MODELO DE REDAÇÃO PARA O ENEM SEGUIDA DE ATIVIDADE


ROPOSTA DE REDAÇÃO

 


A partir da leitura dos textos motivadores e dos seus conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade formal da língua portuguesa sobre o tema “IMPACTOS E DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO DA DEMÊNCIA DIGITAL ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize, relacione de forma coesa e coerente, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

 

O filme Matrix, de 1999, retrata o ser humano sendo produzido em larga escala como fonte energética para alimentar uma inteligência artificial que dominou o mundo, fazendo com que as pessoas vivessem uma realidade programada sem suspeitarem de nada. Não muito distante da ficção, nos dias atuais, estamos cada vez mais reféns das tecnologias, o que resulta negativamente na chamada “demência digital”, uma de suas principais consequências. Por isso, torna-se imperioso discutir os impactos e desafios dessa problemática, sobretudo na vida dos jovens brasileiros.

Em primeiro plano, é importante destacar que a exposição precoce das crianças às telas digitais influencia drasticamente seu desenvolvimento cognitivo, considerando que a infância é a fase em que o sujeito está mais propenso a inúmeros estímulos de aprendizagem, além de estar em processo de formação de caráter. Sob esse viés, o neurocientista Spitzer alerta que o uso indiscriminado de tecnologias digitais, como o celular, deteriora as habilidades cognitivas do cérebro, resultando no aparecimento de doenças psiquiátricas. Assim, embora os jovens de hoje sejam conhecidos como “nativos digitais”, é imprescindível haver controle quanto à exposição tecnológica para evitar danos à saúde.

Ademais, essa dependência fomentada pela tecnologia não gera consequências apenas no âmbito neurológico, mas também afeta a vida dos jovens no âmbito pessoal, social e escolar. Na animação Escravos da Tecnologia, de Steve Cutts, retrata-se precisamente um mundo dominado pelo celular e, mais especificamente, pelas redes sociais, no qual as pessoas não mais se relacionam, não se olham, e em que a empatia é substituída por uma sociedade fria e robotizada. Evidencia-se, portanto, o quanto o mundo virtual distancia os indivíduos, prejudica a interação familiar e promove o isolamento social.

Urge, portanto, a necessidade de se pensar em alternativas que minimizem os impactos da demência digital no Brasil. Sendo assim, a família — primeiro agente formador e educador dos jovens — deve desenvolver uma rotina diária para as crianças e adolescentes, em substituição ao tempo excessivo conectado às redes. Essa rotina deve oferecer desde simples atividades domésticas (como secar a louça) até a leitura de livros, intercalando demais afazeres diários com as obrigações escolares, sem negligenciar momentos de lazer. Dessa maneira, espera-se formar jovens autônomos, solidários e competentes, totalmente diferentes dos sujeitos apresentados na trama de Matrix.

(Autor: Jean Rodrigues de Oliveira)
26/09/2023


1. Em relação ao gênero dissertativo-argumentativo, assinale a alternativa que descreve corretamente uma característica presente no texto:

a) Predominância de narrativas pessoais e relatos de experiências vividas.
b) Organização do texto em introdução, desenvolvimento e conclusão.
c) Utilização de linguagem informal para aproximar-se do leitor.
d) Exposição de fatos sem defesa explícita de um ponto de vista.
e) Emprego exclusivo de citações diretas de outros autores, sem comentários próprios.


2. Em qual das alternativas abaixo se encontra um exemplo de estratégia argumentativa usada no texto?

a) Narrativa de experiência pessoal.
b) Apelo emocional sem embasamento teórico.
c) Uso de autoridade científica para embasar a tese.
d) Comparação sem fundamentação entre realidade e ficção.
e) Relato humorístico para suavizar o tema.


3. No texto, a proposta de intervenção apresenta qual dos seguintes elementos exigidos pela competência 5 da redação do ENEM?

a) Proposta vaga e genérica, sem detalhamento dos responsáveis.
b) Solução concreta para o problema abordado, detalhando agente, ação e objetivo.
c) Crítica sem oferecer alternativa viável para o problema.
d) Sugestão de solução individual e não coletiva.
e) Proposta de intervenção violadora dos direitos humanos da criança.


4. Sobre a construção da tese no texto analisado, assinale a alternativa correta:

a) A tese é apresentada de forma indireta, apenas sugerida pelas narrativas.
b) A tese é explícita, indicando que o avanço tecnológico é inofensivo à juventude.
c) A tese é apresentada de forma explícita, indicando que a tecnologia impacta negativamente os jovens.
d) Não há uma tese clara; o autor apenas descreve fatos.
e) A tese é deixada para ser inferida somente na conclusão.


