ATIVIDADE DE SONDAGEM DA APRENDIZAGEM 2025 (ENSINO MÉDIO)

 Sancionada lei que restringe uso de celulares nas escolas

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Lei nº 15.100/2025 busca equilibrar o uso de tecnologias digitais na educação básica. Legislação foi sancionada nesta segunda-feira, 13 de janeiro, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva


A nova lei sancionada proíbe o uso de celular por parte dos alunos na sala de aula, nos intervalos e no recreio. O aparelho deverá ser mantido dentro da mochila. A exceção é para fins pedagógicos sob a orientação dos professores ou para casos de segurança ou acessibilidade. A senadora Teresa Leitão (PT-PE) defendeu a restrição ao citar problemas recorrentes, como falta de atenção, concentração e sociabilidade por parte dos estudantes. Como professora e pedagoga, ela alerta para a dificuldade de leitura de textos e de interação entre os alunos pelo uso excessivo de telas, o que compromete o desenvolvimento humano. Teresa Leitão espera que os pais auxiliem os professores no cumprimento da legislação. O Rio de Janeiro já tem uma lei estadual em vigor desde fevereiro do ano passado. Diversos países também já proibiram o celular dentro da sala de aula, como França, Portugal, Canadá e México, seguindo orientação da Unesco.

A nova lei proíbe os alunos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio de usarem aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, como celulares, tablets e relógios inteligentes, durante a aula, no recreio ou nos intervalos. Segundo a legislação, os celulares poderão ser utilizados ainda sob a orientação de professores para fins estritamente pedagógicos ou didáticos ou ainda nas situações de perigo, necessidade ou força maior. O uso excessivo do celular tem reduzido capacidade de raciocínio, a capacidade de atenção, as crianças ficam muito introspectivas, ela e a tela, a tela e ela. Fora alguns problemas para a própria saúde, problemas de visão, problemas de atenção, problemas de introspecção muito grande, falta de sociabilidade. Então, não é um aparelho, não é um instrumento que tenha favorecido a educação e a construção pedagógica do conhecimento. Pelo contrário, tem dificultado.

Segundo a nova lei, as escolas deverão alertar os alunos sobre o sofrimento psíquico causado pelo excesso de telas e treinar os professores para identificar esses comportamentos. Os colégios também deverão oferecer espaços de escuta e acolhimento dos estudantes com “nomofobia digital”, ou medo de ficar longe do celular. Os estabelecimentos de ensino e os próprios pais deverão atuar juntos para o cumprimento da nova legislação, que, de acordo com ela, vai proteger crianças e adolescentes.

Para os estudantes, não basta apenas proibir o celular, é preciso que a escola e as aulas sejam mais atrativas. “Não é proibir o celular na sala de aula que vai garantir que os estudantes tenham mais atenção nas aulas ou que se interessem mais pela escola. O que vai trazer essa solução que a gente tanto busca, que é trazer de novo o interesse da nossa turma para dentro da sala de aula, é trazer um ambiente mais tecnológico para a escola, dentro da sala de aula, é melhorar a dinâmica e a didática das nossas aulas, é garantir uma formação mais lúdica dos nossos estudantes”, defende o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Hugo Silva.

Segundo Silva, restringir o uso de celular pode também contribuir para o aumento de desigualdade, sobretudo entre escolas públicas e particulares, em locais de maior vulnerabilidade e menos acesso à tecnologia. “A gente acredita, inclusive, que em muitos territórios e em muitos lugares, a única tecnologia que os estudantes secundários têm acesso é através do celular. Se a gente retira esse aparelho das salas de aula, a gente pode, inclusive, fazer com que esses estudantes não tenham acesso a nenhum tipo de tecnologia”. 

Fonte: (Hérica Christian, 13/01/2025, https://www12.senado.leg.br/)


1.    A partir da leitura do texto a seguir, responda:

a)    Qual é o principal objetivo da Lei nº 15.100/2025?

b)    Em quais situações os estudantes poderão utilizar o celular dentro das escolas, segundo a nova legislação?

c)    Que problemas foram citados no texto como consequências do uso excessivo de celulares pelos alunos?

d)    A legislação menciona que as escolas deverão oferecer espaços de escuta e acolhimento. Qual é o objetivo dessa iniciativa?

e)    Quais países já adotaram medidas semelhantes de restrição ao uso de celulares nas escolas?

 

2.    De acordo com o texto, explique: 

a)  A senadora Teresa Leitão justifica a necessidade da lei com base em sua experiência como professora e pedagoga. De que forma sua vivência influencia sua posição sobre o tema?

b)    O texto menciona que a proibição dos celulares pode aumentar a desigualdade social entre os estudantes. Como isso pode acontecer?

c)    O que significa o termo "nomofobia digital" citado no texto?

d)    O presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Hugo Silva, propõe alternativas para tornar as aulas mais atrativas. Quais são essas alternativas e como elas poderiam impactar a aprendizagem?

e)    Em sua opinião, a proibição do uso de celulares nas escolas pode trazer mais benefícios ou prejuízos para os estudantes? Justifique sua resposta com argumentos embasados no texto e em sua realidade escolar.

