Leia a tirinha a seguir:
1. Sobre o texto acima, responda:
a) O humor é causado por
uma quebra de expectativa no 3º quadrinho. Explique como isso ocorre.
b) O que indica a
expressão facial do marido no 1º quadrinho?
c) Quantas orações há no
2º quadrinho?
d) Em: “Não diga que
não pode, se ontem mesmo você pode!” qual vocábulo relaciona a duas orações
e que efeito de sentido esse vocábulo transmite?
e) Como se classifica a
palavra em destaque “Não diga que não pode, se
ontem mesmo você pode!”?
2. A partir da leitura do quadrinho acima, explique:
a)
Qual
a crítica a tirinha faz às relações conjugais?
b)
Pesquise
o significado de “deferência”.
c)
A
oração “Quando se conhecem...”
aparece três vezes no texto. Em que voz verbal está o enunciado?
d)
Ainda
sobre esta oração “Quando se
conhecem...” qual o efeito de sentido da palavra em destaque?
e)
Qual
a função da palavra “se” nessa oração?
3. Leia as orações a seguir e identifique a função da palavra “se” em cada uma delas:
a)
Ele
conferiu se ela tinha chegado.
b)
Minha
dúvida é se ele aceitará a proposta.
c)
Se eu pudesse, teria ficado mais tempo.
d)
Ele
disse que vai comprar uma casa se ganhar na loteria.
e)
Se não tinha dinheiro, não deveria ter viajado.
f)
Deveria
ter feito o trabalho se estava disponível.
g)
Riu-se da piada do
irmão.
h)
Foi-se embora para
nunca mais voltar.
i)
As
crianças desta turma se entendem muito bem.
j)
Naquela
família, todos se amam muito.
k)
Natália
está se penteando
para sair.
l)
O
filhote de gato estava se lambendo.
m) A professora se aborreceu
com a turma.
n)
Ela
se envolveu
na discussão desnecessariamente.
o)
Fala-se muito do corona
vírus.
p)
Morre-se de fome e
sede naquela região.
q)
Entregam-se encomendas.
r)
Poupou-se dinheiro com
a compra de roupas usadas.
TEXTO I:
TEXTO II:
4. Ao comparar os dois textos, responda:
a)
Qual
deles é um anúncio?
b)
Qual
deles tem a intenção de mandar uma indireta para alguém?
c)
Qual
a função do vocábulo “se” no texto I?
d)
Qual
a função do vocábulo “se” no texto II?
e)
O
vocábulo “se” no texto II poderia ser substituído por qual conectivo sem
mudar o sentido original do texto?
5.
Sobre o texto acima, marque V para verdadeiro e F
para falso:
( ) O texto faz uma paráfrase com uma fala típica de assaltos.
( ) É um exemplo de período composto por coordenação.
( ) O vocábulo “se” funciona como conjunção condicional.
( ) A palavra “se” classifica-se como parte integrante do verbo.
( ) O
vocábulo “se” exerce a função de pronome indefinido.
6. Analise as orações a aponte a única cujo vocábulo “se” funciona como parte integrante do verbo:
a)
Analisamos
se as propostas eram convenientes.
b)
Se
não tinha competência para o cargo, não poderia ter aceitado a proposta.
c)
Fiscalizaram-se
várias CNHs.
d)
Os
garotos queixaram-se do mau atendimento.
e)
A
garota penteou-se diante do espelho.
7. Leia a manchete acima, analise a função do “se” e, em seguida, marque a única alternativa cuja palavra destacada tem a mesma funcionalidade daquela da manchete:
a)
Inacreditavelmente,
aqueles amigos parecem respeitar-se.
b)
Toda
plateia riu-se diante das
travessuras do palhaço trapalhão.
c)
Quero
saber se ela virá à festa.
d)
Se todos tivessem estudado, as notas seriam altas.
e)
Passavam-se dias e nada
acontecia.
8.
Sobre as ocorrências da palavra “se” no texto acima, julgue
as afirmações a seguir:
I. Em ambos os casos, o vocábulo “se” exerce função de Índice
de indeterminação do sujeito.
II. Nos dois casos as ações dos verbos “viver” e “morrer”
indicam que o sujeito reflexivo da frase praticou e recebeu a ação.
III. Ambos têm o único papel de destacar, de realçar os núcleos
informativos das orações.
IV. Nos dois casos o “se” foi usado para indicar que os sujeitos
da frase são indeterminados, ou seja, não estão especificados,
generalizando-se.
Está(ão) correta(s):
a)
I
apenas
b)
II
apenas
c)
II
e IV
d)
I
e III
e)
I
e IV
9. O vocábulo “se” no texto acima funciona como conjunção integrante, introduzindo uma oração:
a)
Subordinada
substantiva subjetiva
b) Subordinada
substantiva objetiva indireta.
c) Subordinada
substantiva objetiva direta.
d) Subordinada
substantiva predicativa.
e) Subordinada
substantiva completiva nominal.
