ATIVIDADE SOBRE FUNÇÕES DO "SE"

Leia a tirinha a seguir:

 

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1.    Sobre o texto acima, responda:

a)    O humor é causado por uma quebra de expectativa no 3º quadrinho. Explique como isso ocorre.

b)    O que indica a expressão facial do marido no 1º quadrinho?

c)    Quantas orações há no 2º quadrinho?

d)    Em: “Não diga que não pode, se ontem mesmo você pode!” qual vocábulo relaciona a duas orações e que efeito de sentido esse vocábulo transmite?

e)    Como se classifica a palavra em destaque “Não diga que não pode, se ontem mesmo você pode!”?

 

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2.    A partir da leitura do quadrinho acima, explique:

a)    Qual a crítica a tirinha faz às relações conjugais?

b)    Pesquise o significado de “deferência”.

c)    A oração “Quando se conhecem...” aparece três vezes no texto. Em que voz verbal está o enunciado?

d)    Ainda sobre esta oração “Quando se conhecem...” qual o efeito de sentido da palavra em destaque?

e)    Qual a função da palavra “se” nessa oração?

 

3.    Leia as orações a seguir e identifique a função da palavra “se” em cada uma delas:

a)    Ele conferiu se ela tinha chegado.

b)    Minha dúvida é se ele aceitará a proposta.

c)    Se eu pudesse, teria ficado mais tempo.

d)    Ele disse que vai comprar uma casa se ganhar na loteria.

e)    Se não tinha dinheiro, não deveria ter viajado.

f)     Deveria ter feito o trabalho se estava disponível.

g)    Riu-se da piada do irmão.

h)    Foi-se embora para nunca mais voltar.

i)     As crianças desta turma se entendem muito bem.

j)     Naquela família, todos se amam muito.

k)    Natália está se penteando para sair.

l)     O filhote de gato estava se lambendo.

m)  A professora se aborreceu com a turma.

n)    Ela se envolveu na discussão desnecessariamente.

o)    Fala-se muito do corona vírus.

p)    Morre-se de fome e sede naquela região.

q)    Entregam-se encomendas.

r)     Poupou-se dinheiro com a compra de roupas usadas.

 

TEXTO I:

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TEXTO II:

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4.    Ao comparar os dois textos, responda:

a)    Qual deles é um anúncio?

b)    Qual deles tem a intenção de mandar uma indireta para alguém?

c)    Qual a função do vocábulo “se” no texto I?

d)    Qual a função do vocábulo “se” no texto II?

e)    O vocábulo “se” no texto II poderia ser substituído por qual conectivo sem mudar o sentido original do texto?

 

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5.    Sobre o texto acima, marque V para verdadeiro e F para falso:

 

( ) O texto faz uma paráfrase com uma fala típica de assaltos.

( ) É um exemplo de período composto por coordenação.

( ) O vocábulo “se” funciona como conjunção condicional. 

( ) A palavra “se” classifica-se como parte integrante do verbo.

(  ) O vocábulo “se” exerce a função de pronome indefinido.

 

6.    Analise as orações a aponte a única cujo vocábulo “se” funciona como parte integrante do verbo:

a)    Analisamos se as propostas eram convenientes.

b)    Se não tinha competência para o cargo, não poderia ter aceitado a proposta.

c)    Fiscalizaram-se várias CNHs.

d)    Os garotos queixaram-se do mau atendimento.

e)    A garota penteou-se diante do espelho.

 

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7.  Leia a manchete acima, analise a função do “se” e, em seguida, marque a única alternativa cuja palavra destacada tem a mesma funcionalidade daquela da manchete:

a)    Inacreditavelmente, aqueles amigos parecem respeitar-se.

b)    Toda plateia riu-se diante das travessuras do palhaço trapalhão.

c)    Quero saber se ela virá à festa.

d)    Se todos tivessem estudado, as notas seriam altas.

e)    Passavam-se dias e nada acontecia.

