ATIVIDADE DE REDAÇÃO A PARTIR DA PROPOSTA DO ENEM 2024

 LEIA O EXEMPLO DE REDAÇÃO ABAIXO SOBRE O TEMA DO ENEM 2024 ”Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”:

 


A música “Identidade”, do cantor e compositor Jorge Aragão, retrata o processo de reconhecimento de um eu-lírico negro diante de suas raízes culturais ao afirmar que “somos a cor da noite, filhos de todo açoite, fato real de nossa história”. Na contramão da canção, esse processo de identificação com a herança africana não é realidade em um país como o Brasil, que se intitula miscigenado, mas renega em muitos aspectos suas origens, construindo desafios que vão além dos versos do samba. Isso ocorre sobretudo devido à ignorância social em desconhecer a relevância dessa multiculturalidade e à falta de acesso a referências afro-brasileiras na educação básica.

Em primeira análise, é inadmissível que ainda persista o discurso de desconhecimento acerca do valor da cultura africana na formação da identidade brasileira. Na verdade, o que ocorre é uma tentativa de apagamento dessa matriz por meio de discursos universalistas e eufêmicos, colocando sempre em segundo plano a luta, a resistência e a servidão de milhares de negros em um dos regimes escravistas mais longos do mundo, como foi o caso do Brasil. Esse cenário se acentua, ainda, com a desigualdade social, já que muitos deles são marginalizados pela sociedade e segregados em regiões periféricas de modo a diminuir e a apagar o seu valor. Em “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, a escritora Carolina Maria de Jesus retrata essa tentativa de segregação ao narrar sua realidade ao chegar, como mãe negra, ao complexo do Canindé em São Paulo. Sendo assim, valorizar a literatura de Carolina é, de certa forma, valorizar a potência de suas raízes e reconhecer que somos herança da memória.

Além disso, a ausência de material e de abordagem pedagógica que dialogue com nossas raízes africanas é uma falha do sistema educacional do país. Apesar da existência da lei de n°. 10.639, de 2003 — que inclui a obrigatoriedade dessa temática no currículo oficial das escolas —, o que se verifica, em geral, é uma apresentação superficial da composição étnica e social do Brasil, com debates e discussões pouco efetivos sobre os conceitos de raça, cultura, igualdade e cidadania. Dessa forma, predomina na educação uma visão conservadora que enxerga a valorização da herança africana dentro das Artes, da História e da Literatura como um exagero, uma pauta problematizadora, o que afasta os alunos do conhecimento sobre a constituição da própria origem e aumenta os desafios relacionados ao seu enaltecimento.

Portanto, muitos dos obstáculos enfrentados na tentativa de valorizar a herança africana passam pela visão construída pela própria sociedade e pelo papel que a educação desempenha nesse cenário. Por isso, é dever das escolas — instituições comprometidas com a formação intelectual de crianças e jovens — reformular seus projetos político-pedagógicos com o objetivo de ratificar a importância do contexto africano para o desenvolvimento da cultura nacional. Isso deve ocorrer por meio de programas de formação continuada oferecidos aos professores e aos gestores, de maneira a garantir na prática a execução da lei 10.639/2003. Assim, será possível reverter a condição de simplicidade com que a questão das raízes africana é tratada, mostrando ao eu-lírico dos versos de Jorge Aragão que é possível, ainda que com certo custo, resgatar e engrandecer sua própria identidade.

(Fonte: https://extra.globo.com/, em 04/11/2024)

 
1. Após a leitura do texto, responda:
 
a) Que gênero textual é este?
 
b) Qual a temática abordada no texto?
 
c) Qual estratégia a autora usou para contextualizar o tema?
 
d) Qual a tese defendida logo a partir da introdução?
 
e) Quantos pontos você acredita que esta redação mereceu?

 
2. Sobre o segundo parágrafo, explique:
 
a) Que expressão conectiva o autor utilizou para relacionar o segundo parágrafo com a introdução?
b) Segundo o autor, quais as causas da não valorização das matrizes africanas no Brasil?
c) Quem o autor citou no 2º parágrafo e com qual finalidade?
d)Pesquise e apresente ao professor de forma breve quem é Carolina Maria de Jesus e qual seu campo de atuação?
e)O que o autor faz após utilizar o conectivo “Sendo assim” no final do 2º parágrafo?

