1. Modalizadores do discurso são elementos linguísticos que expressam a atitude, opinião ou intenção do falante em relação ao que está sendo dito. Eles ajudam a construir o sentido do texto ou fala, influenciando a forma como a informação é apresentada e recebida. A partir disso, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Advérbios de modo ou opinião
(2) Modalizadores de certeza
(3) Verbos que indicam opinião ou crença
(4)Expressões que atenuam ou reforçam uma afirmação
(5) Adjetivos ou construções avaliativas
Penso que podemos tentar outra abordagem. ( )
Sem dúvida, essa é a melhor alternativa. ( )
Infelizmente, não conseguimos concluir o projeto. ( )
Provavelmente, ele chegará tarde. (
)
De certa forma, o projeto foi bem-sucedido. ( )
Acredito que essa decisão foi precipitada. ( )
Essa medida foi irresponsável. (
)
O trabalho está excelente. ( )
2. Existem diferentes tipos de modalização, e três das principais são: epistêmica, deôntica e apreciativa. Dessa forma, leia os enunciados a seguir e aponte o tipo de modalização em destaque:
a) Acho
que ela não virá hoje.
b) Certamente,
teremos uma resposta até o fim do dia.
c) Deve
estar cansado após a viagem.
d) É
proibido fumar neste local.
e) Essa
proposta é interessante.
f) Foi uma decisão corajosa.
g) Infelizmente,
a reunião foi cancelada.
h) Lamentavelmente,
não houve acordo.
i) Não se pode usar o celular em
sala.
j) É possível que esteja chovendo na
serra.
k) O
texto está excelente.
l) Pode sair mais cedo, se quiser.
m) Talvez
ele chegue amanhã.
n) Você
deve entregar o relatório até amanhã.
o) É
necessário que todos participem da reunião.
Leia o texto a seguir:
![]() |
Nesta terça-feira (8), o Arsenal aplicou uma bela vitória diante do Real Madrid, por 3 a 0, no Emirates Stadium, pelo jogo de ida das quartas de final da Uefa Champions League. O protagonista da noite foi Declan Rice, que marcou dois golaços de falta para os gunners.
O Arsenal
pode empatar ou até perder por dois gols de diferença no jogo da volta que
ainda assim garante vaga na semifinal da Champions League. Já o Real Madrid
precisa de uma vitória por quatro gols de diferença para avançar diretamente.
A partida
decisiva está marcada para a próxima quarta-feira (16), às 16h (de Brasília),
no lendário estádio Santiago Bernabéu. Os Gunners buscam alcançar uma semifinal
continental pela primeira vez desde a temporada 2008/09.
Em
entrevista após o jogo, Arteta exaltou a atuação do time e destacou a
importância do ambiente criado pelos torcedores antes da bola rolar. “A
atmosfera 15 minutos antes do jogo foi algo que nunca tinha visto. Jogar com
essa energia fez toda a diferença”, afirmou o treinador.
O técnico
também elogiou o comprometimento coletivo e a organização tática da equipe
diante de um adversário que, segundo ele, exige excelência. “Fizemos uma
atuação completa. É isso que você precisa para dominar um time como o Real
Madrid”, disse Arteta, que mostrou respeito ao rival.
3. Após a leitura do texto, responda:
a) Qual
é o gênero textual do texto?
b) Qual
a sua principal finalidade comunicativa?
c) Qual
é o tema central do texto?
d) Com
base nas regras da competição mencionadas no texto, o que o Arsenal e o Real
Madrid precisam para se classificar à semifinal?
e) A
linguagem do texto é mais formal ou informal? Justifique com um trecho.
4. Analise o mesmo texto jornalístico, identificando os principais modalizadores e explicando seus efeitos de sentido, com base nos tipos: epistêmicos, deônticos e de apreciação.
a) O
Arsenal aplicou uma bela vitória diante do Real Madrid, por 3 a 0.
b) O
protagonista da noite foi Declan Rice, que marcou dois golaços de
falta.
c) O
Arsenal pode empatar ou até perder por dois gols de diferença no
jogo da volta.
d) Já
o Real Madrid precisa de uma vitória por quatro gols de diferença
para avançar.
e) A
atmosfera 15 minutos antes do jogo foi algo que nunca tinha visto.
Jogar com essa energia fez toda a diferença.
f) Fizemos uma atuação completa.