 

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8.    Sobre as ocorrências da palavra “se” no texto acima, julgue as afirmações a seguir:

 

     I.  Em ambos os casos, o vocábulo “se” exerce função de Índice de indeterminação do sujeito.

 

    II.  Nos dois casos as ações dos verbos “viver” e “morrer” indicam que o sujeito reflexivo da frase praticou e recebeu a ação.

 

  III.    Ambos têm o único papel de destacar, de realçar os núcleos informativos das orações.

 

 IV.     Nos dois casos o “se” foi usado para indicar que os sujeitos da frase são indeterminados, ou seja, não estão especificados, generalizando-se.

 

Está(ão) correta(s):

a)    I apenas

b)    II apenas

c)    II e IV

d)    I e III

e)    I e IV

 

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9.  O vocábulo “se” no texto acima funciona como conjunção integrante, introduzindo uma oração:

a)    Subordinada substantiva subjetiva

b)    Subordinada substantiva objetiva indireta.

c)    Subordinada substantiva objetiva direta.

d)    Subordinada substantiva predicativa.

e)    Subordinada substantiva completiva nominal.

 

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10. Observe o funcionamento do vocábulo “se” no texto acima e assinale a única alternativa que traz a sua classificação: 

a)    pronome apassivador

b)    partícula expletiva ou de realce

c)    índice de indeterminação do sujeito

d)    pronome reflexivo

e)    conjunção integrante


TEXTO I:

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TEXTO II:

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11. Ao analisar o vocábulo “se” no texto I e II, conclui-se que ambos se classificam, respectivamente, como:

a)    pronome reflexivo e conjunção integrante.

b)    parte integrante do verbo e conjunção causal.

c)    partícula expletiva e índice de indeterminação de sujeito.

d)    conjunção condicional e pronome apassivador.

e)    pronome apassivador e índice de indeterminação de sujeito.

 

12. Em cada um dos fragmentos abaixo expostos a partícula SE assume uma função sintática específica. Assinale a alternativa em que esse item exerce a função de CONJUNÇÃO INTEGRANTE.

a)    “Sem aquele esforço extra que a provoca, pouco ou nada SE conquista.”

b)    “Pode reparar: sem muito trabalho não SE obtêm resultados excelentes.”

c)    “Mas a questão não é SE é bom ou ruim sentir dor.”

d)    A questão é: SE a dor é inevitável para progredir na vida, então como lidar com ela?”

e)    “O cérebro é que SE encarrega de transmitir a sensação de dor generalizada.”

 

 

13. Considerando a estrutura do período composto “Se você duvida, experimente entrar numa favela do Rio vestindo roupa social e vá conversar com os traficantes usando linguagem de magistrado para ver o que lhe acontece”, analise as afirmações abaixo.

 

I- A oração em destaque em “para ver o que lhe acontece” funciona como objeto direto.

 

II- “Se”, no período composto em análise, exerce a função de conjunção integrante.

 

III- “Se”, no período composto em análise, exerce a função de conjunção condicional.

 

IV- A oração introduzida pelo “se” é uma oração subordinada substantiva subjetiva.

 

V- O período é composto por orações subordinadas.

 

É CORRETO o que se afirma apenas em:

a) I e II.

b) I, III e IV.

c) II, IV e V.

d) I, III e V.

e) I e III.

 

14. O pronome “se”, entre outras funções, serve para indeterminar o sujeito. Identifique abaixo em qual das opções o pronome “se” é índice de indeterminação do sujeito:

a) Se amanhã não chover, eu irei para a praia.

b) Perdeu-se um cão de estimação.

c) Elas não se contentaram com a derrota.

d) Ele se feriu.

e) Lê-se pouco entre nós.

 

15. “Se” é uma partícula apassivadora em:

a) Entregaram-se as flores.

b) Vive-se feliz!

c) João cortou-se com a tesoura.

d) Se eu estudar muito, passarei na prova.

e) Ricardo não informou se iam para o passeio na quarta-feira.

