
ele existe, portanto há um sujeito indeterminado.
d) Na
segunda oração “Vamos pegar uns pescocinhos!” é constituída por dois
verbos os quais referem-se a sujeitos diferentes.
e) Na
primeira oração “Escureceu!” o sujeito está oculto, sendo facilmente
identificável: o céu.
12. Leia as orações a segui, identifique
o sujeito em cada uma delas e o classifique:
a)
Eu
levei o meu cachorro para passear.
b)
Trovejou
a tarde inteira.
c)
Minha
irmã levou o meu cachorro para passear.
d)
Só
sei que faz cinco anos que não vejo meus filhos.
e)
Fazia
frio lá fora, por isso permaneci aquecido debaixo dos cobertores.
f)
Nós
levamos o meu cachorro para passear.
g)
O
sol brilha intensamente no céu azul.
h)
Maria
e João foram ao cinema juntos.
i)
O
cachorro e o gato brincam no jardim.
j)
Eu
e você estudamos para a prova durante a tarde toda.
k)
Levaram
o meu cachorro para passear.
l)
O
Sol e a Lua aparecem no céu durante o dia e a noite.
m)
O
pássaro voa livremente sobre as árvores.
n)
Saí
cedo de casa hoje.
o)
Podemos
resolver esse problema juntos.
p)
Dançou
muito bem na apresentação.
q) Telefonaram várias vezes durante a tarde.
r)
Esfriou
bastante ontem.
s)
São
oito horas da manhã.
t)
Havia
alguns pacotes de biscoito em cima da mesa...
u)
Dizem
coisas boas sobre o novo restaurante.
v)
Viram
você feliz no parquinho.
w)
Amanhã,
mandarão esse presente para nós!
x)
Estou
ansioso para as férias de verão.
y)
A
criança brincava no parque com seus amigos.
z)
Eu
e minha irmã levamos o meu cachorro para passear.
INSCREVA-SE NO SININHO PARA RECEBER AS NOTIFICAÇÕES DAS ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES DO NOSSO BLOG PROFESSORJEANRODRIGUES.COM.BR
ACESSE A ATIVIDADE EM PDF CLICANDO NO LINK ABAIXO👇
ATIVIDADE EM PDF
GABARITO
1.
a)
De que já existe um Hyundai Creta anterior.
b)
Novo Hyundai Creta
c)
Hyundai Creta
d)
é flagrado sem camuflagem
e) Sujeito simples
2.
a)
China e EUA
b)
China/EUA
c)
Sujeito composto
d)
concorda em pessoa e número (3ª pessoa do plural)
e) “desejo”
3.
a)
“pq”, “pra”
b)
há duas orações
c)
É possível identificar pela terminação do verbo e se classifica como sujeito
oculto.
d)
Isso
e) Predicado verbal e predicado nominal, respectivamente.
4.
a)
Para enfatizar que perdeu apenas porque foi roubada.
b)
Sentimento de indignação, de que foi lesada.
c)
Não se sabe que cometeu a ação de “roubá-la”.
d)
Sujeito indeterminado.
e) Para não se comprometer.
5. F F V V
6.
a)
Pode ser alimentação diária, moradia, roupas, educação...
b)
Sujeito inexistente ou oração sem sujeito
c)
Verbo impessoal.
d)
Não mudaria o sentido do texto.
e) Não. O sujeito passaria a ser oracional, pois a oração “pessoas que têm tudo” seria o sujeito de “existir”.
7.
( 1 )FAZ ( 4 ) SUJ. SIMPLES
( 2 )
SEI ( 2 ) SUJ. SIMPLES
( 3 ) PRECISA LEVAR (1) SUJ. INEXISTENTE
( 4 )PASSA ( 3 ) SUJ. ELÍPTICO
8.
B
9.
D
10.
C
11.
A
12.
a)
“Eu” – sujeito simples.
b)
“Trovejou” – sujeito inexistente.
c)
"Minha irmã" - sujeito simples.
d)
"Que" - sujeito oculto.
e)
"Fazia" - sujeito inexistente.
f)
“Nós” - sujeito simples.
g)
“O sol” – sujeito simples.
h)
"Maria e João" - sujeito composto.
i)
"O cachorro e o gato" - sujeito composto.
j)
"Eu e você" - sujeito composto.
k)
Sujeito indeterminado.
l)
"O Sol e a Lua" - sujeito composto.
m)
"O pássaro" - sujeito simples.
n)
Sujeito oculto (eu).
o)
Sujeito oculto.
p)
Sujeito oculto.
q)
Sujeito indeterminado.
r)
Sujeito inexistente.
s)
Sujeito inexistente.
t)
"Alguns pacotes de biscoito" - sujeito simples.
u)
Sujeito indeterminado.
v)
Sujeito indeterminado.
w)
Sujeito indeterminado.
x)
"Eu" - sujeito simples.
y)
"A criança" - sujeito simples.
z)
"Eu e minha irmã" - sujeito composto.
Postar um comentário