 

3.    Sobre o texto, julgue as afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O gênero textual do texto é um artigo de opinião, pois apresenta um ponto de vista sobre a proibição do uso de celulares nas escolas e é voltado para a formação de uma opinião pública.

( ) O texto é um informe jornalístico que apenas descreve a sanção de uma lei sem apresentar argumentos ou opiniões sobre o tema.

( ) O texto é de natureza informativa e tem como objetivo informar o público sobre a nova legislação sancionada e suas implicações no uso de celulares nas escolas.

( ) O texto é um discurso político que visa persuadir os leitores a concordarem com a proibição do uso de celulares nas escolas, sem apresentar dados ou argumentos.

( ) O texto utiliza o gênero jornalístico de reportagem para detalhar os pontos principais da Lei nº 15.100/2025 e as reações de diferentes envolvidos, como autoridades e estudantes.

 

4.    No trecho “A nova lei sancionada proíbe o uso de celular por parte dos alunos na sala de aula, nos intervalos e no recreio. O aparelho deverá ser mantido dentro da mochila.”, o termo "O aparelho" é um mecanismo de coesão que evita a repetição da palavra:

a) mochila

d) aula

b) recreio

e) lei

c) celular

 


5. No trecho “Segundo a legislação, os celulares poderão ser utilizados ainda sob a orientação de professores para fins estritamente pedagógicos ou didáticos ou ainda nas situações de perigo, necessidade ou força maior.”, o conector "ou" tem a função de:

a) indicar uma explicação sobre os fins pedagógicos do uso dos celulares.

b) estabelecer uma relação de oposição entre os termos pedagógicos e didáticos.

c) enumerar possibilidades, apresentando alternativas dentro do contexto.

d) substituir o termo “e”, indicando uma adição de ideias.

e) introduzir uma conclusão sobre os casos permitidos de uso dos celulares.

 

6.    No trecho “A senadora Teresa Leitão (PT-PE) defendeu a restrição ao citar problemas recorrentes, como falta de atenção, concentração e sociabilidade por parte dos estudantes.”, o termo "como" estabelece uma relação de:

a) causa

d) consequência

b) comparação

e) oposição

c) exemplificação

 


7.  No trecho “Segundo a nova lei, as escolas deverão alertar os alunos sobre o sofrimento psíquico causado pelo excesso de telas e treinar os professores para identificar esses comportamentos.”, a palavra "alertar" pode ser substituída, sem alteração de sentido, por: 

a) punir

d) ignorar

b) aconselhar

e) acalmar

c) advertir

 





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GABARITO OFICIAL:


1.

a) O principal objetivo da Lei nº 15.100/2025 é restringir o uso de celulares e dispositivos eletrônicos nas escolas, visando melhorar a concentração, a socialização e o desempenho acadêmico dos estudantes.

b) Os estudantes poderão utilizar o celular apenas para fins pedagógicos, sob orientação dos professores; em situações de segurança, necessidade ou força maior.

c) Falta de atenção e concentração nas aulas, dificuldade de leitura e interação social, isolamento social e introspecção excessiva e problemas de visão e saúde mental.

d) A iniciativa de oferecer espaços de escuta e acolhimento, além de promover um ambiente mais saudável nas escolas.

e) França, Portugal, Canadá e México

 

2.

a) A senadora Teresa Leitão, sendo professora e pedagoga, defende a restrição ao uso de celulares com base em sua experiência profissional, pois observa diariamente os impactos negativos do uso excessivo de telas na concentração e socialização dos alunos.

b) A proibição do uso de celulares pode aumentar a desigualdade social porque, em muitas regiões carentes, o celular é a única tecnologia disponível para os estudantes. Retirar esse acesso pode prejudicar alunos que dependem do celular para estudar e se informar.

c) "Nomofobia digital" é o medo ou ansiedade excessiva de ficar sem o celular, um fenômeno relacionado à dependência digital.

d) Hugo Silva propõe que, ao invés de apenas proibir o celular, as escolas deveriam tornar as aulas mais atrativas e tecnológicas. Modernizar os ambientes de ensino; utilizar a tecnologia a favor do aprendizado, de forma mais interativa.

e) Resposta pessoal: A proibição pode trazer tanto benefícios quanto prejuízos. Por um lado, pode melhorar a concentração dos alunos e reduzir o isolamento social. Por outro lado, pode prejudicar estudantes que dependem do celular para acessar conteúdos educacionais, especialmente em escolas públicas que não possuem tantos recursos tecnológicos. O ideal seria um uso controlado e pedagógico da tecnologia, ao invés de uma proibição total.


3. FFVFV

4. C

5. C 

6. C

7. C

3 Comentários

  1. Parabéns pelo material, atividade muito atualizada.

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    1. Bom dia, Susan. Obrigado pelo comentário e pelo acesso ao blog. Fique à vontade para voltar sempre que precisar.

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