 
3. Releia o terceiro parágrafo do texto e responda:

a) Explique o argumento utilizado pelo autor nesse parágrafo.
b) Que expressão coesiva, o autor usou para conectar o terceiro parágrafo com o segundo?
c) O que ele traz como repertório sociocultural para embasar o seu argumento?
d) Pesquise e apresente ao professor de forma breve o um pouco da lei citada.
e) Qual o sentido da palavra “enaltecimento” que o autor utilizou neste parágrafo?
 
4. Observe novamente o último parágrafo: 
 
a)O que indica este último parágrafo, ou seja, qual a sua finalidade no texto como um todo?
b) Com suas palavras, explique a proposta de intervenção defendida pelo autor.
c) Que expressão coesiva, ele usa para mostrar que irá concluir seu texto?
d) Segundo a proposta do autor, quem é o responsável por tentar intervir sobre a problemática tratada no texto?
e) Qual a estratégia argumentativa do autor ao retomar a música “Identidade” nas últimas linhas do texto?  
 
5. A proposta de intervenção no Enem deve ser pragmática, isto é, apresentar elementos que sejam objetivos e práticos, mantendo as características dos textos argumentativos. Na redação em análise, o autor preferiu seguir o senso comum e sugeriu uma proposta a partir da conscientização por meio da escola. Elabore outra sugestão de proposta de intervenção focada em algo mais prático, seguindo os 4 elementos:
 
a)Quem? (De preferência uma instituição)
b)O que? (Algo prático e possível. Dê um nome)
c)Como? (Detalhe o passo a passo de como será feito)
d)O que se espera se isso for feito? (Retome a introdução)
 
6. Com relação ao 1º parágrafo do texto, julgue as afirmações em Verdadeiras ou Falsas e em seguida assinale a letra que contém a sequência CORRETA:
 
(  ) O autor inicia o texto citando uma música como forma de contextualizar a temática que irá discorrer.
(   ) A expressão “É inadmissível” na 9º linha indica que o autor atribuiu marca de subjetividade ao texto.
(   ) No trecho:o que ocorre é uma tentativa de apagamento dessa matriz por meio de discursos universalistas e eufêmicos” percebe-se a relação de causa e consequência.
 
a) VFF  
b) VFV  
c) FFV  
d) FVF  
e) VVV

7. No trecho a seguir observe os termos destacados:

Além disso, a ausência de material e de abordagem pedagógica que dialogue com nossas raízes africanas é uma falha do sistema educacional do país. Apesar da existência da lei de n°. 10.639, de 2003 — que inclui a obrigatoriedade dessa temática no currículo oficial das escolas —, o que se verifica, em geral, é uma apresentação superficial da composição étnica e social do Brasil, com debates e discussões pouco efetivos sobre os conceitos de raça, cultura, igualdade e cidadania.

 
Para conservar o sentido do trecho, as expressões em   negrito podem ser substituídas, em sequência, por:
 
a) Em primeiro plano; visto que; Entretanto;
b) Entretanto; haja vista, com o fito de;
c) Ademais; mesmo que; acerca dos;
d) A princípio; possivelmente; pois;
e) Outrossim; visto que; Sendo assim;  
 

8. No trecho: “Na contramão da canção, esse processo de identificação com a herança africana não é realidade em um país como o Brasil, que se intitula miscigenado, mas renega em muitos aspectos suas origens, construindo desafios que vão além dos versos do samba.” A palavra em destaque retoma algo já citado antes para evitar a repetição. Assinale o que o termo destaco retoma:
 
a) herança africana.
b) canção.
c) processo de identificação.
d) um país como o Brasil.
e) versos do samba.
 
9. Não é um argumento utilizado pela autora no texto:
 
a) O desconhecimento das riquezas culturais africanas.
b) A ineficiência educacional do Brasil em trabalhar melhor a cultura afro.
c) A ignorância social em valorizar a miscigenação do Brasil.
d)A ausência de material e de abordagem pedagógica que dialogue com nossas raízes africanas.
e) O apagamento da cultura afro-brasileira por meio dos discursos dominantes do homem branco.
 
10. Sobre a proposta de intervenção no 4º parágrafo do julgue os itens a seguir e depois assinale a alternativa correta:
 
I. O agente da ação indicado pelo autor não é o mais apropriado, haja vista o problema ser de cunho do Ministério dos Direitos Humanos.