5. Em relação aos modalizadores do discurso, assinale a alternativa que melhor define sua função no texto:
a) Garantir
a coerência textual por meio da repetição de ideias.
b) Indicar
apenas a progressão temporal dos eventos narrados.
c) Expressar
a posição do enunciador sobre o conteúdo que enuncia.
d) Substituir
substantivos para evitar repetições.
e) Classificar
os substantivos segundo seu gênero e número.
6. Assinale a alternativa em que o termo destacado atua como modalizador epistêmico:
a) Infelizmente,
o projeto foi adiado.
b) Você
deve entregar o relatório até as 18h.
c) Foi uma
decisão corajosa.
d) É
proibido estacionar nesta área.
e) Talvez
ele compareça à reunião.
7. Os modalizadores deônticos expressam:
a) Emoções,
sensações ou avaliações subjetivas.
b) Possibilidades,
certezas ou dúvidas.
c) Metáforas
e figuras de linguagem.
d) Ideias
de obrigação, permissão ou proibição.
e) Sentenças
afirmativas ou negativas absolutas.
8. Analise a frase a seguir:
"Acho que estamos preparados para a apresentação."
O trecho destacado indica:
a) Um
modalizador deôntico, pois revela obrigação.
b) Um
modalizador de apreciação, pois expressa julgamento estético.
c) Um
modalizador epistêmico, pois expressa dúvida ou crença do falante.
d) Um
operador argumentativo, pois introduz uma comparação.
e) Um
conector causal, pois introduz a razão de um fato.
9. Assinale a alternativa em que o modalizador de apreciação está corretamente identificado:
a) Essa
foi uma escolha acertada.
b) Deve sair mais cedo.
c) Com
certeza, ele virá.
d) É
provável que chova
hoje.
e) Pode utilizar esse recurso.
10. Leia o trecho a seguir:
“Certamente, a equipe alcançará
bons resultados nesta etapa do projeto.”
O termo destacado tem como função:
a) Expressar
obrigatoriedade.
b) Indicar
julgamento estético.
c) Apontar
causa e consequência.
d) Reforçar
o grau de certeza do enunciador.
e) Introduzir
uma opinião de terceiros.
"BRASIL SE COMPROMETE A REDUZIR EMISSÕES EM ATÉ 67% ATÉ 2035."
(El País, 10/04/2025)
11.Na manchete acima, o termo "se compromete" funciona como um modalizador que indica:
a) Certeza absoluta.
b) Obrigação imposta por terceiros.
c) Possibilidade futura.
d) Avaliação subjetiva.
e) Compromisso voluntário.
"CESSAR-FOGO ENTRE ISRAEL E HAMAS TRAZ ESPERANÇA PARA A REGIÃO."
(UOL, 19/03/2025)
12.O termo "esperança" na manchete atua como um modalizador que indica:
a) Certeza de paz duradoura.
b) Avaliação subjetiva positiva.
c) Obrigação de manter o cessar-fogo.
d) Possibilidade remota de acordo.
e) Neutralidade em relação ao conflito.
"DONALD TRUMP AMEAÇA IMPOR TARIFAS À UNIÃO EUROPEIA SE NÃO
COMPRAR PETRÓLEO DOS EUA."
(G1, 09/04/2025)
13. Na manchete, o termo "ameaça" funciona como um modalizador que indica:
a) Certeza de que as tarifas serão impostas.
b) Possibilidade de imposição de tarifas.
c) Avaliação neutra sobre a situação.
d) Obrigação da União Europeia em comprar petróleo.
e) Juízo de valor positivo sobre a ação de Trump.
No trecho bíblico:
“BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA, PORQUE SERÃO
FARTOS.”
— Mateus 5:6
14. A expressão "bem-aventurados" atua no trecho como um modalizador que:
a) Indica uma obrigação moral.
b) Aponta uma dúvida quanto à recompensa.
c) Expressa um juízo de valor positivo sobre uma atitude.
d) Indica possibilidade futura sem certeza.
e) Impõe uma punição divina.
15. “SE ALGUÉM QUISER VIR APÓS MIM, NEGUE-SE
A SI MESMO, TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME.”
— Marcos 8:34
O trecho apresenta modalizadores que se enquadram, principalmente, na seguinte classificação:
a) Epistêmicos, por tratarem de possibilidades.
b) Deônticos, por indicarem orientações, convites e deveres.
c) De apreciação, por julgarem atitudes humanas.
d)Argumentativos, por introduzirem causas e consequências.
e) Epistemológicos, por analisarem o conhecimento divino.
Postar um comentário