LEIA O EXEMPLO DE REDAÇÃO ABAIXO SOBRE O TEMA DO ENEM 2024 ”Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”:
A música
“Identidade”, do cantor e compositor Jorge Aragão, retrata o processo de
reconhecimento de um eu-lírico negro diante de suas raízes culturais ao afirmar
que “somos a cor da noite, filhos de todo açoite, fato real de nossa história”.
Na contramão da canção, esse processo de identificação com a herança africana
não é realidade em um país como o Brasil, que se intitula miscigenado, mas
renega em muitos aspectos suas origens, construindo desafios que vão além dos
versos do samba. Isso ocorre sobretudo devido à ignorância social em
desconhecer a relevância dessa multiculturalidade e à falta de acesso a
referências afro-brasileiras na educação básica.
Em primeira
análise, é inadmissível que ainda persista o discurso de desconhecimento acerca
do valor da cultura africana na formação da identidade brasileira. Na verdade,
o que ocorre é uma tentativa de apagamento dessa matriz por meio de discursos
universalistas e eufêmicos, colocando sempre em segundo plano a luta, a
resistência e a servidão de milhares de negros em um dos regimes escravistas
mais longos do mundo, como foi o caso do Brasil. Esse cenário se acentua,
ainda, com a desigualdade social, já que muitos deles são marginalizados pela
sociedade e segregados em regiões periféricas de modo a diminuir e a apagar o
seu valor. Em “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, a escritora Carolina
Maria de Jesus retrata essa tentativa de segregação ao narrar sua realidade ao chegar,
como mãe negra, ao complexo do Canindé em São Paulo. Sendo assim, valorizar a
literatura de Carolina é, de certa forma, valorizar a potência de suas raízes e
reconhecer que somos herança da memória.
Além disso,
a ausência de material e de abordagem pedagógica que dialogue com nossas raízes
africanas é uma falha do sistema educacional do país. Apesar da existência da
lei de n°. 10.639, de 2003 — que inclui a obrigatoriedade dessa temática no
currículo oficial das escolas —, o que se verifica, em geral, é uma
apresentação superficial da composição étnica e social do Brasil, com debates e
discussões pouco efetivos sobre os conceitos de raça, cultura, igualdade e
cidadania. Dessa forma, predomina na educação uma visão conservadora que
enxerga a valorização da herança africana dentro das Artes, da História e da
Literatura como um exagero, uma pauta problematizadora, o que afasta os alunos
do conhecimento sobre a constituição da própria origem e aumenta os desafios
relacionados ao seu enaltecimento.
Portanto,
muitos dos obstáculos enfrentados na tentativa de valorizar a herança africana
passam pela visão construída pela própria sociedade e pelo papel que a educação
desempenha nesse cenário. Por isso, é dever das escolas — instituições
comprometidas com a formação intelectual de crianças e jovens — reformular seus
projetos político-pedagógicos com o objetivo de ratificar a importância do
contexto africano para o desenvolvimento da cultura nacional. Isso deve ocorrer
por meio de programas de formação continuada oferecidos aos professores e aos
gestores, de maneira a garantir na prática a execução da lei 10.639/2003.
Assim, será possível reverter a condição de simplicidade com que a questão das
raízes africana é tratada, mostrando ao eu-lírico dos versos de Jorge Aragão
que é possível, ainda que com certo custo, resgatar e engrandecer sua própria
identidade.
1. Após a leitura do texto, responda:
b) Que expressão coesiva, o autor usou para conectar o terceiro parágrafo com o segundo?
c) O que ele traz como repertório sociocultural para embasar o seu argumento?
d) Pesquise e apresente ao professor de forma breve o um pouco da lei citada.
e) Qual o sentido da palavra “enaltecimento” que o autor utilizou neste parágrafo?
b) Com suas palavras, explique a proposta de intervenção defendida pelo autor.
c) Que expressão coesiva, ele usa para mostrar que irá concluir seu texto?
d) Segundo a proposta do autor, quem é o responsável por tentar intervir sobre a problemática tratada no texto?
e) Qual a estratégia argumentativa do autor ao retomar a música “Identidade” nas últimas linhas do texto?
( ) A expressão “É inadmissível” na 9º linha indica que o autor atribuiu marca de subjetividade ao texto.
( ) No trecho: “o que ocorre é uma tentativa de apagamento dessa matriz por meio de discursos universalistas e eufêmicos” percebe-se a relação de causa e consequência.