II. O autor sugeriu uma intervenção que busca conscientizar a população por meio de ações pedagógicas.

III. Ao citar o debate do tema através das redes sociais e de projetos escolares, o autor está detalhando a sua proposta.
 
Está(ão) correta(s):
 

a) I apenas

b)   II apenas

c)     I e II

d)  III apenas

e)    Todas

 




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GABARITO OFICIAL:

1.

a) O gênero textual é dissertativo-argumentativo.

b) A temática abordada no texto é os desafios para a valorização da herança africana no Brasil.

c) A autora usou a citação da música “Identidade”, de Jorge Aragão, para contextualizar o tema e introduzir a discussão.

d) A tese defendida na introdução é que a sociedade brasileira renega suas origens africanas devido à ignorância social e à falta de acesso a referências afro-brasileiras na educação básica.

e) A redação segue os critérios do Enem, apresentando repertório sociocultural, coesão, argumentação bem estruturada e uma proposta de intervenção viável. Assim, poderia receber nota próxima a 960 ou 1000.

 

2.

a) A expressão conectiva utilizada foi “Em primeira análise”.

b) O desconhecimento sobre a importância da cultura africana; a tentativa de apagamento dessa herança histórica e a desigualdade social, que marginaliza a população negra.

c) O autor citou Carolina Maria de Jesus para exemplificar a segregação dos negros e a tentativa de apagamento da cultura afro-brasileira.

d) Carolina Maria de Jesus foi uma escritora e poetisa brasileira, autora de Quarto de Despejo, uma obra que retrata a realidade da favela e a luta da população negra em meio à marginalização social.

e) Após o conectivo “Sendo assim”, o autor reforça a importância de valorizar a cultura negra e reconhecê-la como parte fundamental da identidade brasileira.

 

3.

a) O argumento utilizado é que o sistema educacional falha ao não abordar adequadamente a herança africana, mesmo com a existência da Lei 10.639/2003.

b) A expressão coesiva utilizada foi “Além disso”.

c) O autor cita a Lei 10.639/2003, que determina a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas.

d) A Lei 10.639/2003 estabelece a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, abordando a importância dos africanos na formação social, econômica e cultural do Brasil.

e) O termo “enaltecimento” no parágrafo significa valorização e reconhecimento da cultura africana.

 

4.

a) O último parágrafo indica a conclusão do texto e a proposta de intervenção para resolver o problema.

b) A proposta de intervenção sugere que as escolas reformulem seus projetos pedagógicos e promovam a formação continuada de professores para garantir o ensino sobre a cultura africana.

c) A expressão coesiva utilizada para indicar a conclusão foi “Portanto”.

d) Segundo o autor, as escolas e os educadores são os responsáveis por tentar intervir sobre a problemática tratada.

e) A estratégia argumentativa ao retomar a música “Identidade” no final do texto reforça a mensagem de resgate da identidade negra e encerra o texto de forma coesa e coerente.

 

5.

a) Quem? O Ministério da Educação (MEC).

b) O que? Criação do Programa AfroEduca, um projeto nacional para capacitação de professores sobre cultura afro-brasileira.

c) Como? Parceria entre MEC e universidades para oferecer cursos de formação continuada sobre cultura afro-brasileira. Produção de materiais didáticos específicos sobre história e cultura africana. Implantação de projetos interdisciplinares nas escolas, incluindo eventos e oficinas culturais.

d) O que se espera? Uma maior valorização da cultura africana no Brasil, promovendo o reconhecimento das origens afro-brasileiras na identidade nacional.

 

6. B

7. C

8. D

9. E

10. B

 

2 Comentários

  1. Poderia passar o gabarito da 1 proposta de redação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Irei postar o gabarito completo logo mais.

      1.
      a) O gênero textual é dissertativo-argumentativo.

      b) A temática abordada no texto é os desafios para a valorização da herança africana no Brasil.

      c) A autora usou a citação da música “Identidade”, de Jorge Aragão, para contextualizar o tema e introduzir a discussão.

      d) A tese defendida na introdução é que a sociedade brasileira renega suas origens africanas devido à ignorância social e à falta de acesso a referências afro-brasileiras na educação básica.

      e) A redação segue os critérios do Enem, apresentando repertório sociocultural, coesão, argumentação bem estruturada e uma proposta de intervenção viável. Assim, poderia receber nota próxima a 960 ou 1000.

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