AVALIAÇÃO DE LITERATURA SOBRE O ROMANSTIMO NO BRASIL



1.   A primeira geração do Romantismo brasileiro, também chamada de “nacionalista” ou “indianista”, tinha como uma de suas principais preocupações:

a) a crítica às estruturas sociais da República.

b) a valorização do indígena como herói nacional e símbolo da identidade brasileira.

c) a defesa do racionalismo e do cientificismo como formas de progresso.

d) a exaltação da burguesia urbana e do desenvolvimento industrial.

e) a ironia diante das tradições populares e folclóricas.

 

2.      O poema a seguir pertence à primeira geração romântica:


"Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o sabiá;

As aves que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá."

(Gonçalves Dias)

 

Esse trecho expressa:

a) o regionalismo típico da terceira geração romântica.

b) a crítica ao modelo de colonização europeia.

c) o nacionalismo idealizado e o saudosismo do exílio.

d) o cientificismo e a racionalidade iluminista.

e) o niilismo e o desencanto com a vida moderna.

 

3.      A segunda geração romântica, conhecida como “ultrarromântica”, é marcada por:

a) forte racionalismo e otimismo social.

b) engajamento político e crítica ao clero.

c) sentimentalismo exagerado, pessimismo e idealização da morte.

d) foco no progresso e na modernização das cidades.

e) retratos realistas da vida rural e do sertão.

 

4.      A terceira geração romântica, também conhecida como “condoreira”, caracteriza-se por:

a) um individualismo marcado pela introspecção e fuga da realidade.

b) uma literatura engajada, com forte apelo social e político.

c) a ausência de preocupações com a linguagem poética.

d) a continuidade da exaltação amorosa e do escapismo.

e) a crítica à escravidão de forma indireta e discreta.

 

5.  Castro Alves é um dos maiores representantes da terceira geração do Romantismo. Sua poesia se destaca por:

a) descrever paisagens tropicais com lirismo sentimental.

b) narrar histórias indígenas com foco na mitologia tupi.

c) expressar o sofrimento pessoal diante da morte precoce.

d) denunciar a escravidão e clamar pela liberdade.

e) adotar uma linguagem simples e popular para retratar o cotidiano.

 

Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira; a virgem dos olhos garços, da pele morena, onde a luz do sol deixara a cor do bronze novo.”

 

6.      No romance Iracema, de José de Alencar, o indígena é idealizado como símbolo da origem nacional. Essa obra representa:

a) a tendência realista da prosa romântica brasileira.

b) a crítica à figura do colonizador português.

c) o projeto de construção de uma identidade nacional a partir do mito de origem indígena.

d) o desencanto com a miscigenação e a cultura popular.

e) a valorização do negro como base da cultura brasileira.

 

Com a vinda da Corte portuguesa, o Brasil deixou de ser uma simples colônia para tornar-se, de fato, a sede do Império português. Isso implicou uma série de transformações: abertura dos portos, criação de instituições administrativas, culturais e financeiras, que marcaram o início de uma vida pública e urbana no país.”

(Boris Fausto, em História do Brasil)

 

7.      A literatura romântica brasileira surgiu num contexto histórico de:

a) expansão do movimento operário e revolução industrial no Brasil.

b) fim do regime militar e redemocratização do país.

c) independência política do Brasil e busca por identidade cultural.

d) abolição da escravidão e instauração da república.

e) ditadura do Estado Novo e fortalecimento do nacionalismo autoritário.

 

O dote fez de ti meu noivo, a honra fará de ti meu esposo; mas nem um sentimento mais nobre do que o amor do ouro e do luxo te ligará à mulher que compraste. O contrato está concluído. Eu sou tua.”

(Obra Senhora (1875), de José de Alencar)

 

8.   Em Senhora, de José de Alencar, a personagem Aurélia Camargo é uma mulher rica que compra o casamento com Fernando Seixas. Essa obra se destaca por:

a) retratar a fragilidade da mulher no contexto do Brasil colonial.

b) construir uma personagem feminina forte, que desafia os costumes da época.

c) idealizar o amor romântico como meio de ascensão social.

d) defender o casamento por interesse como solução prática.

e) descrever a vida dos escravizados no Rio de Janeiro.

 

9.      Uma das características comuns aos romances indianistas, como O Guarani e Iracema, é:

a) o retrato realista da cultura indígena, sem idealizações.

b) a crítica à colonização portuguesa e ao genocídio indígena.

c) a construção de mitos fundadores da nacionalidade brasileira com base no indígena heroico.

d) o uso da linguagem coloquial e regional como forma de protesto.

e) a negação da importância do indígena na formação do país.

 

Tu choraste em presença da morte?

Na presença de estranhos choraste?

Não descende o cobarde do forte;

 

Pois choraste, meu filho não és!

Possas tu, descendente maldito

De uma tribo de nobres guerreiros,

Implorando cruéis forasteiros,

Ser a presa de vis Aimorés.

 

«Possas tu, isolado na terra,

Sem arrimo e sem pátria vagando,

Rejeitado da morte na guerra,

Rejeitado dos homens na paz,

Ser das gentes o espectro execrado;

Não encontres amor nas mulheres,

Teus amigos, se amigos tiveres,

Tinha alma inconstante e falaz!

(I-Juca-Pirama por Gonçalves Dias Canto VIII)

 

10.  No Canto VIII do poema I-Juca Pirama, o pai do indígena, ao perceber que o filho não enfrentou a morte com bravura, reage com indignação. Essa reação se justifica, dentro da cultura indígena apresentada no poema, porque:

a) o pai esperava que o filho fugisse para preservar sua vida e vingar-se depois.

b) na tradição tupi, o valor mais importante era a submissão à vontade dos mais velhos.

c) a covardia diante da morte era uma desonra para o guerreiro e para sua tribo.

d) os guerreiros deveriam evitar o combate para manter a paz entre as tribos.

e) o sacrifício do guerreiro era permitido apenas se ordenado pelo cacique.


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