 

16. Acerca do trecho “Se não for a sua praia, fique só com o streaming”, pode-se afirmar que:

 

I- O termo “se” é classificado como conjunção e estabelece relação condicional.

 

II- A expressão “Se não for a sua praia” estabelece sentido denotativo e pode ser substituído por “Se não for do seu interesse”.

 

III- O termo “” é classificado como advérbio e estabelece relação restritiva.

 

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) I.

e) II.

 

17. No excerto “Nota-se que o termo Família tem origem no latim “famulus”, que era compreendido como o grupo de servos domésticos.”, o vocábulo em destaque deve ser classificado como: 

a)    Conjunção integrante.

b)    Parte integrante do verbo.

c)    Partícula expletiva.

d)    Pronome reflexivo.

e)    Partícula apassivadora.

 

18. A classificação dos vocábulos destacados no fragmento “Se eu te perguntar agora o contato de algum parente seu, você consegue se lembrar?” (4 parágrafo) está corretamente apontada na alternativa:

a)    Conjunção integrante e pronome reflexivo.

b)    Pronome interrogativo e partícula expletiva.

c)    Conjunção condicional e parte integrante do verbo.

d)    Partícula apassivadora e pronome reflexivo.

e)    Conjunção integrante e partícula apassivadora.

 

19. Julgue as proposições e assinale a alternativa que apresenta a classificação correta do se.

I. Morre-se de fome neste país. (índice de indeterminação do sujeito).

II. Veja se a empresa oferece conexão de internet de qualidade. (conjunção condicional).

III. Vendem-se casas com varandas em terrenos arborizados. (partícula apassivadora)

 

a)    Está correta apenas a II.

b)    Está correta apenas a I.

c)    Estão corretas apenas II e III.

d)    Estão corretas apenas I e III.

e)    Está correta apenas a III.

 

20. Assinale a alternativa em que o elemento destacado apresenta função sintática diferente das demais.

a)    Depois de tanto tempo, esquecera-se de como eram bonitas as alegrias do casamento.

b)    Apagaram-se as luzes imediatamente após o belíssimo espetáculo de dança.

c)    Todo indivíduo torna-se mais maduro, à medida que vence as adversidades.

d)    Dirigiu-se ao grupo de alunos quando terminou a explicação da matéria.

e)    É dever de todo representante do povo preocupar-se com o bem-estar da população.

 


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GABARITO OFICIAL

1.  
a) O marido não queria sair porque sabia que iria transforma-se em um lobisomem. 
b) Indica medo, tensão.
c) Há três orações.
d) É o vocábulo “se” e tem efeito de sentido de causa.
e) Conjunção subordinativa causal. 

2.  
a) O amor vai esfriando com o passar do tempo e o casal vai se tornando inimigos. 
b) Atitude de respeito e consideração.
c) Está na voz reflexiva recíproca. 
d) Sentido de reciprocidade. 
e) Pronome reflexivo recíproco. 

3.  
a) Conjunção integrante
b) Conjunção integrante
c) Conjunção condicional
d) Conjunção condicional
e) Conjunção causal
f) Conjunção causal
g) Partícula de realce ou expletiva
h) Partícula de realce ou expletiva
i) Pronome reflexivo recíproco
j) Pronome reflexivo recíproco
k) Pronome reflexivo 
l) Pronome reflexivo 
m) Parte integrante do verbo
n) Parte integrante do verbo
o) Índice de indeterminação do sujeito
p) Índice de indeterminação do sujeito
q) Pronome apassivador ou partícula apassivadora
r) Pronome apassivador ou partícula apassivadora

4.  
a) O texto I é um anúncio.
b) O texto II quer tem a finalidade de provocar alguém. 
c) Conjunção subordinativa condicional
d) Conjunção subordinativa causal
e) Já que/ Uma vez que

5. VVFVF
6. D
7. C
8. E
9. B
10. B
11. E
12. C
13. D
14. E
15. A
16. B
17. E
18. C
19. D
20. B


 

 

 

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