Leia o texto 1 a seguir:
(Campanha do TSE – Tribunal Superior Eleitoral)
1. Após a leitura do texto, responda:
a) Qual
a finalidade do texto acima?
b) Que
gênero textual é este?
c) No
texto escrito, a quem a expressão “A gente” se refere?
d) Por
que a campanha destaca a presença feminina na política como uma necessidade
para o Brasil?
e) Como
a imagem da atriz “Camila Pitanga” contribui para a construção da mensagem da
campanha?
Observe o texto 2 abaixo:
2. Sobre o texto 2, explique:
a) Que
tipo de gênero textual é o texto 2?
b) Para
que serve esse gênero?
c) Quais
tipos textuais (descrição, narração, dissertação, injunção, exposição)
predominam no texto 2?
d) A
linguagem usada nesse gênero textual é mais popular ou técnica? Justifique com
exemplos do texto.
e) O
uso de letras maiúsculas em “USO ADULTO ACIMA DE 12 ANOS” tem algum propósito
específico? Qual seria?
Leia o texto 3 a seguir:
3. Responda corretamente:
a) Que
tipo de gênero textual é esse? Quais são suas principais finalidades?
b) Por
que o verbo “faça” está no modo imperativo? Qual o objetivo dessa escolha?
c) A
palavra “upgrade” é um estrangeirismo. Por que você acha que ela foi usada
nesse contexto, em vez de uma palavra em português?
d) De
que maneira a imagem dos aparelhos ajuda a reforçar a mensagem do anúncio?
e) O
que a loja oferece ao cliente que possui um iPhone usado?
Leia atentamente o texto 4:
4. Explique:
a) O
que a professora pede a Manolito?
b) A
tirinha faz uso de ironia. O seu humor depende de que tipo de conhecimento
prévio do leitor?
c) O
que o balão de pensamento de Mafalda no segundo quadrinho revela sobre o que
ela esperava ouvir?
d) Qual
foi a reação de Mafalda ao ouvir a palavra "política"? Por que ela
reagiu assim?
e) O
que significa a palavra “Chi...” no contexto dessa tirinha?
PELO
MENOS 60 GATOS MORRERAM ENVENENADOS NA UFPB EM 8 MESES, DIZ COMISSÃO
Mais
de 20 gatos morreram apenas no carnaval; laudo apontou para ingestão de
chumbinho.
Pelo menos 60
gatos que vivem no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João
Pessoa, foram mortos por envenenamento em 2017. Os dados foram divulgados pelo
vice-presidente da Comissão de Direito e Bem-Estar Animal da UFPB, professor
Francisco Garcia Figueiredo. Segundo o professor, a estimativa compreende
apenas as mortes por envenenamento no período entre o carnaval e o mês de
setembro deste ano. Outras causas de morte - atropelamentos, espancamentos e
apedrejamentos - não foram contabilizadas, mas, de acordo com a comissão, são
minoria.
“Cerca de 90% das
mortes são por envenenamento. Alguém, que pode ser um professor, um servidor,
um terceirizado, um aluno ou alguém da comunidade externa, coloca alimento
envenenado no local onde colocamos alimentos para os gatos. Morte natural, a
gente não detectou nenhuma ainda. Eles morrem jovens”, explicou.
De acordo com o
levantamento, 23 gatos morreram por ingestão de chumbinho no período do
carnaval. A causa das mortes foi constatada por meio de laudo dos veterinários
do campus de Areia da instituição.
Francisco Garcia
esclarece que várias providências já foram tomadas diante dos assassinatos dos
gatos, porém, o assassino não foi identificado. “A gente já denunciou à
Delegacia do Meio Ambiente, vários processos já foram abertos, alguns já foram
encaminhados para juizados especiais criminais pelo delegado. Aqui dentro, já
instauramos várias sindicâncias por intermédio de processos administrativos. A
gente consegue identificar o crime e as mortes, mas não conseguimos identificar
o assassino”, explicou o professor.
5. A partir da leitura do texto, discorra:
a) Que gênero textual é este? Justifique sua resposta com elementos do texto.
b) Qual
é a principal finalidade desse gênero textual?
c) Qual
é o tipo textual predominante no texto? Explique sua escolha.
d) Qual
foi o tipo de veneno identificado nos gatos mortos durante o carnaval?
e) O
que o sinal de aspas indica no segundo e quarto parágrafos?
Postar um comentário