Além disso, a ausência de material e de abordagem pedagógica que dialogue com nossas raízes africanas é uma falha do sistema educacional do país. Apesar da existência da lei de n°. 10.639, de 2003 — que inclui a obrigatoriedade dessa temática no currículo oficial das escolas —, o que se verifica, em geral, é uma apresentação superficial da composição étnica e social do Brasil, com debates e discussões pouco efetivos sobre os conceitos de raça, cultura, igualdade e cidadania.
b) canção.
c) processo de identificação.
d) um país como o Brasil.
e) versos do samba.
b) A ineficiência educacional do Brasil em trabalhar melhor a cultura afro.
c) A ignorância social em valorizar a miscigenação do Brasil.
d)A ausência de material e de abordagem pedagógica que dialogue com nossas raízes africanas.
e) O apagamento da cultura afro-brasileira por meio dos discursos dominantes do homem branco.
II. O autor sugeriu uma intervenção que busca conscientizar a população por meio de ações pedagógicas.
III. Ao citar o debate do tema através das redes sociais e de projetos escolares, o autor está detalhando a sua proposta.
a) I apenas |
b) II apenas |
c) I e II |
d) III apenas |
e) Todas |
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ATIVIDADE COMPLETA EM PDF
1.
a) O gênero textual é
dissertativo-argumentativo.
b) A temática abordada no texto é os desafios
para a valorização da herança africana no Brasil.
c) A autora usou a citação da música
“Identidade”, de Jorge Aragão, para contextualizar o tema e introduzir a
discussão.
d) A tese defendida na introdução é que a
sociedade brasileira renega suas origens africanas devido à ignorância social e
à falta de acesso a referências afro-brasileiras na educação básica.
e) A redação segue os critérios do Enem,
apresentando repertório sociocultural, coesão, argumentação bem estruturada e
uma proposta de intervenção viável. Assim, poderia receber nota próxima a 960
ou 1000.
2.
a) A expressão conectiva utilizada foi “Em primeira análise”.
b) O desconhecimento sobre a importância da
cultura africana; a tentativa de apagamento dessa herança histórica e a
desigualdade social, que marginaliza a população negra.
c) O autor citou Carolina Maria de Jesus para
exemplificar a segregação dos negros e a tentativa de apagamento da cultura
afro-brasileira.
d) Carolina Maria de Jesus foi uma escritora
e poetisa brasileira, autora de Quarto de Despejo, uma obra que retrata a
realidade da favela e a luta da população negra em meio à marginalização
social.
e) Após o conectivo “Sendo assim”, o autor
reforça a importância de valorizar a cultura negra e reconhecê-la como parte
fundamental da identidade brasileira.
3.
a) O argumento utilizado é que o sistema
educacional falha ao não abordar adequadamente a herança africana, mesmo com a
existência da Lei 10.639/2003.
b) A expressão coesiva utilizada foi “Além
disso”.
c) O autor cita a Lei 10.639/2003, que
determina a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas.
d) A Lei 10.639/2003 estabelece a inclusão da
história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, abordando a
importância dos africanos na formação social, econômica e cultural do Brasil.
e) O termo “enaltecimento” no parágrafo
significa valorização e reconhecimento da cultura africana.
4.
a) O último parágrafo indica a conclusão do texto e a proposta de intervenção para resolver o problema.
b) A proposta de intervenção sugere que as
escolas reformulem seus projetos pedagógicos e promovam a formação continuada
de professores para garantir o ensino sobre a cultura africana.
c) A expressão coesiva utilizada para indicar
a conclusão foi “Portanto”.
d) Segundo o autor, as escolas e os
educadores são os responsáveis por tentar intervir sobre a problemática
tratada.
e) A estratégia argumentativa ao retomar a
música “Identidade” no final do texto reforça a mensagem de resgate da
identidade negra e encerra o texto de forma coesa e coerente.
5.
a) Quem? O Ministério da Educação (MEC).
b) O que? Criação do Programa AfroEduca, um
projeto nacional para capacitação de professores sobre cultura afro-brasileira.
c) Como? Parceria entre MEC e universidades
para oferecer cursos de formação continuada sobre cultura afro-brasileira. Produção
de materiais didáticos específicos sobre história e cultura africana. Implantação
de projetos interdisciplinares nas escolas, incluindo eventos e oficinas
culturais.
d) O que se espera? Uma maior valorização da
cultura africana no Brasil, promovendo o reconhecimento das origens
afro-brasileiras na identidade nacional.
6. B
7. C
8. D
9. E
10. B
Poderia passar o gabarito da 1 proposta de redação?
ResponderExcluirBom dia! Irei postar o gabarito completo logo mais.
Excluir1.
a) O gênero textual é dissertativo-argumentativo.
b) A temática abordada no texto é os desafios para a valorização da herança africana no Brasil.
c) A autora usou a citação da música “Identidade”, de Jorge Aragão, para contextualizar o tema e introduzir a discussão.
d) A tese defendida na introdução é que a sociedade brasileira renega suas origens africanas devido à ignorância social e à falta de acesso a referências afro-brasileiras na educação básica.
e) A redação segue os critérios do Enem, apresentando repertório sociocultural, coesão, argumentação bem estruturada e uma proposta de intervenção viável. Assim, poderia receber nota próxima a 960 ou 1000.
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