Leia o texto a seguir:
'Ele
quis me aniquilar viva': saiba o que é PORNOGRAFIA DA VINGANÇA e conheça
histórias de vítimas
Divulgar
e compartilhar fotos íntimas sem autorização é crime. Mulher que deu nome a lei
teve imagens compartilhadas 7 milhões de vezes. Professora de dança foi exposta
por colega.
A pornografia de vingança é o nome dado à
divulgação de conteúdos íntimos sem o consentimento da vítima com a intenção de
prejudicar e humilhar tanto a vida pública quanto a vida privada de terminada
pessoa, geralmente praticada em detrimento de um fim de relacionamento, em que
o ex-companheiro, por exemplo, não fica satisfeito com o término e quer se
vingar de sua ex-companheira de alguma forma. Apesar do tema estar relacionado,
principalmente, à privacidade da vítima, tem-se que os direitos da personalidade
como imagem, intimidade e honra previstos na Constituição Federal de 1988
também são violados, o que vem provocar a intervenção direta das relações
pessoais e da vida privada, causando danos a quem é exposto na internet sem seu
consentimento.
O termo ‘’Pornografia de Vingança’’ é uma
tradução do inglês “Revenge Porn’’, que consiste na divulgação de conteúdo
íntimo sem o consentimento da vítima, geralmente realizada por um ex-
companheiro com o intuito de gerar algum receio ou consequências psicológicas à
mesma, sendo que a referida prática além de ser principalmente praticada em
redes sociais, pode ser realizada também em sites de pornografia, onde alguma
pessoa fornece tais imagens sem o devido
conhecimento da vítima para serem publicadas posteriormente.
Um dos primeiros casos que mais obteve
repercussão no Brasil foi o da jornalista Rose Leonel,
na cidade de Maringá (PR) em janeiro de 2006. Eduardo Gonçalves, ex-noivo que
não aceitava o fim do relacionamento, fez a divulgação de fotos íntimas da
vítima juntamente com seus números de contato pessoais, anunciando-a como
garota de programa nas redes sociais. Ademais, Eduardo com o intuito de se
vingar de Rose, encaminhou tais conteúdos a diversas pessoas, dentre familiares
e amigos. Quando não havia mais imagens novas para divulgar, ele começou a
fazer edições para incluí-la em cenas de filmes pornô, o chamado “deepfake”.
Durante os sete anos de perseguição, Rose teve a sua intimidade compartilhada 7
milhões de vezes, inclusive em outros países, apontou a perícia. O criminoso
chegou distribuir CDs com as imagens na rua. A vítima começou a receber
ligações e mensagens de cunho assediador. Em razão da exposição causada por seu
ex-companheiro, Leonel foi demitida do emprego onde era apresentadora de televisão,
fazendo com que desenvolvesse problemas psicológicos. Em 2010 após vários
processos, Eduardo fora condenado a um ano e onze meses de prisão e mais R$ 30
mil reais a título de indenização, entretanto Rose não concordou com o valor
arbitrado e tentou recurso para aumentar o referido valor. Em 2013 Rose Leonel
fundou a ONG Marias da Internet, para fazer o acolhimento e orientação para
mulheres que passaram por crimes cibernéticos, sendo que atualmente vem a
atender nove casos por mês.
A professora de dança Rhuanna Nurrelly, de
Garanhuns (PE), foi vítima de exposição de imagem íntima em 2014. O caso dela é
um pouco diferente: quem tornou as imagens públicas foi uma colega de trabalho.
Um ex-namorado de Rhuanna compartilhava as fotos dela com um amigo que, por sua
vez, namorava essa colega de trabalho. O amigo do namorado de Rhuanna enviava
mensagens assediando a professora. Ao saber disso, a colega ficou com ciúmes e
resolveu publicar as imagens no Facebook. "No momento que eu vi, que eu
recebi a notícia, foi um baque. Você não espera que o seu momento de troca de
confiança seja aberto para todas as pessoas. Então, é um soco no estômago. Não
há explicação do sentimento de dor e de vergonha", conta Rhuanna.
"Vem toda a questão profissional, todo o contexto familiar. Você pensa nas
suas relações futuras, que está tudo acabado. Então, é realmente aquele momento
em que você olha para o lado e não vê saída", completa.
Após o ataque, Rhuanna foi afastada do
trabalho. A divulgação ocorreu quando ela estava começando um novo namoro, que
acabou após o rapaz não se sentir confortável em se relacionar com alguém que
tem fotos íntimas públicas. Com a divulgação do caso na imprensa, a ex-colega
teve que deixar a cidade. Desencorajada pelo advogado, Rhuanna não quis procurar
a Justiça.