10. Observe o funcionamento do vocábulo “se” no texto acima e assinale a única alternativa que traz a sua classificação:
a) pronome
apassivador
b) partícula
expletiva ou de realce
c) índice
de indeterminação do sujeito
d) pronome
reflexivo
e) conjunção
integrante
TEXTO I:
TEXTO II:
11. Ao analisar o vocábulo “se” no texto I e II, conclui-se que ambos se classificam, respectivamente, como:
a) pronome
reflexivo e conjunção integrante.
b) parte
integrante do verbo e conjunção causal.
c) partícula
expletiva e índice de indeterminação de sujeito.
d) conjunção
condicional e pronome apassivador.
e) pronome
apassivador e índice de indeterminação de sujeito.
12. Em
cada um dos fragmentos abaixo expostos a partícula SE assume uma função
sintática específica. Assinale a alternativa em que esse item exerce a função de
CONJUNÇÃO INTEGRANTE.
a)
“Sem
aquele esforço extra que a provoca, pouco ou nada SE conquista.”
b)
“Pode
reparar: sem muito trabalho não SE obtêm resultados excelentes.”
c)
“Mas
a questão não é SE é bom ou ruim sentir dor.”
d)
A
questão é: SE a dor é inevitável para progredir na vida, então como
lidar com ela?”
e)
“O
cérebro é que SE encarrega de transmitir a sensação de dor
generalizada.”
13. Considerando
a estrutura do período composto “Se você duvida, experimente entrar numa
favela do Rio vestindo roupa social e vá conversar com os traficantes usando
linguagem de magistrado para ver o que lhe acontece”, analise as afirmações
abaixo.
I- A oração em destaque em “para
ver o que lhe acontece” funciona como objeto direto.
II- “Se”, no período composto em
análise, exerce a função de conjunção integrante.
III- “Se”, no período composto em
análise, exerce a função de conjunção condicional.
IV- A oração introduzida pelo
“se” é uma oração subordinada substantiva subjetiva.
V- O período é composto por
orações subordinadas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
a) I e II.
b) I, III e IV.
c) II,
IV e V.
d) I,
III e V.
e) I e
III.
14. O pronome “se”, entre outras funções, serve para indeterminar o sujeito. Identifique abaixo em qual das opções o pronome “se” é índice de indeterminação do sujeito:
a) Se
amanhã não chover, eu irei para a praia.
b) Perdeu-se
um cão de estimação.
c) Elas
não se contentaram com a derrota.
d) Ele
se feriu.
e) Lê-se
pouco entre nós.
15. “Se” é uma
partícula apassivadora em:
a) Entregaram-se as flores.
b) Vive-se feliz!
c) João cortou-se com a tesoura.
d) Se eu estudar muito, passarei na prova.
e) Ricardo não informou se iam para o passeio
na quarta-feira.
16.
Acerca do trecho “Se não for a sua praia, fique só com o streaming”,
pode-se afirmar que:
I- O termo “se” é classificado como
conjunção e estabelece relação condicional.
II- A expressão “Se não for a sua praia”
estabelece sentido denotativo e pode ser substituído por “Se não for do seu
interesse”.
III- O termo “só” é classificado como
advérbio e estabelece relação restritiva.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) I.
e) II.
17. No
excerto “Nota-se que o termo Família tem origem no latim “famulus”,
que era compreendido como o grupo de servos domésticos.”, o vocábulo em
destaque deve ser classificado como:
a)
Conjunção
integrante.
b)
Parte
integrante do verbo.
c)
Partícula
expletiva.
d)
Pronome
reflexivo.
e)
Partícula
apassivadora.
18. A classificação dos vocábulos destacados no fragmento “Se eu te perguntar agora o contato de algum parente seu, você consegue se lembrar?” (4 parágrafo) está corretamente apontada na alternativa:
a) Conjunção
integrante e pronome reflexivo.
b) Pronome
interrogativo e partícula expletiva.
c) Conjunção
condicional e parte integrante do verbo.
d) Partícula
apassivadora e pronome reflexivo.
e) Conjunção
integrante e partícula apassivadora.
19. Julgue
as proposições e assinale a alternativa que apresenta a classificação correta
do se.
I. Morre-se de fome
neste país. (índice de indeterminação do sujeito).
II. Veja se a empresa oferece conexão de internet de
qualidade. (conjunção condicional).
III.
Vendem-se casas
com varandas em terrenos arborizados. (partícula apassivadora)
a)
Está
correta apenas a II.
b)
Está
correta apenas a I.
c)
Estão
corretas apenas II e III.
d)
Estão
corretas apenas I e III.
e)
Está
correta apenas a III.
20. Assinale a alternativa em que o elemento destacado apresenta função sintática diferente das demais.
a)
Depois
de tanto tempo, esquecera-se de
como eram bonitas as alegrias do casamento.
b)
Apagaram-se as luzes
imediatamente após o belíssimo espetáculo de dança.
c)
Todo
indivíduo torna-se mais maduro, à
medida que vence as adversidades.
d)
Dirigiu-se ao grupo de alunos quando terminou a
explicação da matéria.
e)
É
dever de todo representante do povo preocupar-se
com o bem-estar da população.
ACESSE A ATIVIDADE EM PDF CLICANDO NO LINK ABAIXO👇
Postar um comentário