ATIVIDADE SOBRE O GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM

 

Dia do Biscoito... ou da bolacha? Especialistas explicam o que está por trás de uma das batalhas linguísticas mais fortes do Brasil

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Para dar fim à disputa, profissionais consultados pelo g1 explicam a origem e significado dos termos e afirmam: não existe “certo” e nem “errado”.

O Dia Nacional do Biscoito, celebrado nesta quinta-feira (20), traz à tona uma das batalhas linguísticas mais fortes do Brasil: afinal, é biscoito ou bolacha? Para dar fim à disputa, especialistas consultados pelo g1 explicam o que está por trás dos termos e afirmam: não existe certo e errado. Por que não existe opção certa? De acordo com o linguista Eric Silva, trata-se de um caso de variação linguística e regionalismo, já que as duas palavras se referem à mesma coisa e variam de acordo com o local onde são ditas. "Com o passar dos séculos, em algumas regiões os próprios falantes passaram a prestigiar e naturalizar mais um termo em detrimento e declínio de outro, o que fez com que o segundo lugar caísse em desuso, colaborando para acentuar as diferenças linguísticas das regiões", explica.

De onde vêm as palavras biscoito e bolacha? Silva afirma que a palavra biscoito tem como origem o termo “biscuit”, de origem francesa. Já no caso de bolacha, o termo surgiu como uma forma de traduzir a palavra cookie, do inglês, e indicar o sentido de "pequeno bolo". "Como sabemos, o Brasil é um território marcado tanto pela colonização, como pela disputa de territórios com outros impérios colonizadores, e também mais recentemente pela imigração, o que dá origem a essa multimistura de termos e expressões características da nossa língua", diz o linguista.

Há outros exemplos de variações linguísticas? Sim. O bacharel em letras Guilherme Henrique Marques destaca alguns casos de variação muito familiares aos brasileiros: “macaxeira”, “aipim” e “mandioca”; “pombal” e “estojo”; e “salsicha” e “vina”, por exemplo. Ainda segundo Marques, a variação é um fenômeno orgânico, que acontece por conta da ‘língua viva', ou da plasticidade de um idioma".

Atualmente, é possível perceber a variação linguística de quatro formas: Histórica: antigamente, no português, usava-se "vossa mercê", atualizado para "você"; Situacional: uso de gírias; Social: jargões usados por comunidades específicas, como a comunidade médica; Geográfica: como é o caso de biscoito e bolacha. No estado de São Paulo, por exemplo, biscoito é o termo mais comum, mas em outros estados utiliza-se bolacha com mais frequência.

"Uma escolha diferente das escolhas do outro pode até causar um certo estranhamento, partindo para uma certa rivalidade, um sentido diferente da conversa original, mas com certeza não irá interferir na compreensão sobre o que originalmente essa conversa se tratava: o famoso item culinário em todas as suas variações e regionalismos", complementa Eric Silva.

Fonte: (Arthur Menicucci, Gabriella Ramos, g1 Campinas e Região, 20/07/2023)


1.   Gêneros textuais estão relacionados às diversas formas de comunicação. Eles são usados em nossas práticas sociais diárias e possuem estruturas e objetivos específicos. O texto acima se enquadra no gênero:

a)   reportagem

b)   notícia

c)   artigo de opinião

d)   editorial

e)   carta do leitor

 

2.   A finalidade do texto em análise é:

a)descrever um acontecimento recorrente em alguns estados brasileiros.

b) trazer uma informação de interesse da população.

c) apresentar um ponto de vista sobre um determinado tema.

d) narrar fatos do cotidiano do brasileiro.

e) criticar noções de variação linguística.

 

3.   Entende-se do texto em análise que não existe “certo” e nem “errado” porque:

a)   O fator regional influencia na escolha entre se dizer “biscoito” ou “bolacha”.

b)   A palavra de origem francesa “biscuit” é mais valorizada socialmente.

c)   A variação linguística não tem relação alguma com as escolhas do falante.

d)   A gramática e a ortografia que julgam o que é pode ser aceito ou não.

e)   A escola é quem deve dizer qual das duas formas deve ser dita pelos alunos.

 

4.   Segundo o texto, qual a origem do termo “bolacha”?

a)   É de origem francesa.

b)   É a tradução de uma palavra do inglês.

c)   Vem da língua latina.

d)   É um termo indígena.

e)   É originária do dialeto nordestino.


5.   No trecho “traz à tona uma das batalhas linguísticas mais fortes do Brasil: afinal, é biscoito ou bolacha?” o que justifica o uso do sinal de dois-pontos é:

a)   Apontar uma pausa.

b)   Indicar uma surpresa.

c)   Marcar uma ironia.

d)   Introduzir a pergunta tema do texto.

e)   Destacar uma citação.

 

6.   Nesse texto, no trecho “Com o passar dos séculos, em algumas regiões os próprios falantes passaram a prestigiar e naturalizar mais um termo em detrimento e declínio de outro”. A expressão em destaque significa:

a)   em prejuízo

b)   em prol

c)   a favor

d)   para o bem

e)   em vantagem

 

7. O termo destacado em: “Ainda segundo Marques, a variação é um fenômeno orgânico, que acontece por conta da ‘língua viva', ou da plasticidade de um idioma” foi utilizado para indicar:

a)   Indicar uma repetição de ideia.

b)   Mostrar uma relação de causa e consequência.

c)   Dar continuidade a sequência de ideias.

d)   Contrapor o que o autor falou anteriormente.

e)   Indicar uma noção de tempo.

 

8.   No texto, o trecho “e também mais recentemente pela imigração, o que dá origem a essa multimistura de termos e expressões características da nossa língua", diz o linguista.” O termo em destaque refere-se a(ao):

a)   o linguista

b)   origem

c)   multimistura

d)   termos

e)   imigração

 

9.   Na palavra “multimistura” o prefixo “multi” significa:

a)   repetição, retorno

b)   negação, ausência

c)   inversão, oposição

d)   muitos ou diversos

e)   anterioridade, antes

 

10.  Os dois teóricos da linguagem “Eric Silva” e “Guilherme Henrique Marques” ao colocarem seus pontos de vista no texto, percebe-se que eles:

a)   Discordam

b)   Contradizem-se

c)   Complementam-se

d)   Anulam-se

e)   Criticam-se  


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