SIMULADO DE PORTUGUÊS PARA A PROVA DO SIAVE/IDEB AVANÇA PB + APRENDIZAGEM

Leia o texto a seguir:

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'Ele quis me aniquilar viva': saiba o que é PORNOGRAFIA DA VINGANÇA e conheça histórias de vítimas

Divulgar e compartilhar fotos íntimas sem autorização é crime. Mulher que deu nome a lei teve imagens compartilhadas 7 milhões de vezes. Professora de dança foi exposta por colega.

A pornografia de vingança é o nome dado à divulgação de conteúdos íntimos sem o consentimento da vítima com a intenção de prejudicar e humilhar tanto a vida pública quanto a vida privada de terminada pessoa, geralmente praticada em detrimento de um fim de relacionamento, em que o ex-companheiro, por exemplo, não fica satisfeito com o término e quer se vingar de sua ex-companheira de alguma forma. Apesar do tema estar relacionado, principalmente, à privacidade da vítima, tem-se que os direitos da personalidade como imagem, intimidade e honra previstos na Constituição Federal de 1988 também são violados, o que vem provocar a intervenção direta das relações pessoais e da vida privada, causando danos a quem é exposto na internet sem seu consentimento.

O termo ‘’Pornografia de Vingança’’ é uma tradução do inglês “Revenge Porn’’, que consiste na divulgação de conteúdo íntimo sem o consentimento da vítima, geralmente realizada por um ex- companheiro com o intuito de gerar algum receio ou consequências psicológicas à mesma, sendo que a referida prática além de ser principalmente praticada em redes sociais, pode ser realizada também em sites de pornografia, onde alguma pessoa fornece  tais imagens sem o devido conhecimento da vítima para serem publicadas posteriormente.

Um dos primeiros casos que mais obteve repercussão no Brasil foi o da jornalista Rose Leonel, na cidade de Maringá (PR) em janeiro de 2006. Eduardo Gonçalves, ex-noivo que não aceitava o fim do relacionamento, fez a divulgação de fotos íntimas da vítima juntamente com seus números de contato pessoais, anunciando-a como garota de programa nas redes sociais. Ademais, Eduardo com o intuito de se vingar de Rose, encaminhou tais conteúdos a diversas pessoas, dentre familiares e amigos. Quando não havia mais imagens novas para divulgar, ele começou a fazer edições para incluí-la em cenas de filmes pornô, o chamado “deepfake”. Durante os sete anos de perseguição, Rose teve a sua intimidade compartilhada 7 milhões de vezes, inclusive em outros países, apontou a perícia. O criminoso chegou distribuir CDs com as imagens na rua. A vítima começou a receber ligações e mensagens de cunho assediador. Em razão da exposição causada por seu ex-companheiro, Leonel foi demitida do emprego onde era apresentadora de televisão, fazendo com que desenvolvesse problemas psicológicos. Em 2010 após vários processos, Eduardo fora condenado a um ano e onze meses de prisão e mais R$ 30 mil reais a título de indenização, entretanto Rose não concordou com o valor arbitrado e tentou recurso para aumentar o referido valor. Em 2013 Rose Leonel fundou a ONG Marias da Internet, para fazer o acolhimento e orientação para mulheres que passaram por crimes cibernéticos, sendo que atualmente vem a atender nove casos por mês.

A professora de dança Rhuanna Nurrelly, de Garanhuns (PE), foi vítima de exposição de imagem íntima em 2014. O caso dela é um pouco diferente: quem tornou as imagens públicas foi uma colega de trabalho. Um ex-namorado de Rhuanna compartilhava as fotos dela com um amigo que, por sua vez, namorava essa colega de trabalho. O amigo do namorado de Rhuanna enviava mensagens assediando a professora. Ao saber disso, a colega ficou com ciúmes e resolveu publicar as imagens no Facebook. "No momento que eu vi, que eu recebi a notícia, foi um baque. Você não espera que o seu momento de troca de confiança seja aberto para todas as pessoas. Então, é um soco no estômago. Não há explicação do sentimento de dor e de vergonha", conta Rhuanna. "Vem toda a questão profissional, todo o contexto familiar. Você pensa nas suas relações futuras, que está tudo acabado. Então, é realmente aquele momento em que você olha para o lado e não vê saída", completa.

Após o ataque, Rhuanna foi afastada do trabalho. A divulgação ocorreu quando ela estava começando um novo namoro, que acabou após o rapaz não se sentir confortável em se relacionar com alguém que tem fotos íntimas públicas. Com a divulgação do caso na imprensa, a ex-colega teve que deixar a cidade. Desencorajada pelo advogado, Rhuanna não quis procurar a Justiça.