Na maioria das vezes a publicação de conteúdo
íntimo não vem sozinha. Antes de ela cair na rede, as vítimas costumam sofrer
chantagens. Alguns ofensores pedem dinheiro, outros tentam impedir o término do
relacionamento. É importante que a vítima guarde todas essas ameaças, que serão
usadas como prova. De porte do material com as chantagens, faça um Boletim de
Ocorrência (B.O), de preferência em uma delegacia especializada. Mas, se na sua
cidade não tiver nenhuma, procure uma delegacia principal. O ofensor será
notificado e isto pode ser considerado um agravante judicial caso ele decida
mesmo assim publicar o conteúdo.
Fonte: (Por Vivian Souza,
Anaísa Catucci, Gabriel Croquer, g1,05/02/2023 – adaptado)
1. O tema do texto é:
a)
histórias de mulheres vítimas violência
doméstica.
b)
cyberbullying e deepfake no mundo
virtual.
c)
ataque de hackers a arquivos pessoais.
d)
conflitos internos na adolescência.
e)
divulgação de conteúdos íntimos sem o
consentimento de alguma das partes.
2. Pode-se inferir do texto que:
a)
a pornografia da vingança busca atingir apenas
a honra da vítima.
b)
a punição para quem comete tal crime é
extremamente rígida.
c) as consequências para as vítimas de
pornografia da vingança são temporárias.
d) infelizmente a leveza da lei e o machismo
cultural deixam o sentimento de impunidade.
e) a pornografia de vingança surgiu no Brasil
antes mesmo da chegada da internet.
3. Esse texto foi escrito com o objetivo de:
a) Narrar o drama vivido
por Rose Leonel.
b) Apresentar as causas
e as consequências da pornografia da vingança.
c) Divulgar e discutir a
temática a partir de exemplos reais.
d) Argumentar em defesa
de maior punição para os ex-companheiros que cometerem tais atos.
e) Conscientizar as
mulheres a não permitirem fotos e vídeos em momentos de intimidade.
4. O texto revela uma opinião no trecho:
a) Então, é um soco no
estômago. Não há explicação do sentimento de dor e de vergonha.
b) A professora de dança
Rhuanna Nurrelly, de Garanhuns (PE), foi vítima de exposição de imagem íntima
em 2014.
c) Após o ataque,
Rhuanna foi afastada do trabalho.
d) Desencorajada pelo
advogado, Rhuanna não quis procurar a Justiça.
e) A divulgação ocorreu
quando ela estava começando um novo namoro.
5. Na passagem: “Desencorajada pelo advogado, Rhuanna não quis procurar a Justiça.” O melhor significado, de acordo com o contexto, do termo em destaque seria:
a) desestimulada
b) provocada
c) desafiada
d) humilhada
e) perseguida
6. Pelas características do texto lido, que trata sobre pornografia da vingança, considera-se que ele se enquadra no gênero:
a) conto, pois exibe a
história que ocorreu Rose Leonel.
b) depoimento, pois
expõe o sofrimento das pessoas vítimas de pornografia da vingança.
c) reportagem, porque
discute o tema de maneira aprofundada e pessoal.
d) relato, pois narra
dois fatos verídicos ocorridos no país.
e) notícia, pois divulga
casos específicos e de forma impessoal sobre a pornografia da vingança.
7. Sobre a linguagem do texto acima, é correto afirmar que apresenta uma linguagem predominantemente:
a) Formal e técnica
b) Formal e literária
c) Informal e técnica
d) Popular e coloquial
e) Literária e técnica
8. O único abaixo retirado texto que fere uma regra da linguagem padrão está em:
a) “além de ser
principalmente praticada em redes sociais, pode ser realizada também em sites
de pornografia”.
b) “Durante os sete anos
de perseguição, Rose teve a sua intimidade compartilhada 7 milhões de vezes,
inclusive em outros países”.
c) “geralmente realizada por um ex- companheiro com o intuito de gerar algum receio ou consequências psicológicas à mesma”.
d) “acabou após o rapaz
não se sentir confortável em se relacionar com alguém que tem fotos íntimas
públicas”.
e) “Antes de ela cair na
rede, as vítimas costumam sofrer chantagens”.
9. No trecho:
A professora de dança Rhuanna
Nurrelly, de Garanhuns (PE), foi vítima de exposição de imagem íntima em 2014.
