Sancionada lei que restringe uso de celulares nas escolas
Lei nº 15.100/2025 busca equilibrar o uso de tecnologias digitais na educação básica. Legislação foi sancionada nesta segunda-feira, 13 de janeiro, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
A nova
lei sancionada proíbe o uso de celular por
parte dos alunos na sala de
aula, nos intervalos e no recreio. O aparelho deverá ser mantido
dentro da mochila. A exceção é para fins pedagógicos sob a orientação dos
professores ou para casos de segurança ou acessibilidade. A senadora
Teresa Leitão (PT-PE) defendeu a restrição ao citar problemas recorrentes, como
falta de atenção, concentração e sociabilidade por parte dos
estudantes. Como professora e pedagoga, ela alerta para a dificuldade de
leitura de textos e de interação entre os alunos pelo uso excessivo de telas, o
que compromete o desenvolvimento humano. Teresa Leitão espera que os pais
auxiliem os professores no cumprimento da legislação. O Rio de Janeiro já tem
uma lei estadual em vigor desde fevereiro do ano
passado. Diversos países também
já proibiram o celular dentro da sala de aula,
como França, Portugal, Canadá e México, seguindo
orientação da Unesco.
A nova lei proíbe os alunos da educação infantil e dos
ensinos fundamental e médio de usarem aparelhos eletrônicos portáteis pessoais,
como celulares, tablets e relógios inteligentes, durante a aula, no recreio ou
nos intervalos. Segundo a legislação, os celulares poderão ser utilizados ainda
sob a orientação de professores para fins estritamente pedagógicos ou didáticos
ou ainda nas situações de perigo, necessidade ou força maior. O uso excessivo
do celular tem reduzido capacidade de raciocínio, a capacidade de atenção, as
crianças ficam muito introspectivas, ela e a tela, a tela e ela. Fora alguns
problemas para a própria saúde, problemas de visão, problemas de atenção,
problemas de introspecção muito grande, falta de sociabilidade. Então, não é um
aparelho, não é um instrumento que tenha favorecido a educação e a construção
pedagógica do conhecimento. Pelo contrário, tem dificultado.
Segundo a nova lei, as escolas deverão alertar os alunos
sobre o sofrimento psíquico causado pelo excesso de telas e treinar os
professores para identificar esses comportamentos. Os colégios também deverão
oferecer espaços de escuta e acolhimento dos estudantes com “nomofobia digital”,
ou medo de ficar longe do celular. Os estabelecimentos de ensino e os próprios
pais deverão atuar juntos para o cumprimento da nova legislação, que, de acordo
com ela, vai proteger crianças e adolescentes.
Para os estudantes, não basta apenas proibir o celular, é
preciso que a escola e as aulas sejam mais atrativas. “Não é proibir o celular
na sala de aula que vai garantir que os estudantes tenham mais atenção nas
aulas ou que se interessem mais pela escola. O que vai trazer essa solução que
a gente tanto busca, que é trazer de novo o interesse da nossa turma para
dentro da sala de aula, é trazer um ambiente mais tecnológico para a escola,
dentro da sala de aula, é melhorar a dinâmica e a didática das nossas aulas, é
garantir uma formação mais lúdica dos nossos estudantes”, defende o presidente
da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Hugo Silva.
Segundo Silva, restringir o uso de celular pode também contribuir para o aumento de desigualdade, sobretudo entre escolas públicas e particulares, em locais de maior vulnerabilidade e menos acesso à tecnologia. “A gente acredita, inclusive, que em muitos territórios e em muitos lugares, a única tecnologia que os estudantes secundários têm acesso é através do celular. Se a gente retira esse aparelho das salas de aula, a gente pode, inclusive, fazer com que esses estudantes não tenham acesso a nenhum tipo de tecnologia”.
Fonte: (Hérica Christian, 13/01/2025, https://www12.senado.leg.br/)
1. A partir da leitura do texto a seguir, responda:
a) Qual é o principal objetivo da Lei nº 15.100/2025?
b) Em quais situações os estudantes poderão utilizar o celular dentro das escolas, segundo a nova legislação?
c) Que problemas foram citados no texto como consequências do uso excessivo de celulares pelos alunos?
d) A legislação menciona que as escolas deverão oferecer espaços de escuta e acolhimento. Qual é o objetivo dessa iniciativa?
e) Quais países já adotaram medidas semelhantes de restrição ao
uso de celulares nas escolas?
2. De acordo com o texto, explique:
a) A senadora Teresa Leitão justifica a necessidade da lei com base em sua experiência como professora e pedagoga. De que forma sua vivência influencia sua posição sobre o tema?
b) O texto menciona que a proibição dos celulares pode aumentar a desigualdade social entre os estudantes. Como isso pode acontecer?
c) O que significa o termo "nomofobia digital" citado no texto?
d) O presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Hugo Silva, propõe alternativas para tornar as aulas mais atrativas. Quais são essas alternativas e como elas poderiam impactar a aprendizagem?
e) Em sua opinião, a proibição do uso de celulares nas escolas
pode trazer mais benefícios ou prejuízos para os estudantes? Justifique sua
resposta com argumentos embasados no texto e em sua realidade escolar.