5. Uma característica linguística própria do gênero dissertativo-argumentativo observada no texto é:

a) Uso de perguntas retóricas e linguagem emotiva.
b) Predominância da primeira pessoa do singular para narrar fatos.
c) Emprego de verbos no imperativo para dar ordens.
d) Predominância da impessoalidade e de verbos no presente do indicativo.
e) Uso predominante de gírias e expressões coloquiais.


6. Considerando a competência 2 da redação do ENEM, que avalia a compreensão do tema e a organização das ideias, assinale a alternativa que aponta um problema que comprometeria a qualidade do texto caso estivesse ausente:

a) Conexão lógica entre os parágrafos.
b) Domínio da norma padrão da Língua Portuguesa.
c) Apresentação de uma proposta de intervenção social.
d) Inclusão de dados numéricos e estatísticos.
e) Uso de linguagem informal para aproximar o leitor.


7. A citação do neurocientista Spitzer no segundo parágrafo cumpre a função de:

a) Introduzir um elemento opinativo sem valor científico.
b) Ampliar o tema para incluir doenças genéticas.
c) Utilizar uma autoridade para fortalecer a argumentação.
d) Contrapor a tese defendida no início do texto.
e) Inserir um exemplo ficcional para ilustrar a ideia.


8. Em relação à proposta de intervenção apresentada, qual característica exigida pelo ENEM está contemplada?

a) A proposta é vaga e não define um agente executor.
b) A proposta respeita os direitos humanos e propõe uma ação detalhada.
c) A proposta se baseia exclusivamente na ação do Estado.
d) A proposta limita-se a sugerir a proibição do uso de tecnologia.
e) A proposta ignora a necessidade de detalhamento da ação.


9. No trecho Ademais, essa dependência fomentada pela tecnologia não gera consequências apenas no âmbito neurológico, mas também afeta a vida dos jovens no âmbito pessoal, social e escolar”, o conectivo "Ademais" indica:

a) Contraste entre duas ideias.
b) Adição de uma nova informação.
c) Conclusão de uma ideia anterior.
d) Condição para que algo aconteça.
e) Causa de um fenômeno descrito.


10. No trecho “Assim, embora os jovens de hoje sejam conhecidos como 'nativos digitais', é imprescindível controle no tocante à exposição tecnológica para evitar danos à saúde”, o conectivo "Embora" expressa:

a) Consequência.
b) Comparação.
c) Concessão.
d) Finalidade.
e) Causa.


11. No primeiro parágrafo, o autor faz uma relação entre a ficção (filme Matrix) e a realidade atual. Explique qual função essa estratégia cumpre dentro do gênero dissertativo-argumentativo.


12. Segundo as competências da redação do ENEM, é importante selecionar, organizar e interpretar informações para defender uma tese (competência 3). Indique um exemplo retirado do texto em que isso ocorre e explique como esse recurso reforça a argumentação.


13. A competência 1 da redação do ENEM avalia o domínio da norma-padrão da Língua Portuguesa. Cite dois aspectos da linguagem do texto que demonstram esse domínio.


14. Reescreva o trecho da introdução onde o autor anuncia os argumentos que serão utilizados no desenvolvimento.


15. No parágrafo que trata da animação Escravos da Tecnologia, como o autor usa a referência cultural para reforçar seu ponto de vista? Explique.


16. A competência 4 da redação do ENEM avalia a coesão textual. Cite dois recursos de coesão utilizados no texto e explique como eles contribuem para a progressão das ideias.


17. Releia o trecho: "Urge, portanto, a necessidade de se pensar em alternativas que minimizem os impactos da demência digital no Brasil." Explique o sentido da palavra "urge" nesse contexto e sua importância para o efeito argumentativo do parágrafo.


18. Considerando a competência 5 da redação do ENEM, reescreva uma proposta de intervenção diferente daquela apresentada no texto, sem ferir os direitos humanos.


19. Em sua opinião, qual trecho do texto apresenta o argumento mais forte? Justifique sua resposta.


20. O texto apresenta conectivos como “Em primeiro plano”, "Ademais", e "Portanto" no início dos três próximos parágrafos após a introdução. Explique a função dos conectivos no desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo e analise como o uso adequado desses elementos contribui para a progressão das ideias no texto analisado.


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1 Comentários

  1. MODELO DE REDAÇÃO PARA O ENEM SEGUIDA DE ATIVIDADE. Gostaria de receber o gabarito dessa atividade.

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