O caso dela é um pouco diferente: quem tornou as
imagens públicas foi uma colega de trabalho.
Os sinais de pontuação são elementos com importantes funções para a progressão temática. O sinal de dois-pontos usado na primeira linha do quarto parágrafo foi utilizado para indicar
a) uma informação
implícita, isto é, que não está clara na mente do interlocutor.
b) um esclarecimento a
partir de uma comparação.
c) uma situação
incoerente que passa na mente do leitor.
d) a eliminação de uma
ideia.
e) a interrupção de uma
ação.
“a referida prática além de ser
principalmente praticada em redes sociais, pode ser realizada também em sites
de pornografia [...]”
10. No trecho acima, o elemento “além de” funciona como:
a) operador
argumentativo, conferindo sequenciação e acréscimo de ideias no texto.
b) conectivo de
retomada, substituindo informação já citada antes.
c) expressão expletiva,
podendo ser retirada sem causar prejuízo às informações do trecho.
d) conjunção conclusiva,
encerrando a ideia dos locais de divulgação.
e) expressões
catafóricas, apontando para informações que serão citadas posteriormente.
11. No trecho retirado do início do terceiro parágrafo: “anunciando-a como garota de programa nas redes sociais.” O pronome “a” em destaque retoma:
a) jornalista Rose
Leonel
b) cidade de Maringá
(PR)
c) fotos íntimas
d) divulgação
e) relacionamento
12. A repetição de
palavras no texto, quando sem uma clara intenção, normalmente prejudica a
coesão textual, por isso a importância de se usar sinônimos para substituir palavras
já citadas ante. Assinale a única expressão que NÃO ESTÁ presente para
se referir a “Eduardo Gonçalves”, no terceiro parágrafo.
a) ex-noivo
b) Eduardo
c) acusado
d) ele
e) criminoso
13. Leia o trecho para responder de 13 a 15:
“Apesar do tema estar relacionado, principalmente, à privacidade da vítima, tem-se que os direitos da personalidade como imagem, intimidade e honra previstos na Constituição Federal de 1988 também são violados”.
O conectivo em destaque gera o efeito semântico de:
a) Proporção
b) Causa
c) Oposição
d) Concessão
e) Conclusão
14. O conectivo em destaque poderia ser substituído, mantendo o mesmo efeito semântico, por:
a) À medida que
b) Como
c) Porém
d) Embora
e) Portanto
15. O conectivo em destaque classifica-se como:
a) Conjunção
subordinativa proporcional
b) Conjunção
subordinativa causal
c) Conjunção
coordenativa adversativa
d) Conjunção subordinativa
conclusiva
e) Conjunção
subordinativa concessiva
Leia o texto 2 para responder as questões de
16 a 20:
16. As informações do texto 2 em relação às do texto 1
a) contradizem-se
b) complementam-se
c) não dialogam
d) prejudicam o texto
anterior
e) divergem
17. A articulação entre os elementos verbais e os não verbais do texto tem como propósito desencadear
a) identificação de
distinções entre vítima e acusado.
b) revisão de
representações estereotipadas de gênero.
c) adoção de medidas para
a defesa após o crime ocorrer.
d) tomada de ações
preventivas para as vítimas.
e) retomada de opiniões
a respeito do caráter dos acusados.
18. A intenção argumentativa do autor ao expor as informações na estrutura de lista justifica-se por:
a) facilitar a
compreensão apenas das vítimas por meio de um passo a passo.
b) narrar uma série de
estratégias para evitar que imagens íntimas sejam vazadas.
c) segmentar as informações em detalhes ou
passos claros, facilitando a compreensão do conteúdo.
d) dissertar a fim de justificar um ponto de
vista sobre relacionamentos amorosos.
e)
educar com base em um conjunto de estratégias
formativas.
19. No texto, a recorrência da forma verbal de infinitivo como título é usada para
a) evidenciar a
importância de uma rede de apoio para as mulheres vítimas dessa violência.
b) denunciar a
disparidade entre o que fazer e não fazer quando for vítima desse crime.
c) ressaltar a noção de que a ação
já foi realizada, completada ou finalizada.
d) ratificar a ideia de
processo, continuidade e dinamismo das ações a serem tomadas.
e) enfatizar o tema da
ação, já que o
infinitivo é uma forma verbal neutra que facilita a comunicação de ideias de
forma geral.
20. Assinale a única palavra do texto II que não faz parte do universo digital:
a) difamação
b) pendrive
c) e-mail
d) prints
e) links
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