3. Sobre o texto, julgue as afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O gênero textual do texto é um artigo de opinião, pois apresenta um ponto de vista sobre a proibição do uso de celulares nas escolas e é voltado para a formação de uma opinião pública.
( ) O
texto é um informe jornalístico que apenas descreve a sanção de uma lei sem
apresentar argumentos ou opiniões sobre o tema.
( ) O
texto é de natureza informativa e tem como objetivo informar o público sobre a
nova legislação sancionada e suas implicações no uso de celulares nas escolas.
( ) O
texto é um discurso político que visa persuadir os leitores a concordarem com a
proibição do uso de celulares nas escolas, sem apresentar dados ou argumentos.
( ) O
texto utiliza o gênero jornalístico de reportagem para detalhar os pontos
principais da Lei nº 15.100/2025 e as reações de diferentes envolvidos, como
autoridades e estudantes.
4. No trecho “A nova lei sancionada proíbe o uso de celular por parte dos alunos na sala de aula, nos intervalos e no recreio. O aparelho deverá ser mantido dentro da mochila.”, o termo "O aparelho" é um mecanismo de coesão que evita a repetição da palavra:
a) mochila |
d) aula |
b) recreio |
e) lei |
c) celular |
|
5. No trecho “Segundo a legislação, os celulares poderão ser utilizados ainda sob a orientação de professores para fins estritamente pedagógicos ou didáticos ou ainda nas situações de perigo, necessidade ou força maior.”, o conector "ou" tem a função de:
a)
indicar uma explicação sobre os fins pedagógicos do uso dos celulares.
b)
estabelecer uma relação de oposição entre os termos pedagógicos e didáticos.
c)
enumerar possibilidades, apresentando alternativas dentro do contexto.
d)
substituir o termo “e”, indicando uma adição de ideias.
e)
introduzir uma conclusão sobre os casos permitidos de uso dos celulares.
6. No trecho “A senadora Teresa Leitão (PT-PE) defendeu a restrição ao citar problemas recorrentes, como falta de atenção, concentração e sociabilidade por parte dos estudantes.”, o termo "como" estabelece uma relação de:
a) causa |
d) consequência |
b) comparação |
e) oposição |
c) exemplificação |
|
7. No trecho “Segundo a nova lei, as escolas deverão alertar os alunos sobre o sofrimento psíquico causado pelo excesso de telas e treinar os professores para identificar esses comportamentos.”, a palavra "alertar" pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
a) punir |
d) ignorar |
b) aconselhar |
e) acalmar |
c) advertir |
|
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GABARITO OFICIAL:
1.
a) O principal
objetivo da Lei nº 15.100/2025 é restringir o uso de celulares e dispositivos
eletrônicos nas escolas, visando melhorar a concentração, a socialização e o
desempenho acadêmico dos estudantes.
b) Os estudantes
poderão utilizar o celular apenas para fins pedagógicos, sob orientação dos
professores; em situações de segurança, necessidade ou força maior.
c) Falta de
atenção e concentração nas aulas, dificuldade de leitura e interação social, isolamento
social e introspecção excessiva e problemas de visão e saúde mental.
d) A iniciativa de
oferecer espaços de escuta e acolhimento, além de promover um ambiente mais
saudável nas escolas.
e) França, Portugal,
Canadá e México
2.
a) A senadora
Teresa Leitão, sendo professora e pedagoga, defende a restrição ao uso de
celulares com base em sua experiência profissional, pois observa diariamente os
impactos negativos do uso excessivo de telas na concentração e socialização dos
alunos.
b) A proibição do
uso de celulares pode aumentar a desigualdade social porque, em muitas regiões
carentes, o celular é a única tecnologia disponível para os estudantes. Retirar
esse acesso pode prejudicar alunos que dependem do celular para estudar e se
informar.
c) "Nomofobia
digital" é o medo ou ansiedade excessiva de ficar sem o celular, um
fenômeno relacionado à dependência digital.
d) Hugo Silva
propõe que, ao invés de apenas proibir o celular, as escolas deveriam tornar as
aulas mais atrativas e tecnológicas. Modernizar os ambientes de ensino; utilizar
a tecnologia a favor do aprendizado, de forma mais interativa.
e) Resposta pessoal: A
proibição pode trazer tanto benefícios quanto prejuízos. Por um lado, pode
melhorar a concentração dos alunos e reduzir o isolamento social. Por outro
lado, pode prejudicar estudantes que dependem do celular para acessar conteúdos
educacionais, especialmente em escolas públicas que não possuem tantos recursos
tecnológicos. O ideal seria um uso controlado e pedagógico da tecnologia, ao
invés de uma proibição total.
3. FFVFV
4. C
5. C
6. C
7. C
Senti falta do gabarito.
ResponderExcluirParabéns pelo material, atividade muito atualizada.
ResponderExcluirBom dia, Susan. Obrigado pelo comentário e pelo acesso ao blog. Fique à vontade para voltar sempre que precisar.
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