Na maioria das vezes a publicação de conteúdo íntimo não vem sozinha. Antes de ela cair na rede, as vítimas costumam sofrer chantagens. Alguns ofensores pedem dinheiro, outros tentam impedir o término do relacionamento. É importante que a vítima guarde todas essas ameaças, que serão usadas como prova. De porte do material com as chantagens, faça um Boletim de Ocorrência (B.O), de preferência em uma delegacia especializada. Mas, se na sua cidade não tiver nenhuma, procure uma delegacia principal. O ofensor será notificado e isto pode ser considerado um agravante judicial caso ele decida mesmo assim publicar o conteúdo.

 Fonte: (Por Vivian Souza, Anaísa Catucci, Gabriel Croquer, g1,05/02/2023 – adaptado)


1.    O tema do texto é: 

a)    histórias de mulheres vítimas violência doméstica.

b)    cyberbullying e deepfake no mundo virtual. 

c)    ataque de hackers a arquivos pessoais.

d)    conflitos internos na adolescência.

e)    divulgação de conteúdos íntimos sem o consentimento de alguma das partes.

 

2.    Pode-se inferir do texto que: 

a)    a pornografia da vingança busca atingir apenas a honra da vítima.

b)    a punição para quem comete tal crime é extremamente rígida.

c)  as consequências para as vítimas de pornografia da vingança são temporárias.

d)   infelizmente a leveza da lei e o machismo cultural deixam o sentimento de impunidade.

e)  a pornografia de vingança surgiu no Brasil antes mesmo da chegada da internet.

 

3.    Esse texto foi escrito com o objetivo de:

a)    Narrar o drama vivido por Rose Leonel.

b)    Apresentar as causas e as consequências da pornografia da vingança.

c)    Divulgar e discutir a temática a partir de exemplos reais.

d)  Argumentar em defesa de maior punição para os ex-companheiros que cometerem tais atos.

e)    Conscientizar as mulheres a não permitirem fotos e vídeos em momentos de intimidade.

 

4.    O texto revela uma opinião no trecho:

a) Então, é um soco no estômago. Não há explicação do sentimento de dor e de vergonha.

b) A professora de dança Rhuanna Nurrelly, de Garanhuns (PE), foi vítima de exposição de imagem íntima em 2014.

c)  Após o ataque, Rhuanna foi afastada do trabalho.

d) Desencorajada pelo advogado, Rhuanna não quis procurar a Justiça.

e) A divulgação ocorreu quando ela estava começando um novo namoro.

 

5. Na passagem: “Desencorajada pelo advogado, Rhuanna não quis procurar a Justiça.” O melhor significado, de acordo com o contexto, do termo em destaque seria:

a)    desestimulada

b)    provocada

c)    desafiada

d)    humilhada

e)    perseguida

 

6. Pelas características do texto lido, que trata sobre pornografia da vingança, considera-se que ele se enquadra no gênero:

a)  conto, pois exibe a história que ocorreu Rose Leonel.

b) depoimento, pois expõe o sofrimento das pessoas vítimas de pornografia da vingança.

c)  reportagem, porque discute o tema de maneira aprofundada e pessoal.  

d)  relato, pois narra dois fatos verídicos ocorridos no país.

e) notícia, pois divulga casos específicos e de forma impessoal sobre a pornografia da vingança.

 

7. Sobre a linguagem do texto acima, é correto afirmar que apresenta uma linguagem predominantemente:

a)    Formal e técnica

b)    Formal e literária

c)    Informal e técnica

d)    Popular e coloquial

e)    Literária e técnica

 

8.  O único abaixo retirado texto que fere uma regra da linguagem padrão está em:

a) “além de ser principalmente praticada em redes sociais, pode ser realizada também em sites de pornografia”.

b) “Durante os sete anos de perseguição, Rose teve a sua intimidade compartilhada 7 milhões de vezes, inclusive em outros países”.

c)   geralmente realizada por um ex- companheiro com o intuito de gerar algum receio ou consequências psicológicas à mesma”.

d)  “acabou após o rapaz não se sentir confortável em se relacionar com alguém que tem fotos íntimas públicas”.

e)  “Antes de ela cair na rede, as vítimas costumam sofrer chantagens”.

 

9.    No trecho: 

A professora de dança Rhuanna Nurrelly, de Garanhuns (PE), foi vítima de exposição de imagem íntima em 2014. O caso dela é um pouco diferente: quem tornou as imagens públicas foi uma colega de trabalho.

Os sinais de pontuação são elementos com importantes funções para a progressão temática. O sinal de dois-pontos usado na primeira linha do quarto parágrafo foi utilizado para indicar

 

a)    uma informação implícita, isto é, que não está clara na mente do interlocutor.

b)    um esclarecimento a partir de uma comparação.

c)    uma situação incoerente que passa na mente do leitor.

d)    a eliminação de uma ideia.

e)    a interrupção de uma ação.

 

“a referida prática além de ser principalmente praticada em redes sociais, pode ser realizada também em sites de pornografia [...]”

 

10. No trecho acima, o elemento “além de” funciona como:

a) operador argumentativo, conferindo sequenciação e acréscimo de ideias no texto.

b)  conectivo de retomada, substituindo informação já citada antes.

c)  expressão expletiva, podendo ser retirada sem causar prejuízo às informações do trecho.

d)  conjunção conclusiva, encerrando a ideia dos locais de divulgação.

e) expressões catafóricas, apontando para informações que serão citadas posteriormente.

 

11. No trecho retirado do início do terceiro parágrafo: “anunciando-a como garota de programa nas redes sociais.” O pronome “a” em destaque retoma:

a)    jornalista Rose Leonel

b)    cidade de Maringá (PR)

c)    fotos íntimas

d)    divulgação

e)    relacionamento

 

12. A repetição de palavras no texto, quando sem uma clara intenção, normalmente prejudica a coesão textual, por isso a importância de se usar sinônimos para substituir palavras já citadas ante. Assinale a única expressão que NÃO ESTÁ presente para se referir a “Eduardo Gonçalves”, no terceiro parágrafo.

 

a)    ex-noivo

b)    Eduardo

c)    acusado

d)    ele

e)    criminoso

 

13. Leia o trecho para responder de 13 a 15:

“Apesar do tema estar relacionado, principalmente, à privacidade da vítima, tem-se que os direitos da personalidade como imagem, intimidade e honra previstos na Constituição Federal de 1988 também são violados”.

O conectivo em destaque gera o efeito semântico de:

a)    Proporção

b)    Causa

c)    Oposição

d)    Concessão

e)    Conclusão

 

14. O conectivo em destaque poderia ser substituído, mantendo o mesmo efeito semântico, por:

a)    À medida que

b)    Como

c)    Porém

d)    Embora

e)    Portanto

 

15. O conectivo em destaque classifica-se como:

a)    Conjunção subordinativa proporcional

b)    Conjunção subordinativa causal

c)    Conjunção coordenativa adversativa

d)    Conjunção subordinativa conclusiva

e)    Conjunção subordinativa concessiva

 

Leia o texto 2 para responder as questões de 16 a 20:

 


16. As informações do texto 2 em relação às do texto 1

a)    contradizem-se

b)    complementam-se

c)    não dialogam

d)    prejudicam o texto anterior

e)    divergem

 

17. A articulação entre os elementos verbais e os não verbais do texto tem como propósito desencadear

a)    identificação de distinções entre vítima e acusado.

b)    revisão de representações estereotipadas de gênero.

c)    adoção de medidas para a defesa após o crime ocorrer.

d)    tomada de ações preventivas para as vítimas.

e)    retomada de opiniões a respeito do caráter dos acusados.

 

18. A intenção argumentativa do autor ao expor as informações na estrutura de lista justifica-se por:

a)  facilitar a compreensão apenas das vítimas por meio de um passo a passo.

b) narrar uma série de estratégias para evitar que imagens íntimas sejam vazadas.

c) segmentar as informações em detalhes ou passos claros, facilitando a compreensão do conteúdo.

d) dissertar a fim de justificar um ponto de vista sobre relacionamentos amorosos. 

e)    educar com base em um conjunto de estratégias formativas.


19. No texto, a recorrência da forma verbal de infinitivo como título é usada para

a) evidenciar a importância de uma rede de apoio para as mulheres vítimas dessa violência.

b) denunciar a disparidade entre o que fazer e não fazer quando for vítima desse crime.

c)  ressaltar a noção de que a ação já foi realizada, completada ou finalizada.

d) ratificar a ideia de processo, continuidade e dinamismo das ações a serem tomadas.

e) enfatizar o tema da ação, já que o infinitivo é uma forma verbal neutra que facilita a comunicação de ideias de forma geral.

 

20. Assinale a única palavra do texto II que não faz parte do universo digital: 

a)    difamação

b)    pendrive

c)    e-mail

d)    prints

e)    links


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GABARITO OFICIAL

1. E
2. D
3. C
4. A
5. A
6. C
7. A
8. C
9. B
10. A
11.A
12. C
13. D
14. D
15. E
16. A
17. C
18. C
19. E
20. A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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